Categorias
Estilo de vida

Diminua o consumo de carne com essa Berinjela no forno

Um dos vegetais mais versáteis que temos é a berinjela, pois rende bastante e é muito saborosa, podendo inclusive substituir carnes em preparos vegetarianos.

Venha conhecer seus benefícios e receitas para fazer saborosos pratos com essa delícia.

Boa leitura.

Berinjela Recheada ao Forno

Benefícios da berinjela

A origem desse legume na culinária é muito antiga, pois era muito consumida na Ásia, mais precisamente entre as regiões onde hoje fica a Índia e a China. Foi chegar à Europa ainda no século VIII, junto com as invasões dos mouros na Espanha.

Aqui nas Américas, a berinjela só veio chegar com os exploradores espanhóis e portugueses, e apesar de não ser um vegetal nativo, se adaptou super bem ao nosso clima e também foi bem abraçada na nossa culinária.

É um alimento bastante rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro, ajuda a diminuir o colesterol e reduzir gordura no fígado.

Um bom aliado é o suco de berinjela, muito utilizado para reduzir inflamações dos rins, bexiga e uretra, colaborando para um bom funcionamento do trato urinário como um todo.

Por que eggplant?

Em tradução livre, eggplant seria planta ovo, e quando a gente olha para uma bela berinjela alongada e roxa, fica difícil entender de onde vem tal associação, mas calma que a explicação é bastante simples.

A versão cilíndrica de casca roxa é de fato a mais cultivada e mais consumida, porém nos Estados Unidos se cultivava uma berinjela que tinha um formato ovalado e de cor branca, muito semelhante a um ovo, e aí uma vez que o nome pegou, permaneceu também para as outras espécies.

Uma curiosidade interessante é que a berinjela tem um cultivo relativamente simples e pode ser cultivada o ano inteiro sem problemas.

Receita de berinjela no forno

Agora que você sabe as vantagens nutritivas dessa delícia é importante saber em quais receitas ela funciona bem, e nessa versão recheada ao forno você não vai se arrepender.

Se liga no passo a passo e tenha um almoço especial com essa maravilha:

Ingredientes

  • Berinjela 2 unidades
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Cebola 1/2 unidade
  • Alho 2 dentes
  • Tomate 2 unidades
  • Pimentão Verde 1/2 unidade
  • Salsinha 1 colher (sopa)
  • Mussarela 200 gramas
  • Sal a gosto

Como fazer berinjela no forno

  • Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento.
  • Com cuidado tire a maior parte da polpa das berinjelas deixando com aproximadamente 1 cm de polpa nas bordas e com a aparência de um barco ou uma canoa. Corte a polpa em pedaços pequenos, e separe-a.
  • Numa frigideira grande esquente o azeite em fogo médio.
  • Adicione a cebola e o alho. Refogue por alguns minutos, até ficarem macios.
  • Acrescente a berinjela cortada e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até que esteja macia.
  • Junte o tomate, o pimentão verde e a salsinha. Misture e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.
  • Ponha o recheio, a mesma quantidade, dentro das 4 partes de berinjela.
  • Polvilhe-as com o queijo.
  • Coloque as berinjelas recheadas em uma assadeira.
  • Asse no forno pré-aquecido a 180ºC por 15 a 20 minutos ou até que o recheio esteja dourado e o queijo derretido.
  • Sirva quente.

Essa é a versão base, totalmente vegetariana, pois a berinjela funciona como um bom substituto para carnes tanto na textura como no sabor, mas se não for seu caso, pode acrescentar carne moída nesse recheio que fica maravilhoso.

Aproveite nossas dicas para usar a berinjela em preparos variados.

Substituto para massas e carnes

Uma das vantagens da berinjela é sua textura firme e seu sabor intenso, por isso muitos vegetarianos usam para substituir a carne, enquanto o pessoal da dieta fitness usa o vegetal em preparos de receitas low carb.

Por isso, separamos algumas opções onde você pode utilizar berinjela para substituir carnes e massas sem perder sabor e textura.

Lasanha de Berinjela

Lasanha de Berinjela

A lasanha de berinjela é um dos pratos mais deliciosos da culinária nacional e fica muito saborosa e suculenta.

Apesar dessa versão ser um pouco mais leve, o ideal é não exagerar, pois mesmo sem a massa, ainda temos carne e molho que precisam ser consumidos com equilíbrio se a sua ideia é não fugir da dieta.

Veja a receita completa aqui

Berinjela à Parmegiana

Berinjela à Parmegiana

Na Itália a parmegiana tradicional é a de berinjela, normalmente cortada em fatias finas e coberta com um molho incrível, então na verdade é a carne que roubou o lugar do vegetal neste caso.

O parmesão é que dá todo charme desse prato, por isso, de preferência utilize o fresco e não os de pacotinho, pois isso vai dar muito mais sabor ao seu prato.

Veja a receita completa aqui

Berinjela Assada com Shimeji

Berinjela Assada com Shimeji

Por fim, mais uma opção de assado, totalmente vegana, mas com bastante proteína.

Esse preparo de berinjela assada leva bastante shimeji, o que dá mais textura e sabor ao prato, fazendo dessa versão uma das melhores que agrada até os carnívoros de tão bem temperada.

Experimente fazer em casa e não vai se arrepender.

Veja a receita completa aqui

Mais vegetais = mais sabor no seu dia

A ideia de ter mais vegetais na sua alimentação não serve só para equilibrar sua alimentação e deixar mais saudável, pois usando corretamente os alimentos você consegue pratos incrivelmente saborosos.

A berinjela assada ao forno é um bom exemplo de como um prato simples pode te entregar um resultado extremamente saboroso, que pode facilmente ser a refeição principal numa ocasião especial, mesmo que não leve carne.

A textura desse legume é bem firme e absorve super bem o sabor dos temperos, fazendo da berinjela ao forno um dos preparos mais saborosos para fazer com essa delícia.

Experimente na sua casa e depois conte para nós o que achou dos resultados.

Bom apetite.