Categorias
Dicas

Todas as dicas para fazer biscoito caseiro perfeito

O que vem na sua cabeça quando lê a palavra biscoito? Para chegar aqui você já deve ter uma ideia do que procura, mas “biscoito” por si só pode ser tanta coisa que é difícil falar de todas ao mesmo tempo. Até mesmo na grande discussão do que é biscoito ou bolacha.

Assim, o biscoito caseiro pode ser amanteigado, polvilho, cookie, arroz e por aí vai. Por isso, independentemente do seu biscoito, aqui a gente vai tentar falar de dicas mais gerais para fazer em casa e conseguir o melhor resultado do seu biscoito, seja para acompanhar o café da tarde ou até mesmo para vender!

Biscoitos Amanteigados
Biscoitos Amanteigados

Dá uma olhada no que você encontra nessa matéria:

  • Quais são os principais tipos de biscoitos?
  • Quanto tempo dura biscoito amanteigado caseiro?
  • Porque os biscoitos de polvilho murcham?
  • Porque meu biscoito amanteigado ficou duro?
  • Qual biscoito comer na dieta?
  • Porque biscoito recheado faz mal?
  • Receita de biscoito caseiro

Quais são os principais tipos de biscoito?

Dá para dividir os biscoitos pelos ingredientes que levam na massa. Por exemplo, os amanteigados levam apenas farinha, fermento, manteiga e ovo. Já os de polvilho são feitos a partir do polvilho azedo ou doce, com óleo, água e ovo. O de maizena, é claro, feito com maizena, farinha e manteiga. Por fim, os americanos cookies levam principalmente a manteiga, o açúcar mascavo, a farinha e o leite.

Quer uma receita de cada? Tá na mão!

Quanto tempo dura o biscoito amanteigado caseiro?

Com o tempo e ação do ar, o biscoito caseiro tende a endurecer em alguns dias. Se o seu biscoito já é mais crocante então pode pensar em uns 3 ou 4 dias se for guardado em qualquer lugar (embalagens à vácuo preservam muito mais), se for dos mais fofinhos, então pode pensar em 6 ou 7.

Porque os biscoitos de polvilho murcham?

Diferente dos outros biscoitos, o de polvilho tende a murchar quando o tempo passa, mas o tempo é igual ao dos outros e se for bem armazenado pode durar mais com a crocância. Uma prática que pode ajudar é escaldar o polvilho antes de colocá-lo na receita, ou seja, jogar em água fervente por um tempo curto.

Porque meu biscoito amanteigado ficou duro?

Como dissemos, o tempo endurece o biscoito. Mas se o problema acontece na hora do forno, então provavelmente foi o tempo de forno e a temperatura. Para a maior parte dos biscoitos, é importante pensar que ele vai endurecer na hora de esfriar, então a hora de tirar do forno tem que considerar o pós.

Por isso costuma ser pouco tempo de forno! Respeite a sua receita e fique de olho na consistência!

Qual biscoito comer na dieta?

Vai depender da sua dieta, claro. Se é uma dieta de gordura, o biscoito caseiro de polvilho ou de arroz, que precisam de menos gordura, é uma boa opção. Se a dieta é em relação a carboidratos, um biscoito com farinha integral ou então você pode fazer sua massa com amendoim! Que delícia, né?

Dá uma olhada nessa receita deliciosa de biscoito de queijo low-carb

Porque biscoito recheado faz mal?

Na verdade é o fato de ser industrializado que faz mal, já que os biscoitos recheados costumam ter gorduras processadas, saturadas e trans que não são boas para o organismo.

Mas é muito simples resolver isso: só fazer um brigadeiro ou ganache para rechear a nossa receita de biscoito caseiro. Faz o papel tão bem quanto!

Receita de biscoito caseiro

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 unidades de ovo
  • Margarina para untar a gosto

Como Fazer

  1. Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea.
  2. Com um rolo, abra a massa e corte no formato desejado.
  3. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar.
Biscoito amanteigado

Veja mais matérias sobre biscoitos no geral!