Nos aventurando na culinária típica brasileira, hoje vamos ao Pará para falar do delicioso tacacá.
Essa iguaria é bastante consumida no norte, principalmente agora em épocas de festa junina. Por isso, trouxemos uma receita especialíssima para você conhecer mais da culinária do norte!.
Boa leitura.
Afinal, o que é o tacacá?
O tacacá é um prato bastante consumido na cultura norte do país (principalmente na região amazônica), e sua origem vem dos nativos, por isso, o preparo dessa receita leva muitos ingredientes que são mais comuns ali no Pará, por exemplo.
Tucupi, goma de mandioca, camarões secos e folhas de jambu são os principais componentes de um verdadeiro tacacá, mas é claro que os temperos também são fundamentais para realçar todos os sabores dessa maravilha.
Desses ingredientes, o que mais se destaca é o jambu, uma planta que em contato com a boca traz uma sensação de formigamento leve que deixa o tacacá bem característico. Mas não só nos sabores únicos, a cultura nativa nortista também é super presente no modo de servir.
Cuia de Tacacá, uma herança indígena
Um prato de tacacá tradicional é servido em uma cuia própria, produzida pelos indígenas da região do baixo amazonas.
O utensílio é produzido a partir do fruto da cuieira, que é raspada pelo lado de fora para ficar lisinha e decorada com a arte típica dos índios, usando o cumaté.
Tudo isso faz do tacacá não apenas um prato típico, mas uma experiência culinária que nos transporta para um passado do nosso país, que vem de antes até do descobrimento.
É incrível como essa tradição sobrevive até hoje e pode continuar com você, com esse passo a passo para fazer um verdadeiro tacacá em casa.
Ingredientes
- Tucupi 2 litros
- Alho 4 dentes
- Sal 1 colher (chá)
- Pimenta de Cheiro 4 unidades
- Jambú 2 maços
- Camarão seco 1/2 quilo
- Goma Fresca 1/2 xícara (chá)
Como fazer tacacá
- Coloque em uma panela o tucupi, tempere com alho e sal. Leve ao fogo e deixe levantar a fervura.
- A seguir abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
- Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra. Reserve.
- Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal.
- Ferva 4 xícaras (chá) de água com sal à gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria.
- Acrescente aos poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.
- Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupi, uma concha de goma, uma concha de tucupi, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta à gosto.
Talvez o mais complicado será achar os ingredientes fora da região norte, mas hoje em dia com a internet é mais fácil estar em contato com produtores que vão fornecer o necessário para um delicioso tacacá.
Aproveite também para preparar as variações, e em época de festas juninas, pode completar sua mesa com receitas típicas de todos os estados. Confira:
As maravilhas do Pará
Como o tacacá é muito popular no estado do Pará, pensamos em trazer mais algumas iguarias deste estado de cultura riquíssima e culinária saborosa, confira:
Caruru
Começando o tour gastronômico pelo Pará com o caruru, que é essa maravilha de frutos do mar, rica em temperos e com sabor muito marcante.
A variação entre o camarão seco e o tradicional,traz um contraste na textura do caruru, e o azeite de dendê com o leite de coco, remonta aos sabores baianos, fazendo desse prato uma experiência gastronômica completa.
Mousse de Cupuaçu
O cupuaçu é uma das frutas mais tradicionais da região amazônica, com propriedades nutritivas muito aplicadas aos cosméticos. Porém, na culinária ela também se destaca. A prova disso é esta mousse de cupuaçu cremosa e prática.
Essa versão da receita é simples, feita com a polpa do cupuaçu e gelatina incolor, mas o sabor ainda assim é incrível, vale a pena experimentar.
Pato no Tucupi
Quem já visitou o Pará sabe que o pato no tucupi é uma atração turística. Também pudera, é uma iguaria tão saborosa e com textura e sabores tão complexos, que encanta na primeira garfada.
O fato de ser cozido no tucupi e com o vinho branco incorporado ao molho, deixa a carne do pato bem macia e suculenta, então entram as ervas e verduras para trazer ainda mais sabor a essa iguaria.
Eu vou tomar um tacacá
Em tempos em que viajar ainda não é viável, fazer um tacacá em casa é uma boa opção para você sentir os sabores do Brasil.
Vale a pena buscar os ingredientes para fazer esse prato e seguir o passo a passo, pois verá que seu paladar vai descobrir novas sensações com temperos fortes e marcantes da região norte do país.
E assim, você finalmente vai poder se identificar com a música da Joelma, grande cantora paraense e tomar um tacacá.
Aproveite as dicas do CyberCook, para essas e outras viagens gastronômicas por esse incrível Brasil, sem precisar sair do conforto da sua casa.
Bom apetite.