Categorias
Dicas

Como fazer feijão sem panela de pressão

Você com certeza já comeu um feijão inesquecível, mas quantas vezes fez um igual? O processo de cozinhar feijão pode parecer um bicho de sete cabeças para quem está começando na cozinha, em especial para quem tem medo de usar a panela de pressão. A gente aqui doCyberCook já te ensinou a cozinhar feijão na pressãoe anão ter medo de usar a panela de pressão, mas se você não tem (ou não quer) usar esse utensílio tão temido, o post de hoje vem te ajudar!

A grande diferença entre as duas técnicas é quanto tempo demora para cozinhar feijão na panela normal. Você vai levar duas horas para cozinhar 500g de feijão na panela comum, mas como a quantidade é grande, a receita rende por vários dias no congelador.

Como cozinhar feijão sem panela de pressão

Feijão de molho

1. Faça o remolho

Antes de levar o feijão para a panela, lave os grãos em água corrente e deixe-os de seis a doze horas de molho, em água fria, dentro de uma vasilha. Se algum grão boiar para a superfície, ele deve ser descartado.

Depois do remolho, troque a água da panela, já que as substâncias eliminadas pelo feijão continuam na água.

2. Cozinhando o feijão na panela normal

Coloque o feijão em uma panela com 1 litro de água. Cozinhe os grãos por cerca de 2 horas. É nesta hora que vem a diferença. Fique atento à panela e, sempre que a água for secando, adicione mais água quente. Para isso, continue fervendo água em outra panela e adicionando aos poucos na panela com feijão. Uma folha de louro durante o cozimento vale muito a pena.

3. Temperando o feijão

Em outra frigideira, coloque 1 colher (sopa) de óleo, meia cebola ralada, 2 dentes de alho picados e meia colher (sopa) de sal (ou algum caldo de carne ou legumes).

Pegue, da panela de feijão, uma concha com grãos de feijão cozido. Amasse os grãos na frigideira, usando as costas da concha. Depois, adicione o conteúdo da frigideira à panela de feijão e deixe ferver até o caldo encorpar. Congele o que não for comer.

feijão

4. Congele o que não for comer

O feijão é conhecido por render refeições para até uma semana. Para isso, você podeaprender como congelarecomo esquentar o feijão, sem prejudicar o sabor.

Aprenda a cozinhar

Gostou das dicas? Aprenda também algumasreceitas com feijão, além de um post todo dedicado aofeijão fradinho.