O pavê de biscoito champagne é o clássico, o mais tradicional trazido da França. Foi lá que esse biscoito e a receita foram criados por alguma corte ou nobre francês. Mas sejamos sinceros, foi aqui no Brasil que ele recebeu a devida atenção e se tornou uma receita indispensável em qualquer ceia de natal!
Se você é mais um brasileiro que ama o pavê, esse texto tem algumas curiosidades e dicas de preparo, mas principalmente variações da receita feita com biscoito champagne para você criar à vontade e se inspirar para o natal deste ano!
Veja o que você encontra nessa matéria
Porque o biscoito champagne tem esse nome
Esse biscoito meio sem gosto, mas que é uma delícia em várias receitas, foi criado no século XVI na França, mais precisamente na região de Champagne. Lá, era muito comum molhar o biscoito na bebida e por isso o sabor mais neutro e a textura crocante porém bem aerada.
Lembrando que champagne é a bebida feita nessa região. Qualquer outro espumante é só espumante ou frisante, mesmo passando pelo processo de champenoise.
Como fazer pavê de biscoito champagne
A principal dica para um pavê de biscoito champagne delicioso é caprichar em cada camada.
- O creme deve ser bem lisinho e, se quiser ir além do especial, pode ser substituído por um creme inglês ou creme de confeiteiro, que é mais delicado do que o leite condensado.
- Seguindo a cultura inicial do biscoito, é importante molhar em alguma bebida para dar o equilíbrio de sabores. O legal é que qualquer bebida pode ser utilizada para dar a harmonia. O normal é o conhaque ou vermute, mas pode ser no café, no uísque e até na cerveja escura.
- A cobertura de clara em neve e creme de leite deve ser bem lisinha, com uma polvilhada de canela ou cacau em pó para ficar linda e especial na mesa da ceia!
5 receitas de pavê para o natal
Para mostrar que com essa base bem feita qualquer pavê fica uma delícia, dá uma olhada nessas variações de sabores:
Pavê de abacaxi
Para começar, uma receita que já é bem tradicional porque o abacaxi, além de combinar muito bem com o creme doce, também traz um frescor delicioso ao doce.
Pavê de morango
Outra fruta deliciosa com o creme e a combinação do pavê de biscoito champagne é o morango. Outra fruta que bem fresquinha sempre aparece nas sobremesas do natal como o merengue.
Pavê brasileirinho
Essa receita pode ser feita com o biscoito champagne, mas o foco é na combinação de chocolate e castanha-do-pará, que é simplesmente sensacional!
Pavê de amendoim
Outra receita que traz o biscoito maisena mas pode ser feito com o champagne sem nenhum problema. O amendoim com creme e com chocolate faz o papel tão bem quanto a castanha da última receita.
Receita de pavê de biscoito champagne
Ingredientes
- 1/2 kg de biscoito champagne
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
- 2 copos de leite
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 copo de vermute seco
- 5 unidades de ovo
Como Fazer
- Bate-se no liquidificador as 5 gemas, o leite condensado, leite.
- Depois de batido, leva-se essa mistura ao fogo, quando começar abrir fervura tira-se e coloca-se num pirex grande.
- Depois mistura-se o achocolatado com o leite, leve ao fogo, quando estiver quente coloque o vermute, deixe no fogo até começar a ferver.
- Em seguida coloca-se os biscoitos nesta calda até virar uma papa, coloque por cima do creme.
- Bata as claras em neve, vá colocando o açúcar, quando estiver dissolvido, coloca-se o creme de leite batendo bem. Você pode misturar a este creme nas ameixas secas cortadinhas, ou cerejas, morangos ou nozes trituradas.
- Despeje por cima da camada de papa de biscoito.
- Leve ao congelador.