Em um país que consome muito frango e adora um bom churrasco, é normal que a carne de porco não seja tão falada e consumida (é mais comum ouvir falar de bacon e pernil por si mesmos do que “carne suína” em si). Mas isso vai mudar, porque além de ser uma carne deliciosa e simples de fazer, ela tem combinações que ficam perfeitamente entre o frango e o boi, com o uso de frutas, molhos doces e outros preparos.
Se você não come muita carne de porco mas está pensando em fazer um belo pernil assado para o almoço ou para um momento especial, saiba que é uma das melhores opções de custo-benefício e praticidade!
Dá uma olhada no que você encontra nessa matéria:
Qual carne é o pernil?
O pernil é um dos maiores cortes do porco. Fica na parte de cima da perna, indo desde a junção com o quadril até quase o joelho. É uma carne que fica muito macia e aproveita de uma capa de gordura fina para ficar super suculenta!
Como fazer pernil assado?
Pernil assado é uma das melhores maneiras de fazer essa carne porque ajuda a derreter a gordura e tostar (as vezes até pururucar) a pele e as camadas mais superficiais. Isso tudo deixa o prato crocante por fora, mas muito macio e suculento por dentro. Como a carne de porco tende a ser um pouco mais neutra, normalmente vem acompanhada.
A principal dica é utilizar quase sempre um ácido para amaciar a carne. Suco de limão ou laranja e fatias de abacaxi são os mais comuns.
Quantos graus deixo meu forno?
Tudo o que você não quer é que seu pernil assado fique ressecado, então deixe o calor no máximo em 200°C e calcule o tempo de 1 hora de cozimento para cada quilo de pernil. A dica é começar com papel alumínio e, no último terço do cozimento, tirá-lo para dourar sua carne.
Como assar na churrasqueira?
A ideia é a mesma: você não quer queimar ou ressecar. Para isso, você vai querer brasa e não fogo alto, aí pode colocar o pernil marinado e com papel alumínio direto na brasa, mas por menos tempo do que no forno. Aí você tira o papel e aí sim pode colocar mais carvão para dar uma tostada na pele.
Outra ideia é fatiar e finalizar com fatias de abacaxi grelhado!
O que acompanha pernil assado?
O pernil assado é simplesmente delicioso com ingredientes ácidos ou doces, por isso, no Natal, é comum que ele seja servido com uma farofa com frutas como a de banana ou com molhos como o de pêssego, laranja ou maracujá. Esse chutney de manga também fica uma delícia!
O que fazer com restos de pernil assado?
Desfie seu pernil e tenha uma infinidade de receitas deliciosas!
Receita de pernil assado
Ingredientes
- 3 kg de pernil suíno
- 6 dentes de alho
- 2 unidades de cebola
- 4 unidades de limão
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
- Azeite a gosto
- 1/2 xícara (chá) de mostarda
- 1/2 maço de cheiro-verde
- 1/2 unidade de abacaxi em rodelas
Como Fazer
- Fure todo o pernil e reserve.
- Bata no liquidificador o restante dos ingredientes, exceto o abacaxi, e espalhe essa pasta por todo o pernil.
- De preferência, tempere o pernil 6 horas antes de assá-lo.
- Unte uma assadeira com óleo e coloque o pernil junto com o caldo.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido.
- Deixe assar por 1 hora. Retire o papel alumínio, distribua as rodelas de abacaxi ao redor e deixe assar por mais 1 hora.