Categorias
Cardápios

Massa de panqueca doce e suas duas irmãs mais velhas

Quer um prato mais corriqueiro do que uma panqueca recheada de carne moída e coberta por molho de tomate? Esse clássico dos almoços brasileiros tem muita história por trás e variantes bem diferentes. Porém, foi nos EUA que a panqueca ganhou fama e representatividade, se tornando um prato rápido para o café da manhã ou para sobremesas.

Na técnica o que faz a diferença é a massa, que pode ser fina ou grossa dependendo da culinária e escolha do cozinheiro e por isso o tema principal aqui é o foco na massa.

Crepe de Espinafre com Frango

Receita de Panqueca Doce

Ingredientes

  • Ovo 2 unidades
  • Açúcar 2 colheres (sopa)
  • Sal 1 colher (café)
  • Leite 300 mililitros
  • Farinha de trigo 1 1/2 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Banana 1 unidade
  • Morango 4 unidades

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, bata muito bem os ovos e o açúcar.
  2. Assim que o açúcar dissolver coloque o sal e o leite. Misture bem.
  3. Adicione a farinha aos poucos, sempre mexendo a mistura.
  4. Junte o fermento e deixe a massa descansar e crescer na geladeira por 5 minutos.
  5. Coloque porções da massa em uma frigideira com um pouco de manteiga ou óleo e doure dos dois lados.
  6. Deixe em fogo baixo pois a panqueca deve ficar gordinha e se o fogo estiver alto o centro pode ficar cru.
  7. Corte as frutas e sirva como acompanhamento.
Panqueca tipo Americana de Cenoura

Precisa dos ingredientes para essa receita? O Carrefour tem todos e entrega na sua casa! Confira.

Panqueca salgada, doce ou crepe?

Algumas fontes dizem que a panqueca nasceu há milhares de anos, provavelmente quando alguém derrubou mingau próximo à uma fonte de fogo e percebeu que aquela mistura encorpou e ficou maleável. Mais tarde, a França conseguiria a autoridade por trás das panquecas e transformaria o crepe em uma de suas receitas mais tradicionais e corriqueiras.

O que mais consumimos no Brasil, hoje em dia, é bem próximo ao crepe francês, mas sem fechar, só enrolando e recheando com o que temos de melhor. Já a americana evoluiu. Ao acrescentar fermento à massa, você cria, literalmente, um bolo de frigideira (“pan”, “cake”, em inglês) e essa mistura foi o suficiente para criar essa receita tão amada pelo americano e presente em quase todos os filmes, desenhos e séries do país.

Vamos às diferenças entre elas

  • Panqueca salgada: como já conhecemos bem, a panqueca salgada é uma ótima opção para fazer um almoço ligeiro e com uma grande variação de recheios. Tem a base do crepe francês, mas é enrolada aberta, e você pode gratinar no forno para dar ainda mais força.

Dicas: Para a panqueca salgada, a melhor dica é esquentar bastante a frigideira antes de colocar a massa e limpar com um papel-toalha sempre que um disco deixar algumas partes para trás. A sugestão é a clássica panqueca de carne

  • Crepe: o crepe normalmente é feito nas chapas bem retinhas com o uso daquele utensílio em “T”, que ajuda a espalhar a massa uniformemente e deixá-la bem fininha. Também tem uma variedade bem legal de recheios, mas é mais sutil e o ideal é que seja consumida na hora.

Dicas: Diferentemente da panqueca salgada, aqui você quer um resultado mais refinado, então é importante ajustar a temperatura para que você tenha o tempo certo para espalhar a massa antes de começar a cozinhar. Que tal um crepe de espinafre com frango?

  • Panqueca doce: A nossa escolhida do dia é a única que leva fermento e por isso fica mais grossa, mas também mais fofinha. Combina maravilhosamente bem com frutas, mas não fica para trás com creme de avelã, sorvete</ e muito mais.

Dicas: Como qualquer bolo, coloque o fermento por último e disponha a panqueca na frigideira com uma colher, aos poucos, para que ela não fique tão larga e você possa sentir mais a fofura dela! Trouxemos essa versão de panqueca americana feita com cenoura.

Bom apetite!