Você já pensou em quantas receitas com frango desfiado você já fez na sua cozinha? Ele é um grande aliado do planejamento semanal. Com frango desfiado pronto no congelador você sempre tem metade de uma refeição adiantada. Começando o dia? Que tal uma tapioca com frango desfiado e tomatinhos? Prepare ainda panquecas de frango desfiado para comer no trabalho ou deixe montada aquela travessa deliciosa com escondidinho de frango na geladeira que o jantar fica pronto rapidinho.
Seja qual for a sua rotina, a gente tem certeza essas 10 receitas vão te ajudar a variar o cardápio e conhecer novas formas de preparar essa proteína.
Aqui tem ótimas receitas, mas também dicas de preparo para continuar melhorando as receitas com frango desfiado que você já faz!
As melhores receitas com frango desfiado
Risoto de frango
Ah, risoto é com funghi, carne-seca, camarão e etc… Frango é muito comum!.
Muita gente acha que só porque comemos frango todo dia, ele não pode ser protagonista de um prato mais requintado como o risoto! Lembre-se que esse prato italiano também é muito versátil, então juntando os dois você cria muitas oportunidades!
Lasanha de frango de micro-ondas
Outro prato que é muito tradicional e algumas pessoas custam a relacionar com o frango é a lasanha. Mas lembre-se que a lasanha fala mais sobre a montagem do que o recheio, por isso sugerimos fortemente testar essa aqui.
Principalmente porque ela traz um dos principais benefícios do frango: a praticidade. Já tinha pensado em fazer lasanha no micro-ondas?
Ají de galinha
O ají é um prato tradicional do Peru muito parecido com a nossa galinhada, mas enquanto aqui a gente usa as partes inteiras – ou em pedaços grandes – lá eles desfiam o frango. Isso sem falar do ingrediente principal que é a pimenta ají, simplesmente deliciosa e suave.
Faça um caldo com o que restou
Essa receita de ají é um ótimo exemplo, mas dá para usar essa dica em qualquer preparo de frango desfiado – desde que você tenha desfiado o frango e não comprado pronto. É muito comum sobrarem ossos, pele e outras aparas do frango quando você desfia, mas isso não é lixo! É surpreendente o que tem de nutriente nessas partes que a gente simplesmente joga fora!
Por isso, coloque o frango inteiro dentro do caldo para cozinhar, tire para desfiar na hora que estiver no ponto e devolva o que sobrar para a panela até que o caldo reduza um pouco.
Você ainda pode congelar esse caldo e usar no risoto e nos molhos da lasanha que a gente trouxe!
Fricassê de frango completo
Esse é um dos maiores clássicos dos pratos com frango desfiado que melhor mostra outro benefício desse ingrediente: a textura cremosa que ele traz para o prato. E fricassê tem que ser muito cremoso!
Essa receita tem vários modos de preparo diferentes, dos mais práticos até os mais tradicionais franceses.
Gratinado de abóbora e frango
Faça essa uma receita e aprenda mil. Um gratinado de frango pode ser feito com qualquer outro legume! A ideia é quase a de um escondidinho, mas com o frango melhor incorporado no legume. Ou seja, dá para fazer com batata, berinjela, chuchu, mandioca e por aí vai!
Teste todos, mas comece pela abóbora porque rende muito e combina demais!
Ps: jogue um pouquinho – bem pouquinho – de canela e veja a delícia que fica!
Wrap de frango enrolado em folha de couve
Quer cremosidade e suculência em um lanche que ainda por cima seja saudável e low-carb? Toma essa aqui: wrap de frango sem pão. E como qualquer lanche, você pode usar os acompanhamentos que quiser!
Vale desfiar bastante para esse aqui. Quanto mais fininho, mais cremoso e fácil de comer vai ser!
Principais dúvidas sobre frango desfiado
Qual a diferença entre coxa, sobrecoxa e peito?
Na hora de desfiar o peito é mais fácil do que a coxa e sobrecoxa. Porém, é também uma carne bem mais seca porque fica longe dos ossos do animal.
Por isso, se for fazer um prato cremoso – com bastante queijo, requeijão ou creme de leite – ou cujo objetivo seja a praticidade, pode usar o peito. Se não tiver tantos ingredientes cremosos e o frango for o sabor principal – como na coxinha, no risoto e até no empadão, use coxa e sobrecoxa!
Porque frango desfiado fica borrachudo?
Cozinhou demais. Vale ir tirando e testando pra ver se desfia.
Sanduichão gelado
A gente falou do wrap, mas se quiser fazer um lanche que renda mais e que possa ser servido em fatias para convidados, esse sanduichão é a solução. Para quem sentiu falta de um salpicão por aqui, aproveite para fazer como recheio dessa receita aqui e servir na Páscoa ou Natal!
Coxinha cremosa
Falar em frango desfiado e não falar de coxinha seria quase um atentado ao patrimônio cultural brasileiro!
*Ufa, ainda bem que não foi o último da lista*
Você certamente já comeu muita coxinha que tinha mais massa do que recheio e também já comeu aquelas maravilhosas, crocantes por fora e cremosas por dentro, com a proporção perfeita.
Mas e aí, começa pela ponta ou pela parte redonda?
Empada de caneca
Falamos de coxinha, falamos de empadinha. Mais uma vez, se você tinha sentido falta de alguma receita clássica como o empadão – ou torta de frango – aqui está uma representante!
Dessa vez em uma versão muitíssimo prática, feita no micro-ondas e dentro da caneca!
Canja de galinha especial
A receita, que vale por mil abraços de mãe, substitui todos os remédios e ainda por cima aproveita para utilizar uns legumes perdidos na geladeira.
Seja praticidade, economia ou versatilidade em momentos especiais ou no dia a dia, o frango sempre vai ser uma das melhores escolhas. Temos mais de 1400 receitas com frango desfiado, não deixe de aproveitar!