Que tal uma broa de milho quentinha com um café fresquinho, recém passado? Tem muita receita que combina super com um bom café, mas, assim como o bolo de fubá, a broa é um preparo rápido e delicioso que você pode fazer sempre em casa, de várias formas diferentes e várias maneiras de turbiná-la para fazer diferente.
O milho é o assunto aqui e se você quer um belo acompanhamento para começar o dia ou terminar a tarde, aqui você confere dicas, técnicas e ideias de receitas perfeitas para o momento. Corre colocar a água para ferver, o fogão para pré aquecer e vamos de broa de milho!
Veja o que você encontra nessa matéria
Como fazer broa de milho?
A broa de milho é muito parecida com um bolo, mas que cresce menos porque é servida em pequenas porções e porque leva bastante gordura (normalmente manteiga ou margarina) se comparado com os bolos.
Então a dica é exatamente essa: caprichar na gordura para que ela não fique totalmente seca e tenha ainda uma textura leve e fofinha por dentro, mas com a casquinha crocante por fora.
Qual é a origem da broa de milho?
A broa de milho provavelmente surgiu primeiro na Europa, mesmo que o milho seja nativo das américas. Isso porque quando esse vegetal chegou lá, foi amplamente utilizado por países que já tinham o costume do pão.
Por aqui, a fama da broa de milho vem de Nova Friburgo, no sul do Brasil, onde a receita é típica e feita tanto com farinha de milho branca quanto a amarela.
Como guardar broa de milho?
Não tem jeito, quanto mais fresca estiver, melhor. A broa mais saborosa é a que acabou de sair do forno e ainda está quente, com o meio macio e a casca dura. Conforme ela esfria e o tempo passa, a casca fica mais e mais dura até que não dê mais para comer. Isso acontece depois de alguns poucos dias.
O que você pode fazer é guardar debaixo de um pano para retardar esse endurecimento. Se ela já endureceu, você pode molhar e colocar no micro-ondas ou amassá-la até virar uma farofa.
Que tipo de milho é melhor?
O fubá é o ingrediente mais comum para se fazer broa, mas você pode fazer com o milho em lata. A ideia é tirar toda a água da lata e bater no liquidificador. A chance de ficar seca é menor, mas pode ficar mais molenga também, então tome cuidado com as quantidades e tempo de forno. Além disso, a broa feita com milho em lata tende a ficar mais doce, enquanto a com fubá fique mais equilibrada e seja melhor para combinações com ingredientes salgados como o queijo.
Receita de broa de milho
Ingredientes
- 250 gr de farinha de trigo especial
- 250 gr de fubá
- 250 gr de açúcar
- 1 colher (chá) de erva-doce
- 2 unidades de ovo
- 3 colheres (sopa) de leite
- 125 gr de margarina
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Como Fazer (passo a passo)
- Numa bacia misture todos os ingredientes secos.
- Coloque a margarina e misture com as mãos fazendo uma farofa.
- Acrescente os ovos, já juntando a massa, em seguida o leite.
- Fica no ponto de enrolar nas mãos.
- Se ficar seca acrescente só um pouco a mais de leite.
- Essa massa não pode ficar amolecida, e mais no ponto durinha.
- Pegue porções da massa, enrole como bolas, achate um pouco, e coloque numa assadeira untada com margarina e fubá.
- Pincele com gemas e jogue por cima açúcar cristal.
- Asse em forno médio, por uns 25 min, este tempo varia para cada forno.
- Deixe espaço entre elas, porque esparramam um pouco enquanto assam.
- E uma broa mais sequinha, guarde em recipiente fechado.