Fôrmas e assadeiras pra não errar na cozinha

tamanho de fôrmas e assadeiras é um ponto importante na hora de preparar uma receita. E com tantos tipos de formas no mercado, é normal ficar em dúvida quanto ao material que é feito (alumínio, silicone, antiaderente), tamanho, altura e espessura. Com a escolha certa, sua massa ficará bem distribuída e crescerá de maneira uniforme.

Quais os tipos de assadeiras existentes?

Confira algumas dicas para não errar na escolha de formas e assadeiras!

Assadeira Retangular

As assadeiras retangulares são muito utilizadas em receitas caseiras, para tortas e bolos simples cortados em quadradinhos e brownies. No geral, elas apresentam três tipos de tamanho no mercado: a pequena tem 30 centímetros de altura por 22 de largura, a média com 35 cm de altura por 25 cm de largura e a grande 40 cm de altura por 28 de largura. Baseando-se num pedaço de bolo de 100 gramas; sendo um bolo alto, a fatia será estreita. Já um bolo baixo, a fatia será mais larga.

Fôrma Redonda

Formas redondas são as mais utilizadas nas confeitarias para bolos decorados. Elas são práticas, fáceis de desinformar e deixam os bolos visualmente mais bonitos. É comum encontrá-las, também, em três diferentes tamanhos: a pequena apresenta 22 centímetros de diâmetro, a média dia 26 cm, e a grande 30 cm.

Fôrma com Buraco no Meio

As formas com buraco no meio são ideais para pudins e, principalmente, bolos clássicos, já que o formato nos remete à receitas antigas, de infância, com um ar rústico. Recentemente, os bolos de buraco no meio voltaram à moda e muitas docerias apostaram nesse formato vintage, simples e delicioso. Elas também são encontradas em três tamanhos distintos: a pequena com 20 cm de diâmetro, a média com 22 cm e a grande, 24 centímetros.

Fôrma de Fundo Removível

A principal característica desse tipo de forma é a praticidade na hora de executar as receitas. Ela é indicada para quiches, tortas, empadão, cheesecake, sobremesas geladas e receitas em camadas, pois o fundo se solta e facilita o desenforme. Os tamanhos delas são, basicamente, pequena, de 20 cm de diâmetro, média, com 22 cm e grande, com 24 centímetros.

Fôrma retangular

As formas para pães ou bolo inglês são aquelas retangulares pequenas e mais fundas, que garantem que a massa asse por igual, inclusive na lateral. Algumas versões vem com a tampa de alumúnio, garantindo que a massa fique no formato de pão de forma ou bolo industrializado, deixando a massa regular. Os tamanhos sempre variam entre 23cm x 10cm x 7cm a pequena, 27cm x 12cm x 7cm a média e 31cm x 12cm x 7cm a grande.

Fôrmas Individuais

As forminhas individuas apresentam diversos formatos e são ótimas para fazer várias receitas, como empadinhas, pão de mel, cupcake, muffins, tortinhas e gelatinas. Algumas possuem buraco no meio, outras são um pouco mais altas e com a lateral “desenhada” e são ideias para fazer diversos tipos de bolinhos.

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

11 meses atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

11 meses atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

11 meses atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

11 meses atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

11 meses atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

11 meses atrás