Não é porque uma refeição é especial que ela precisa pesar no orçamento. Por exemplo, uma ceia de Páscoa completamente vegetariana ou vegana pode ser uma delícia e econômica ao mesmo tempo – além de inclusiva, é claro.
Mas não precisamos nos limitar a um ou outro, a ideia aqui é te trazer mais uma ótima dica para fazer um almoço maravilhoso no domingo de Páscoa sem ter que passar horas na cozinha ou gastar rios de dinheiro. E para isso, trocar as proteínas tradicionais – principalmente o bacalhau – por substitutos vegetais é uma das melhores decisões que você pode tomar!
Então fique de olho no embate entre os ingredientes que mais aparecem na Páscoa versus as nossas sugestões de ingredientes e crie as suas próprias versões vegetarianas e veganas!
Bobó vegetariano na moranga
Sai camarão, entra cenoura e couve-flor
Na época do ano de peixes e frutos do mar, vamos trocar o camarão. Esse ingrediente maravilhoso é também um dos mais caros, dá para trocar por vegetais. Aposte na cenoura e na couve-flor, mas experimente ainda com palmito ou grão-de-bico.
Lasanha vegetariana com brócolis
Sai carne moída, entra brócolis
Lasanha é um prato de almoço em família, não tem jeito. A receita clássica à bolonhesa na travessa tem entre suas camadas, geralmente, presunto e queijo ou molho bolonhesa. Para aproveitar a época em que a proteína bovina ou suína não é tão consumida nessa época, substitua a mussarela por queijo minas frescal e capriche no brócolis.
Escondidinho vegetariano
Sai carne-seca, entra brócolis e couve-flor
Se tá escondidinho então pode mudar sem ninguém perceber, né? O purê de batata gratinado, que é um dos mais importantes desse prato, continua intocado. Já a carne-seca ou moída – você escolhe, mas vai sair – dá lugar para os vegetais.
Gostoso igual, pode acreditar!
Brócolis é um grande aliado!
Seja em pratos originais ou versões vegetarianas, o brócolis é um belo vegetal para ser explorado, mas tem uma diferença grande no tipo dele de acordo com a sua receita:
- Vai fazer molhos, recheios e cremes? Use o ninja, ou de cabeça, que é menorzinho e desfaz com mais facilidade.
- É o protagonista do preparo ou precisa trazer textura? Use o grandão, de rama, que mantém mais a textura e traz crocância para a mordida!
Torta de palmito de liquidificador vegana
Sai leite, entra leite de soja
Que o palmito é uma maravilha e vai bem em quase todas as receitas sem carne – e com carne também, todo mundo já sabe. Por isso a ideia diferente dessa torta de liquidificador é usar o leite de soja para deixá-la vegana.
Como se não bastasse, ainda é uma receita muito fácil, muito rápida e que aproveita todos os ingredientes – sejam eles sobras ou não!
Combo de clássicos repensados: maionese de batata e salpicão veganos!
Sai o ovo, entra a couve-flor
A maionese é um dos nossos melhores exemplos de clássico que pode ser repensado para ser mais inclusivo. Em vez de usar o ovo ou a maionese pronta tradicional, dá uma olhada nessa receita de maionese de couve-flor.
Claro, você pode simplesmente fazer com maionese vegana pronta, mas pode ser que gaste mais do que precisava!
A mesma dica vale para o salpicão, que normalmente leva frango ou presunto e não precisa! Se você variar bastante os legumes e caprichar na maionese vegana, essa receita fica tão cremosa e deliciosa quanto a original!
Nosso intuito é te mostrar que seja tradicional ou repaginado, seu almoço de Páscoa tem que ser sempre especial, mas mais importante que isso: para todos! E se não for seu momento de fazer receitas vegetarianas e veganas, então experimente-as no dia a dia! A maior parte delas é também prática e econômica, então cabem em várias outras situações!