Categorias
Dicas

Como temperar peixes: 3 linhas principais

Existem muitas espécies diferentes de peixes na culinária do mundo todo, por isso mesmo e a carne de peixe é muito apreciada no mundo todo pela sua versatilidade em geral e, claro, pela riqueza de texturas, aromas e sabores. Ainda por cima tem gente que dá preferência pelo frescor e pela saudabilidade, já que é, de longe, a carne animal mais saudável.

Uma forma de destacar ainda mais esse sabor é escolhendo o tempero certo, o que em alguns casos pode ser difícil, já que cozinhar peixe costuma ser um preparo delicado e que, mesmo simples, ainda assusta muita gente. Para te ajudar nessa missão, o CyberCook separou algumas dicas de temperos para peixes (que podem ser usados tanto no peixe frito, assado ou cozido), para maximizar o sabor das suas refeições.

Confira!

Cítricos a toda hora

Frutas cítricas como o limão e a laranja costumam ser muito usados em temperos de peixes e frangos. Como a ideia costuma ser de pratos refrescantes, nada melhor do que essas frutas para acrescentar a essa sensação.

  • Uma boa dica é misturar o limão com um dente de alho e algumas pitadas de cheiro verde. Misture o suco de 2 limões com estes ingredientes em um pilão, liquidificador ou processador e esfregue sobre o peixe ou regue o mesmo durante o tempo de forno.
  • Outro uso para as frutas cítricas é fazer marinadas longas, que chegam até a pré-cozinhar a carne do peixe ou então colocar esses ácidos no papelote, já que ajudam a cozinhar e dar aroma para o filé.

Os orientais sabem como temperar

Os países asiáticos têm uma proximidade muito grande com o mar e isso reflete diretamente na sua culinária. Isso leva ao desenvolvimento de temperos que se tornam tradicionais rapidamente pelo sucesso.

  • Um desses ingredientes é o gengibre, a raiz super comum na culinária japonesa que traz um aroma que parece feito unicamente para peixes.
  • Você pode fazer uma mistura de coentro e gengibre! Coloque 1/3 de xícara de sal grosso, 1 colher (sopa) de gengibre e coentro a gosto. Bata tudo no pilão ou liquidificador.
  • Por lá existe um tempero chamado hondashi, feito de peixe, e o molho de ostra (muito comum na China), ambos trazendo o gosto umami para a boca.

O azeite sempre vai ser uma boa opção

Não é só o bacalhau que se beneficia majestosamente do azeite. Todos os peixes recebem bem esse ingrediente que acrescenta na textura e traz uma gordura saudável para uma carne muitas vezes magra!

  • Você pode bater manjericão, sálvia e tomilho no liquidificador com o azeite, fica sensacional.
  • Para peixes assados, você pode fazer uma “cama de sal”, na assadeira. Monte uma camada de sal em uma assadeira, coloque o peixe, cubra com uma camada generosa de sal grosso e regue com um pouco de azeite para facilitar o cozimento. Leve ao forno por 20 a 25 minutos.

Gostou das dicas? Separamos também três receitas com peixe para você experimentar um tempero do seu gosto.

Peixe frito empanado

Peixe frito empanado

Se você tempere o peixe antes de começar a fritar e também temperar a farinha, esta receita vai te trazer um sabor especial. Se complementar com um molho tártaro ou coisa do tipo, melhor ainda!

Receita completa aqui

Filé de tilápia na frigideira

Filé de tilápia na frigideira

A tilápia é uma carne de peixe com textura firme e sabor suave, que rende receitas deliciosas como esta versão de frigideira. Isso sem falar que é um peixe bem econômico e que pode entrar no seu dia a dia com tranquilidade!

Receita completa aqui

Merluzada – bacalhoada falsa de merluza

Merluzada - bacalhoada falsa de merluza

A bacalhoada é, por si só, um prato que requer vários tipos de temperos para enaltecer o bacalhau. Que tal aproveitar para experimentar um tempero do seu jeitinho e economizar usando a merluza?

Receita completa aqui

Aprenda também como conservar ervas para tempero por mais tempo e nossas matérias especiais sobre receitas com bacalhau e tilápia.