Bacalhau à portuguesa: como foi que esse peixe virou símbolo lusitano?
A gente sabe que bacalhau é um dos pratos mais comuns na culinária portuguesa, e que por isso entrou de vez na nossa culinária também, principalmente em momentos especiais como a Páscoa e o Natal, datas em que o consumo desse peixe caro aumenta e muito! Mas você sabe de onde vem o bacalhau, ou melhor, quais são os principais locais de pesca? Pois então, a resposta é mares gelados, principalmente Alasca e nos mares nórdicos como os da Noruega.
Mas então por que raios o bacalhau à portuguesa é uma das receitas mais famosas, deliciosas e comuns nas épocas de consumo? Não deveria ser bacalhau à norueguesa, ou à alasquiana? A gente explica e traz uma receita para não esquecer mais, de Bacalhau à Portuguesa.
Como o Bacalhau chegou a Portugal?
Como um dos principais países navegadores do século XIV, época dos descobrimentos, os lusitanos tiveram contato com inúmeros povos e culturas que o mundo desconhecia até então. Esse desenvolvimento marítimo fez com que Portugal fosse um dos pioneiros em salgar alimentos, aplicando à sua culinária em diversos momentos essa técnica.
Em algum momento, perceberam que o Bacalhau que vinha da Noruega era ótimo para salgar e resistir a longas viagens, então passou a ter uma troca constante com os noruegueses, exportando sal e importando esse peixe delicioso.
A partir desse ponto o consumo do bacalhau se generalizou no país e Portugal passou a ter constantemente navios seus na costa dos países nórdicos, pescando em massa esse peixe.
Tá aí sua história do Bacalhau em Portugal. Gostou? Agora confira a receita de Bacalhau à Portuguesa.
Receita de Bacalhau à Portuguesa
Ingredientes
Bacalhau 1 quilo
Leite 500 mililitros
Batata 4 unidades
Cebola 1 unidade
Alho 2 dentes
Azeite 1/4 xícara (chá)
Azeitona preta 50 gramas
Brócolis 1 maço
Modo de preparo
Aqueça o leite somente até ficar morno, desligue o fogo e mergulhe o bacalhau por 20 minutos.
Junte as batatas e as cebolas e cozinhe por 5 minutos.
Enquanto isso cozinhe também o brócolis e reserve.
Em um refratário coloque o bacalhau com as batatas e as cebolas, acomode o brócolis e decore com as azeitonas.
Regue com azeite e leve para assar por aproximadamente meia hora.
Esse link te leva direto para a lista de compras com os ingredientes dessa receita!
Por que o leite funciona tão bem?
Quase todas as receitas com bacalhau colocam esse peixe de molho no leite antes de qualquer etapa do preparo, mas por quê? A resposta principal é gordura!
Esse peixe tão famoso na Páscoa e no Natal é magro, com menos de 20% de gordura na sua carne (ao mesmo tempo que é um peixe bastante proteico) e, normalmente dessalgado, também tem uma textura mais seca. Por isso, colocá-lo de molho no leite resolve os dois principais problemas já que esse ingrediente tem a gordura e a água necessários para hidratar e amaciar a carne do bacalhau.
Mais histórias de receitas portuguesas de bacalhau
Bacalhau à lagareiro
Lagareiro é quem trabalha em um lagar, ou seja, os lugares onde se pisa nos frutos para tirar o suco, como as uvas para o vinho e as azeitonas para o azeite. Como, no bacalhau, tem muito azeite e azeitona, tá tudo certo.
Muitos pratos levam o nome de seus criadores e esse aqui é um bom exemplo disso. José Luís Gomes de Sá Junior era dono de um restaurante na região do Porto e sua receita fez fama o suficiente para existir até hoje com seu nome.
Esse outro clássico, com bacalhau desfiado e batata palha, também leva o nome de seu criador, o Sr. Brás, de Lisboa. Existe também o São Brás, que pode ter sido a origem do nome do criador da receita.