A Páscoa está chegando novamente e a pandemia continua por aí, então uma boa opção para aproveitar esse tempo em casa é fazer seu próprio ovo de páscoa.
Vamos te trazer uma receita simples com um passo a passo detalhado para você preparar ovos de páscoa de vários tipos e compartilhar com sua família ou até pra vender e ter uma renda extra nesse período complicado.
Acompanhe até o fim para aquelas dicas especiais CyberCook.
Boa leitura.
O processo de temperagem pode até parecer complexo para quem nunca fez, mas é bem simples: basicamente um choque térmico no chocolate derretido, primeiro quente e rapidamente esfriado depois. Isso faz com que a estrutura e o brilho sejam os melhores possíveis e deixem seu ovo maravilhoso.
Existem algumas técnicas de resfriamento para temperagem, mas antes é preciso aquecer o seu chocolate acima de 45 graus celsius.
Lembrando que é importante usar um chocolate nobre, pois a qualidade interfere diretamente no resultado final do seu ovo de páscoa, então vale a pena fazer o investimento. Hoje em dia você encontra no formato de barras e em gotas, sendo o segundo bem mais prático na hora de derreter, por isso recomendamos que você use este tipo, principalmente se sua ideia é vender os ovos de páscoa, que requer otimização da sua produção.
Para derreter o chocolate não tem segredo, é o clássico banho maria ou micro-ondas. Se optar pela segunda opção, coloque 30 segundos, retire, mexa e coloque de volta, repetindo o processo até derreter todo o chocolate e ficar bem uniforme.
Chocolate devidamente derretido, então partimos para a temperagem. Existem 3 técnicas para resfriar o chocolate:
A primeira delas é despejar a tigela sobre uma bancada de mármore bem fria para que a temperatura caia. Essa é uma forma que requer atenção e pode não dar certo se sua bancada não estiver tão fria.
Outra maneira de resfriar é colocar chocolate gelado neste que você acabou de tirar do micro-ondas, assim a mistura esfria. Mesmo essa também requer atenção na quantidade de cada chocolate, podendo esfriar demais ou mesmo não esfriar de jeito nenhum.
A nossa recomendação é utilizar a terceira técnica que é uma espécie de banho maria reverso, com água fria. Essa não tem erro, basta ir mexendo seu chocolate e observando a temperatura cair. Para certificar, pegue um pouquinho e coloque no seu lábio inferior, se estiver frio, está no ponto certo.
Contudo, um parceiro que vai adiantar muito sua produção é o termômetro de cozinha, hoje em dia você encontra em todo lugar e custam muito barato. Vale a pena investir não apenas para ovos de páscoa mas para várias outras receitas que necessitam de uma precisão maior.
A temperagem do chocolate realmente precisa da temperatura correta para funcionar, no caso é aquecido a 45 graus para derreter e resfriado a 29 graus para concluir o processo, então nesse caso é melhor ter o máximo de precisão que conseguir, para ter um ovo de páscoa com aquele aspecto brilhante e textura gostosa.
Depois do chocolate devidamente temperado, agora é a parte mais tranquila. Existem algumas forminhas para ovo de páscoa que possuem uma marcação indicando até onde deve ir o chocolate, essas serão suas grandes aliadas para uma produção fluida.
Após colocar o chocolate até a marquinha da forma, dê leves batidinhas para eliminar todo o ar para não formar bolhas que deformam a estrutura do ovo.
Umidade e alta temperatura são inimigas naturais do chocolate, então esteja em lugar arejado e com as mãos bem secas para fazer esse processo. Com isso em mente, leve suas formas para geladeira.
O tempo no refrigerador varia, mas é ideal que após os 10 primeiros minutos você retire a forma e tire as rebarbas com uma espátula ou faca. Se o chocolate endurecer demais, fica difícil eliminar esses excessos e ainda corre o risco de quebrar o ovo. Depois volte a forma para geladeira, por mais uns 10 ou 20 minutos ou até notar que o ovo já está descolando completamente do fundo da forma (você vai notar que a forma fica meio esbranquiçada quando chega nesse ponto). Desenforme sobre uma superfície limpa e seca e monte seu ovo como quiser.
Pode rechear com bombons, lembrancinhas ou algum recheio especial como brigadeiro e transformá-lo num ovo de colher, que está super em alta. Uma dica para selar as duas partes dos ovos é usar um pouquinho de chocolate ainda derretido e já temperado e passá-lo em volta da junção entre as partes, assim seu ovo de páscoa fica bem fechadinho.
Também temos aqui o passo a passo para você fazer ovos de páscoa incríveis, aproveitando para surpreender a família ou fazer uma renda extra, ou as duas coisas. Não se esqueça: usar um chocolate de qualidade faz toda diferença na temperagem.
Compre seu chocolate e outros ingredientes para o ovo de Páscoa aqui!
Boa páscoa e bon appetit!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…