Categorias
Dicas

Strogonoff de Frango, a receita que tem até palácio próprio

O prato dos czares russos, o delicioso strogonoff, é uma das receitas mais amadas e populares que temos, afinal, com várias versões de preparo, dá para ir do simples ao rebuscado apenas variando alguns ingredientes.

Vem saber mais da rica história desse prato e também uma receita infalível para strogonoff de frango digno da realeza.

Boa leitura.

Strogonoff de Frango
Strogonoff de Frango

O palácio do strogonoff

O nome strogonoff já é uma abrasileiração do original Stroganov, que não era um prato mas sim um sobrenome de uma família nobre da Rússia, antes da revolução popular.

A família Stroganov, proeminente que eram, se interessavam por luxos variados, como cultura, artes plásticas e claro, a alta gastronomia.

Mas segundo conta a história por trás do prato em si, a criação não teve a intenção de ser requintada, pelo contrário, foi uma saída criativa para que o nobre da família Stroganov pudesse comer carnes.

Acontece que na época, devido a um problema de dor de dente, o Conde Grigory Stroganov estava com dificuldade de mastigar, e para não ficar sem seu adorado bife, o cozinheiro do palácio teve a brilhante ideia de cortar a carne em fatias, colocar um molho e outros temperos, facilitando a vida do patrão.

Daí para frente o prato caiu no gosto da família Stroganov e foi se espalhando pela Europa e depois pelo mundo, sofrendo adaptações naturais devido às diferenças de ingredientes de cada região.

Uma curiosidade: hoje em dia o palácio dos Stroganov é um museu nacional que pode ser visitado e ainda servem lá o strogonoff tradicional, mantendo a cultura em torno do prato.

Se um dia estiver a passeio em São Petersburgo, vá ao palácio de Stroganov experimentar o prato original, mas por ora, que tal fazer um delicioso strogonoff de frango ai mesmo na sua casa?

Receita de strogonoff

Ingredientes

  • Molho de tomate 200 gramas
  • Cebola 1 unidade
  • Alho 2 dentes
  • Creme de Leite 1 lata
  • Peito de Frango 600 gramas
  • Óleo de soja 2 colheres (sopa)
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-Reino Branca a gosto
  • Champignon em conserva 100 gramas

Como fazer strogonoff

  1. Primeiro corte o frango em cubinhos.
  2. Em uma panela média, coloque o óleo, o alho e a cebola e espere dourar.
  3. Depois coloque o frango e o sal e a pimenta a gosto, aqueça até o ponto de fritura.
  4. Mexa bem e tampe meia panela para que crie água, espere.
  5. Sumir a água e começar a fritura.
  6. Quando o frango já estiver dourado, acrescente o molho de tomate e o champignon.
  7. Depois coloque a lata de creme de leite e mexa até espalhar, com a mesma lata encha de água.
  8. Mexa mais uma vez até misturar e deixe levantar fervura.

O strogonoff está pronto para ser servido, e aí basta um arroz soltinho feito na hora e uma batata palha para dar crocância.

Aproveite para conhecer as variações ótimas desta mesma receita:

Strogonoff Vegano de Couve-Flor
Strogonoff Vegano de Couve-Flor

Receitas dignas da realeza

Antigamente a alta gastronomia era algo reservado apenas para os nobres, como os Stroganov, então o surgimento de novas receitas que ficaram famosas instantaneamente vinham dos cozinheiros dos grandes palácios.

Seja por um gosto estranho do nobre ou por uma necessidade específica, era assim que os chefs adaptavam e criavam novos pratos.

Hoje em dia o acesso a receitas está mais democrático, nós mesmo aqui do CyberCook estamos sempre trazendo preparos dos mais simples até os mais requintados, pois com acesso, todo mundo pode ter uma refeição digna da realeza.

A rainha Elizabeth II da Inglaterra, por exemplo, gosta de comer, no café da manhã, simplesmente cereais. Isso mesmo, aqueles açucarados, os famosos sucrilhos. Ainda, segundo o chefe do palácio de Buckingham, às vezes a monarca inglesa come os puros, sem nem botar leite, ou seja, é gente como a gente no fim das contas.

Brincadeiras à parte, essa é apenas uma informação para notarmos como a cozinha é democrática, e hoje em dias de diferenças sociais não precisam ser motivo para nós nos privarmos de comer bem. Dá para ser econômico e ainda assim preparar pratos gostosos e bastante saudáveis, sem precisar recorrer aos ultraprocessados.

Comida de verdade é a melhor comida, e o strogonoff de frango é um belo exemplo de uma receita simples, econômica e saborosa, que rende bem então vale a pena ser preparada em várias ocasiões.

Carne, frango, camarão ou vegano, tem strogonoff para todos

Vamos entender o que caracteriza um strogonoff aos moldes mais populares: um tipo de proteína, molho, cogumelo e batata palha, este último não tinha na receita original lá do conde Stroganov, mas convenhamos que é uma adição que combina bem demais com o prato.

Por essa lógica acima, não tem problema fazer strogonoff com frango ou camarão, pois ainda haverá ali uma proteína com molho. Os mais puristas irão defender a ideia de que o verdadeiro tem que ser feito de filé mignon, flambado no conhaque, com molho feito de mostarda importada e cogumelos finos, mas a grande verdade é que a cozinha tem que ser inclusiva, e no fim a base do prato é o que mais importa.

Simplificando grosseiramente, você só precisa de uma proteína, um molho e os cogumelos, os pilares da receita. Com essa base, você se permite inovar e criar versões próprias do prato que vão ficar tão gostosas quanto.

Strogonoff de frango é uma opção econômica e deliciosa, a versão com camarão e leite de coco, traz novos sabores ao paladar, e se quisermos ser ainda mais inclusivos, já temos até versões com couve flor para veganos e sem lactose para alérgicos e intolerantes.

Enfim, note como uma única receita que surgiu extremamente restrita, reservada apenas a um único conde de uma nobre família russa, hoje pode estar acessível a todos, por meio de adaptações que respeitam as bases do prato e ainda oferecem novas experiências de sabor.

Faça este strogonoff de frango na sua casa e nos conte como foi a experiência.