A cebola é uma das bases da culinária brasileira, mas tem muita gente que prefere passar longe desse legume. É bem provável que alguém tenha pensado em colocar açúcar nela, ou cozinhar até que ela não ardesse mais os olhos ou deixasse um sabor ruim na boca por não gostar de cebola. Mas também existe um mundo em que a cebola caramelizada é uma criação de alguém que como você adora e coloca esse ingrediente em tudo! Desde o refogado simples até a cebola na grelha.
Além de bastante saudável, a cebola pode contribuir muito para o seu prato ou lanche, principalmente se for caramelizada. E isso vale também para quem não é fã, já que a maior parte das características “ruins” da cebola ficam mais amenas! Dá uma olhada em como fazer cebola caramelizada de várias formas e aproveitar tudo que esse bulbo tem a oferecer!
O que você encontra nessa matéria
Como reduzir a acidez da cebola?
A melhor maneira de tirar a acidez da cebola é cortá-la da maneira que for usar (por exemplo em rodelas, para a cebola caramelizada) e deixá-la em água gelada por pelo menos meia hora. Você pode até colocar na geladeira para acelerar o processo.
Como escolher uma cebola?
A cebola é um dos legumes mais fáceis de escolher. Basicamente você precisa checar se ela não está amassada ou podre apertando o legume (que deve estar duro). Já em relação à casca, o ideal é que ela esteja lisa e inteira, sem buracos ou manchas.
Porque cebola arde o olho?
Quando você corta a cebola, ela libera algumas substâncias que fazem uma reação química e se transformam em ácido sulfínico, que por sua vez vira um gás e arde o olho.
Mas quando falamos em cebola, o mais buscado são opções para não chorar na hora de cortar. As dicas vão desde colocar um óculos até usar um ventilador para dissipar esse gás, mas nenhuma dessas tem 100% de chance de resolver o seu problema.
Uma boa prática é ter facas limpas e bem afiadas, já que quanto menos você “machucar” a cebola na hora de cortar, menos ela vai liberar o gás do choro.
Quanto tempo dura a cebola caramelizada na geladeira?
Bem fechada e armazenada, a cebola caramelizada fica bastante tempo na geladeira. Coisa de mais de 3 meses sem problema!
A nossa dica fala mais sobre a gordura que você utiliza: se for manteiga, como na nossa receita de cebola caramelizada, vale a pena tirar da geladeira um pouco antes de consumir para derreter a manteiga e não quebrar sua cebola.
Como caramelizar com: mel, açúcar, açúcar mascavo e shoyu
Todos esses ingredientes funcionam muito bem para caramelizar a sua cebola (que, por sinal, também carameliza sozinha, sem nenhum deles). Vamos às diferenças:
- Mel: se for fazer com mel, seu cuidado precisa ser com não deixar o mel queimar, já que pode ser mais difícil de identificar o ponto dele do que o do açúcar, que fica mais escuro.
- Açúcar branco: esse preparo clássico deixa a cebola marrom claro para escuro e é mais neutro no sabor. De todos, é o que mais valoriza a cebola em si.
- Açúcar mascavo: a opção mais saudável de açúcar deixa a cebola ainda mais escura e acrescenta bastante sabor no preparo, já que o mascavo é mais presente.
- Shoyu: o shoyu traz o sabor oriental para a sua cebola caramelizada e é o que deixa mais escuro o preparo, quase que preto. É também o que demora mais, já que tem que reduzir o líquido.
Receita de cebola caramelizada
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
2 unidades de cebola fatiadas bem finas e uniformes
1 pitada de sal
Como Fazer
- Derreta a manteiga e coloque as cebolas para fritar, quando estiverem molinhas e translúcidas coloque o açúcar.
- Abaixe o fogo e deixe lá até dourar bem bonito, mexendo de vez em quando.
- Estas cebolas ficam ótimas com carnes, em sanduíches, com hambúrgueres, com frango, com tudo!.