10 alimentos que não devemos comprar a granel

Pode parecer uma ótima ideia comprar a granel, pois além de reduzir o uso de embalagens desnecessárias, você também economiza tempo e dinheiro. O problema é que alguns alimentos acabam estragando rapidamente, muitas vezes, antes de você conseguir utilizar eles.

O ideal é sempre verificar a data de validade dos alimentos. Pense se você vai conseguir usar toda a quantidade que pretende comprar, dentro do período de validade. Caso não consiga usar tudo, o que ocorre na maioria das vezes, você vai estar jogando dinheiro fora, ao ter que descartar ingredientes vencidos.

Reunimos 10 alimentos, que você deve comprar em pequenas quantidades:

1. Castanhas, Amêndoas, Nozes e Sementes


Foto: Reprodução – Pinterest

Oleoginosas e sementes possuem um alto teor de óleo, provenientes principalmente de gorduras insaturadas, que são boas para nós. O problema é que alimentos com muita gordura, acabam estragando mais rápido, quando estocados por muito tempo. Mesmo quando armazenados adequadamente em recipientes hermeticamente fechados, eles tendem a durar no máximo dois meses. Se você quer prolongar a vida de útil, mantenha os recipientes na geladeira ou freezer, onde eles podem durar por até 6 meses ou um ano.

2. Farinhas


Foto: Reprodução – Pinterest

Seja a farinha comum, integral, ou qualquer outra variedade de farináceo tende a absorver umidade se não for estocado corretamente, por isso podem ficar rançosos rapidamente. Enquanto a farinha refinada pode durar por até um ano, farinhas de grãos, nozes e farinhas integrais, possuem uma validade um pouco menor. A dica é comprar pequenas quantidades e estocar em algum local fresco e escuro, ou melhor ainda, na geladeira ou freezer.

3. Especiarias


Foto: Reprodução – Pinterest

Embora elas não estraguem, especiarias e temperos secos acabam perdendo aroma e gosto com o tempo. Especiarias moídas, começam a perder o seu sabor após os seis primeiros meses, enquanto especiarias inteiras, preservam os sabores por até um ano. Por isso, compre apenas o que realmente vai utilizar.

4. Arroz e outros grãos integrais


Foto: Reprodução – Pinterest

Assim como nozes e sementes, grãos integrais também são ricos em óleos. Estes óleos estão concentrados no farelo e gérmen do grão, que são retirados no processo de refinamento, mas continuam presentes nos grãos integrais. Compre apenas o que você acha que vai usar dentro de seis meses e mantenha em um recipiente hermético, guardado em um lugar fresco e escuro.

5. Pães


Foto: Reprodução – Pinterest

Pães tendem a envelhecer de um dia para outro, e se transformam em uma pedra impossível de comer. Embora você possa impedir que o pão envelheça, congelando ele, dificilmente você vai ter espaço no freezer para estocar tantos pães. Por isso, procure comprar apenas o necessário, evitando desperdício.

6. Óleos


Foto: Reprodução – Pinterest

A essa altura, você já deve ter notado um padrão. Se as nozes, sementes e grãos que contêm óleos, estragam facilmente, a regra é a mesma para os óleos. Não importa o tipo de óleo, seja azeite, de gergelim, de canola ou girassol, todos possuem um tempo limitado de uso após abertos. Após o contato com o oxigênio a validade varia entre 3 e 6 meses.

7. Ovos


Foto: Reprodução – Pinterest

Ovos possuem uma vida útil que varia de 3 a 5 semanas. Por isso, a menos que você coma meia duzia de ovos por dia, não é uma boa ideia comprar a granel.

8. Café


Foto: Reprodução – Pinterest

Se você gosta de um café fresco e aromático, procure utilizar grãos que foram torrados a pouco tempo e compre em pequenas quantidades. Evite comprar a granel, onde os grãos ficam em grandes caixas e tanques por muito tempo, perdendo o seu aroma e sabor.

9. Cereais


Foto: Reprodução – Pinterest

Embora seja um pouco tentador, comprar grandes caixas de cereal para economizar na conta final, cereais envelhecem mais rápido do que você imagina. E outra, é horrível se sentir “obrigado” a comer uma tigela de cereais todo dia, só para não estragar seu estoque.

10. Fermentos


Foto: Reprodução – Pinterest

Enquanto o bicarbonato de sódio tem uma vida útil indefinida, o fermento químico e biológico não. Fermento em pó absorve a umidade, por isso vai ficar fresco e ativo por cerca de 6 meses a um ano, se armazenado em local fresco e seco. Fermento biológico tem uma vida útil ainda mais curta. Uma vez aberto, independentemente da data de validade na embalagem, fermento biológico seco permanecerá ativo por cerca de 4 a 6 meses, enquanto o fresco mantém por apenas 4. Armazene o fermento fresco na geladeira, e o seco no congelador para aumentar a validades de ambos.

O que acharam dessas dicas? Compartilhe com a gente 🙂

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

11 meses atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

11 meses atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

11 meses atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

11 meses atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

11 meses atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

11 meses atrás