Categorias
Dicas

Como fazer o peru recheado perfeito para o seu natal

O peru recheado é um dos principais protagonistas da ceia de natal e por isso é bem fácil achar conteúdos sobre como assá-lo. Porém, é menos comum encontrar conteúdos de como rechear bem um peru de natal! Quais ingredientes combinam mais, quais os tipos de combinação que dá para fazer pensando em economia, praticidade e sabor, levando em conta os acompanhamentos e todos os outros pratos da ceia.

Por isso, trouxemos um texto que te dá dicas para fazer o peru mas que foca principalmente nas ideias tradicionais ou inovadoras para fazer um peru recheado da melhor forma!

Dá uma olhada no que você encontra nessa matéria

Como fazer peru recheado?

Como a ideia aqui é apenas dar uma passada por cima das melhores técnicas para assar um peru, vamos em pontos específicos:

  • Marinada: não é uma técnica essencial, mas se você tiver tempo, vale a pena marinar o peru de um dia para o outro em suco de laranja, limão ou vinho branco e ervas variadas. Esse processo ajuda a amolecer a carne e pode virar o molho do próprio peru.
  • Banho constante: enquanto o peru estiver no forno, a ideia é regá-lo com o molho constantemente. Isso também ajuda a pegar mais tempero e deixar a carne suculenta.
  • Amarre as pernas: é um capricho, mas também muito importante. O peru tende a abrir conforme assa, então o recheio pode escapar se as pernas não estiverem amarradas e você quer ele lá dentro o maior tempo possível.
  • Entenda seu forno: a receita indica um tempo de forno, mas infelizmente depende de forno para forno. Os industrializados tem o pino que sobe e facilita esse trabalho, mas se o seu não tiver, pode seguir a regra de 40 minutos para cada quilo de carne + 30 minutos se estiver recheado.

Veja também: Como assar seu peru de natal sem margem de erro

Como rechear peru de natal?

Aqui o importante é pensar para qual caminho você quer levar o peru recheado. Se quer uma combinação mais cítrica, que é o tradicional, é muito comum rechear com alho, laranja e cebola. Simples, porém delicioso.

Outra receita tradicional é a com farofa, que normalmente traz vários ingredientes que contribuem para o sabor do peru e que pegam a umidade da carne para ficarem ainda mais saborosos.

Agora, você pode ir para várias outras opções de peru recheado. Quer ver?

5 receitas de recheio para peru de natal

Peru de natal recheado com castanhas portuguesas

Peru de natal recheado com castanhas portuguesas
Peru de natal recheado com castanhas portuguesas

O sabor das castanhas é sensacional para a carne do peru e combina muito bem com pratos que também tenham nozes, castanhas e amêndoas, muito comuns no natal. A umidade da carne ajuda a amolecer as castanhas e o resultado não poderia ser ruim!

Veja a receita

Fiesta recheado com farofa de abacaxi

Fiesta recheado com farofa de abacaxi
Fiesta recheado com farofa de abacaxi

A receita é com fiesta, mas vale super para o peru também. Se quiser manter parte da tradição e rechear com farofa, faça essa de abacaxi deliciosa que traz um pouquinho de acidez.

Veja a receita

Peito de peru recheado com molho de manga

Peito de peru recheado com molho de manga
Peito de peru recheado com molho de manga

Se quiser ir para uma ideia mais doce, uma das ideias é fazer esse molho de manga delicioso e light, que também traz uma cara mais refrescante e tropical para o seu peru recheado.

Veja a receita

Peru recheado com cogumelos

Peru recheado com cogumelos
Peru recheado com cogumelos

Cogumelos variados são uma das melhores opções para rechear qualquer coisa. Além de ser bem diferente e curioso, o recheio de cogumelos tem uma textura macia que combina com o peru bem assado e fica maravilhoso. Experimente!

Veja a receita

Peru recheado com quinoa, pecã e tâmaras

Peru recheado com quinoa, pecã e tâmaras
Peru recheado com quinoa, pecã e tâmaras

Essa aqui é para caprichar muito na ceia do natal! Uma receita quase que autoral de chef renomado! A quinoa faz a vez da farofa, a noz-pecã dá o tom amendoado e as tâmaras trazem o agridoce espetacular!

Veja a receita

Como cortar peru recheado?

Vai depender muito do seu recheio. Se for um recheio mais consistente, use uma faca de serra grande ou uma lisa bem afiada.

Se for um recheio mole ou que se desfaz com facilidade, então corte normalmente os pedaços e sirva o recheio por cima com uma colher.

Por fim, se o recheio for só para temperar, como frutas com casca, ervas e temperos com talo, você também pode abrir o peru para facilitar os cortes que não peguem no recheio.

Receita de peru recheado

Ingredientes

  • 1 unidade de peru
  • 3 xícaras (chá) de vinho tinto seco
  • Ervas frescas a gosto
  • Sal marinho a gosto

Recheio

  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 unidade de cebola picadinha
  • 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
  • 2 unidades de ovo cru
  • 3 unidades de ovo cozido picado
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1 pitada de cravo-da-índia
  • 1 pitada de canela-da-china em pó
  • 1 xícara (chá) de parmesão ralado
  • 1 kg de carne moída

Como Fazer

  1. Tempere de véspera o peru: junte as ervas e esprema-as num pilão com sal, alho e pimenta. Junte o vinho e misture bem. Deixe o peru marinando no tempero.
  2. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. Vire o peru pelo menos 1 vez durante a marinada. No dia seguinte, prepare o
  3. Recheie o peru com essa pasta, feche com um fio ou palitos. Leve o peru para assar na marinada em forno médio preaquecido por 2 horas aproximadamente. Regue de vez em quando com o suco do cozimento. Depois, aumente um pouco o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora. Na última hora, o peru deve dourar. O tempo total de forno é de 4 horas.

Recheio

  1. Numa panela, refogue a cebola no azeite, junte a carne moída e cozinhe.
  2. Acrescente a farinha de rosca, os ovos crus e cozidos, a noz-moscada, o cravo-da-índia e a canela, mexendo sempre.
  3. Por último, coloque o queijo, verifique o sal e desligue o fogo.

E aproveite nossos vários outros conteúdos sobre pratos da ceia!