É muito frustrante ter todo o trabalho para fazer aquele pudim perfeito, que ao tirar da forma simplesmente desmonta por completo.
Por isso é importantíssimo ter técnicas para desenformar pudim de forma que ele permaneça imaculado, sem furinhos, na textura certa, pronto para receber aquela calda incrível.
Venha aprender a técnica para desenformar e também uma receita de pudim alemão que vai facilitar o processo para você.
Boa leitura.
Caramelo no Ponto certo ajuda muito
Num pudim clássico, o caramelo já vai direto na forma, então é um ponto que deve ser considerado na hora de desenformar, mas muita gente não se dá conta.
O ponto da calda precisa ser bem exato para não fazer o pudim ficar grudado na forma dificultando o desenforme, por isso sempre desligue o fogo quando o caramelo atingir a cor amarelada, para evitar qualquer risco de queimar ou de cristalizar na forma.
O cozimento do pudim também tem que ser observado, por isso que normalmente o cozimento em banho maria, apesar de mais lento, é ideal para observar a massa atingindo o ponto de consistência perfeito.
Lembre-se sempre de deixar o pudim esfriar antes de desenformar, e use o truque da espátula nas laterais para ir soltando aos pouquinhos.
No fim das contas, o segredo do sucesso do pudim sempre será a paciência e a atenção a cada etapa para correr o menor número de riscos possível.
Receita de pudim alemão
Para um desenformar o pudim de maneira ainda mais prática, temos a receita de um pudim alemão que chega na consistência firme bem mais rápido e deixa tudo muito mais prático.
Vamos ao passo a passo.
Ingredientes
- Leite condensado 1 caixinha
- Creme de Leite 1 caixinha
- Leite de Coco 1 vidro
- Gelatina incolor sem sabor 1 pacote
Calda de Vinho
- Água 1/2 xícara (chá)
- Açúcar 1/2 xícara (chá)
- Vinho Tinto 1/2 xícara (chá)
- Cravo-da-Índia a gosto
Como fazer pudim alemão
- Hidratar a gelatina em meia xícara de água. Aquecer em banho-maria ou no microondas mas sem deixar ferver e bater com todos os ingredientes no liquidificador. Colocar num refratário ou em forma decorativa se quiser desenformar para servir.
- Leve ao fogo a água, o açúcar, o cravo e a canela a gosto, e deixe ferver até ficar uma calda mais espessa. Junte o vinho e deixe ferver até o ponto de calda rala. A quantidade de vinho pode ser aumentada, geralmente eu coloco um pouco mais. Retire os cravos e a canela em pau antes de servir.
- A receita da foto foi servida com calda de blueberry (mirtilo)
Mais receitas de pudim
Técnicas que facilitam a vida do cozinheiro
Fazer um bom pudim é o tipo de coisa que passa de geração em geração nas famílias, sempre com algum macete agregado, seja para dar o ponto ou para desenformar como falamos por aqui.
Mexer de um jeito específico, colocar o leite gelado ou por a essência de baunilha só ao final, tem mais a ver com costume do que com técnica culinária de fato.
É importante ter essas tradições incorporadas ao preparo, até para que a receita de família permaneça única, porém, dominar algumas técnicas pode ajudar muito você no preparo de pratos clássicos.
Por exemplo, cozinhar em banho maria é uma técnica de cozimento mais lento, que para o pudim é perfeita para deixá-lo na textura certa e livre de bolinhas, pois cozinha de maneira uniforme.
Já para desenformar, tem que entender que untar as fôrmas é fundamental para criar uma separação entre a massa e o metal, e muita gente negligencia essa parte, ou mesmo não coloca manteiga, apenas farinha e isso nunca termina bem.
Enfim, para o pudim em questão, o banho maria e a técnica para desenformar já são duas que vão ajudar no sucesso da sobremesa, porém fique ligado aqui no CyberCook, que sempre tem dica nova, inclusive tivemos uma séria com o chef Laurent Suaudeau, repleta de técnicas profissionais, explicadas de forma didática para você aproveitar, confira.