Se falarmos de receitas brasileiras podemos construir uma lista enorme com ingredientes bem diferentes das várias regiões que nosso país continental tem. Porém, uma dessas combinações, provavelmente a mais simples, é a que mais representa: arroz e feijão. O arroz é tão importante para o Brasil que nós somos o maior produtor do mundo desse grão depois dos países asiáticos, onde o arroz é ainda mais valorizado.
Pare para pensar: quais são as ocasiões em que você come arroz? Quase todo dia? Seja integral, parboilizado, vermelho, negro; seja a ocasião especial ou corriqueira, sempre tem arroz na mesa.
Porém, mesmo sendo um ingrediente super presente no nosso dia a dia, muitas vezes ele não é valorizado, tanto que é bem comum ver aqueles potes cheios de arroz no fundo da geladeira enquanto um novo e mais fresco está cozinhando na panela. Se somos um dos maiores produtores, não podemos ser um dos maiores desperdiçadores!
A solução é simples: bolinho de arroz! Uma receita muito fácil, ótima para aproveitamento total do seu arroz, que encaixa perfeitamente em um happy hour ou no almoço da semana. A gente te mostra tudo sobre o bolinho de arroz:
Receita de bolinho de arroz na airfryer
Ingredientes
- Arroz cozido 2 xícaras (chá)
- Queijo Ralado 1 xícara (chá)
- Ovo 2 unidades
- Farinha de trigo 1 xícara (chá)
- Pimenta-do-Reino Preta a gosto
- Orégano a gosto
- Salsinha 2 colheres (sopa)
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes e faça bolinhas utilizando uma colher de sopa como medida.
- Leve à fritadeira por 15 a 20 minutos a 180º C.
Muito fácil e rápido, certo? Todos os ingredientes você encontra no Carrefour!
Esse link te leva direto para a lista de compras com os ingredientes dessa receita!
Com ou sem óleo?
O bolinho de arroz é uma delícia e tem vários preparos diferentes: pode ser feito no forno, no óleo ou na airfryer. Mas como a ideia principal é não usar mais do que o necessário, manter-se saudável e tudo isso com praticidade, a sugestão é sempre fazer na fritadeira elétrica. Você pode também usar a panela de arroz elétrica para não errar no ponto do arroz!
O Dica Amiga mostra qual a melhor panela elétrica de arroz para você!
E também te ensina a usá-la da melhor maneira!
No forno ele também fica uma delícia e continua saudável, mas perde um pouco em crocância, fator que o óleo traz com perfeição e que, para um happy hour ocasional, é simplesmente maravilhoso.
Então deve ser saudável?
Assim como tudo o que comemos deveria! Essa receita aqui tem uma base muito neutra, então pode ter inúmeras variações, desde usar o arroz integral até fazer versões veganas, substituindo o queijo!
Você pode também colorir seu bolinho com arrozes diferentes como o vermelho, o negro ou o selvagem, que são mais caros, mas muitíssimo saborosos e igualmente saudáveis!
Variações de outros países
Já que estamos falando de variações para o arroz branco, nada melhor do que explorar bolinhos de arroz de outros países e culturas, com receitas maravilhosas e bem diferentes em formato e tempero.
- Itália: os italianos fazem o arancini, um bolinho feito com arroz arbóreo, ideal para risoto. Com mais amido do que o normal, essa receita fica muito mais cremosa e aceita ingredientes típicos de lá como o gorgonzola, guanciale (bochecha do porco que parece bacon).
- Japão: já os japoneses têm uma receita para o almoço, que normalmente integra os Bentôs (as marmitas japonesas) que é o Oniguiri, feito com o arroz japonês e apenas ele, acompanhado de uma alga (nori) para complementar o sabor e a textura. Mas não para por aí! Eles têm também o moti, um bolinho doce que é mais uma massa de arroz e vem sempre recheado (normalmente de frutas ou o clássico feijão azuki).
E aí, gostou das dicas e aproveitou para conhecer mais sobre o bolinho de arroz? Então agora é hora de aproveitar aquele resto no fim da geladeira!