Você com certeza já comeu pão de ló. Como ter certeza disso? Qualquer bolo saiu da ideia do pão de ló e os de camada, tão lindos, são todos feitos de pão de ló! Essa massa é a base da confeitaria quando falamos em fermentados ou massas fofinhas ou esponjosas, como bolo e rocambole. Mas se te parece muito técnico, saiba que é muito fácil fazer pão de ló e quando você pega o jeito, pode fazer o que quiser!
Bolos com formatos inusitados, rocamboles e bolos de rolo, cakepop e muito mais, tudo a partir de uma receita super simples que pode ser feita com apenas três ingredientes! Venha tirar suas dúvidas sobre o preparo do pão de ló!
O que você encontra nessa matéria:
Porque pão de ló não vai fermento?
Algumas receitas tem, mas outras não. Isso porque o objetivo do pão de ló é uma massa bem aerada e macia. Além disso, o uso dessa massa normalmente é para bolos de camada, cobertos com glacê, ou para rocambole, então não precisa ser um bolo alto.
A receita original leva apenas 3 ingredientes: ovos, farinha e manteiga e só isso já é suficiente, mas aqui no Brasil algumas receitas levam fermento para facilitar o processo. O importante é a textura e a leveza!
A receita original leva apenas 3 ingredientes: ovos, farinha e manteiga e só isso já é suficiente, mas aqui no Brasil algumas receitas levam fermento para facilitar o processo. O importante é a textura e a leveza!
Porque o pão de ló afunda no meio?
Assim como qualquer outro bolo, não se pode interromper a fermentação. E se você abrir o forno antes da massa estar assada ou tirar do forno muito rápido em um ambiente mais frio, seu pão de ló vai embatumar. A dica é respeitar o tempo e temperatura da receita, fazer o teste do palito e deixá-lo no forno desligado mais um pouco para esfriar aos poucos!
Porque pão de ló tem esse nome?
É incerto, mas uma das histórias é que a massa leva o nome do seu criador, um confeiteiro alemão chamado Lot. Outra diz que foi criado a partir de uma receita italiana chamada “Pan di Spagna” que foi nomeada para homenagear o rei da Espanha.
Existem muitas outras histórias, mas sempre vai ser incerto!
Como congelar pão de ló?
Se você quer guardar o pão de ló, valem algumas dicas: desenforme de morno para frio e espere esfriar sobre uma grade. Depois embale em filme plástico e pode levar ao freezer. Dura até 3 meses! Para descongelar o melhor é deixar de um dia para o outro na geladeira.
Receita de pão de ló fofinho
Ingredientes
- 4 unidades de ovo
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de água fervente
Como Fazer
- Separe 4 claras e 4 gemas.
- Bata as claras em neve e reserve.
- Na tigela maior da batedeira, coloque as 4 gemas com 1 xícara de chá de água fervente e bata até espumar bastante.
- Sempre batendo e aos poucos, primeiro coloque 2 xícaras de chá de açúcar.
- Depois de alguns minutos, aos poucos, incorpore 2 xícaras de chá de farinha de trigo e continue a bater até ficar homogênea (aproximadamente uns 10 minutos).
- Desligue a batedeira, junte o fermento em pó, as claras em neve e com uma colher de pau, mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima.
- Passe margarina na forma e polvilhe com farinha de trigo.
- Despeje a massa e bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.
- Leve ao forno, que deverá estar com temperatura alta e deixe assando nesta temperatura por 10 minutos.
- Passados os 10 minutos, abaixe para temperatura média e deixe por aproximadamente mais 20 minutos.
- Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio do bolo.
- Se sair úmido é porque precisa assar mais tempo.
- Quando sair seco, desligue o forno e retire o bolo, com cuidado para não queimar as mãos.
- Espere esfriar para desenformar.
- Use como base para rocamboles, bolos recheados, bolos de aniversário ou pavês.