Categorias
Dicas

Como assar pernil de natal para ficar suculento e bem temperado

Juntar os familiares para passar o natal em casa é sempre presságio de que vamos precisar de um tempo na cozinha para fazer a ceia ficar perfeita.

Os assados são sempre uma parte importante desse momento, dentre eles, o pernil é sempre delicado, pois seu preparo requer atenção, e para isso, algumas técnicas podem salvar seu jantar natalino.

Vem aprender como assar um pernil deixando suculento e até com aquela pele pururucada incrível.

Pernil Assado Simples
Pernil Assado

Sabor penetrante

Não tem outra forma de temperar a sua carne de pernil que não uma marinada bem potente, por isso tem que pensar no preparo bem antes da véspera de natal para garantir que o percurso não tenha contratempos.

Antes, é importante saber que os temperos para suínos são diferentes dos de aves, então se pensa em usar a marinada do peru para o pernil esqueça, pois apesar de alguns ingredientes darem certo para os dois, a carne de porco precisa de caminhos diferentes para um resultado melhor.

Os molhos mais agridoces, com muitas ervas aromáticas e especiarias, costumam harmonizar perfeitamente com o pernil, mas também é importante ter algo cítrico para que a acidez quebre as fibras e ajude na suculência da carne.

Não esqueça do sal, que é sempre fundamental, inclusive aposte no sal grosso, já que estamos falando de uma peça grande.

Por fim, o pernil deve ficar totalmente imerso na marinada por pelo menos 18 horas antes de ir ao forno, com vários furos para que os líquidos penetrem bem na carne. Não se preocupe, pois esses furos feitos antes, não vão deixar que os sucos da carne saiam, mas é importante regar o pernil de vez em quando, no forno mesmo, para dar bem mais suculência e ajudar a pele a ficar douradinha.

Para pururuca, temos um guia completo que vale conferir.

Pernil Assado
Pernil

Receita de pernil simples

Para assar o seu pernil é importante ter em mãos todos os ingredientes e respeitar as medidas do preparo, e principalmente deixar marinar por no mínimo 18 horas, se puder chegar a 24 horas, melhor ainda.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Pernil Suíno 3 quilos
  • Alho 6 dentes
  • Cebola 2 unidades
  • Limão 4 unidades
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-Reino Branca a gosto
  • Azeite a gosto
  • Mostarda 1/2 xícara (chá)
  • Cheiro-verde 1/2 maço
  • Abacaxi 1/2 unidade

Como fazer pernil simples

  1. Fure todo o pernil e reserve.
  2. Bata no liquidificador o restante dos ingredientes, exceto o abacaxi, e espalhe essa pasta por todo o pernil.
  3. De preferência, tempere o pernil 6 horas antes de assá-lo.
  4. Unte uma assadeira com óleo e coloque o pernil junto com o caldo.
  5. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido.
  6. Deixe assar por 1 hora. Retire o papel alumínio, distribua as rodelas de abacaxi ao redor e deixe assar por mais 1 hora.
Pernil Assado

Mais receitas de pernil assado

Temperos que mais harmonizam

Como dissemos, o pernil combina bem com molhos agridoces e cítricos, mas não dissemos exatamente quais as opções.

Na receita temos algumas, pois essa versão é simples para que você possa ter um pernil de natal bem feito para servir, no entanto, confira algumas dicas para ampliar seu repertório de temperos para carne suína.

Nos cítricos, limão e laranja são os mais usados, porém pode experimentar tangerina e até abacaxi combina bem, principalmente com lombo e tender.

Na escolha das ervas aromáticas, orégano, alecrim, sálvia, tomilho, salsinha, coentro e louro podem ir sem medo de errar, pois todas tem muito aroma e sabor para emprestar para carne.

Por fim, os líquidos principais são o vinho tinto, branco, caldo de carne, vinagre e a cerveja, principalmente a do tipo malzbier que tem um dulçor maior que casa perfeitamente com a proteína suína.

Lembrando que o sal deve ir antes de assar e moderado, para não desidratar a carne.

Teste combinações desses temperos e faça um pernil assado diferenciado para sua ceia.

Bom apetite.