Categorias
Dicas

Pavê de morango: a sobremesa que é harmonia pura

O pavê tradicional é uma sobremesa bem presente na vida dos brasileiros, mas as suas versões incrementadas são a forma que o doce brilha de verdade.

Por isso, escolhemos para hoje um pavê de morango cremoso e bem recheado que vai te surpreender.

Boa leitura.

Pavê de Morango

Uma frutinha poderosa

O morango é uma das frutas mais populares que existem, tanto que até na indústria alimentícia e de cosméticos, os produtos “sabor morango” são os que mais vendem.

Na cozinha, a fruta pode ser utilizada em praticamente tudo, mas é na confeitaria que seu sabor silvestre se sobressai bastante.

Além do sabor, o morango também tem muitos nutrientes únicos que fazem muito bem ao nosso sistema imunológico. Rica em antioxidantes, antocianinas e ácido elágico, a fruta combate o envelhecimento da pele, previne doenças cardiovasculares, melhora a capacidade mental e ajuda no combate a inflamações.

Ou seja, estamos diante de uma frutinha bastante poderosa que merece fazer parte da nossa alimentação diária, e com essa receita de pavê de morango, já pode estar na sua próxima sobremesa.

Receita de pavê de morango

Escolhemos a receita tradicional, com biscoito champagne, pois esse combina perfeitamente com o sabor mais ácido do morango.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Biscoito Champanhe 1 pacote
  • Leite condensado 1 lata
  • Creme de Leite 1 caixinha
  • Leite 1 lata
  • Gema de ovo 2 unidades
  • Farinha de trigo 1 colher (sopa)
  • Morango 2 xícaras (chá)
  • Essência de baunilha 1 colher (chá)

Como fazer pavê de morango

  1. Em uma panela, coloque o leite moça, o leite (reserve um pouco para dissolver o trigo), as gemas peneiradas levemente batidas, a baunilha, e a farinha misturada no leite reservado.
  2. Mexa até engrossar (engrossou em 15 minutinhos, mas não pode parar de mexer).
  3. Desligue o fogo e junte o creme de leite com o soro.
  4. Se necessário, bata o creme no liquidificador para desmanchar possíveis bolinhas que se formam no creme.
  5. Em um refratário, coloque na seguinte ordem: uma camada de bolacha (passe as bolachas no leite com açúcar rapidamente), uma camada de morangos picados, metade do creme.
  6. Repita as camadas terminando com o creme.
  7. Decore a seu gosto, com morango e chantilly.
Pavê de Morango

Aproveite também para conhecer as versões mais inusitadas para usar o morango:

Usos inusitados do morango

Como sabemos, o sabor e o aroma do morango, são dos mais agradáveis, tanto que por isso que até na indústria cosmética temos batons e creme com esse sabor. Até brinquedos para crianças usam o perfume da fruta pois sabem que agradam o olfato das crianças.

Agora, a fruta em si, também pode ter usos mais inusitados na cozinha, além do pavê que já é bastante conhecido, separamos outros usos interessantes para você empregar o morango nas suas refeições.

Coxinha de Leite Ninho com Morango

Coxinha de Leite Ninho com Morango

Uma ótima entradinha, um ótimo docinho para festas ou mesmo um snack para você saborear depois de um dia cansativo, essa coxinha de morango vai te surpreender.

A massa é semelhante a do beijinho e o ideal é usar morangos menores, pois a ideia é envolvê-los por completo.

Na hora de servir, uma dica é passar creme de avelã que fica espetacular.

Consulte a receita agora mesmo

Risoto da Paixão

Risoto da Paixão

Para o prato do almoço, temos um risoto que não só é delicioso mas também fica lindo ao servir.

O morango empresta sua acidez para o caldo e ainda dá um sabor único para o arroz, fazendo esse ser um dos risotos mais aromáticos e saborosos que você irá experimentar.

Consulte a receita agora mesmo

Galette de Morango

Galette de Morango

Para fechar uma sobremesa bem diferentona, um galette de morango crocante e bem recheado.

Essa massa lembra a textura de uma massa podre, e o recheio deve incorporar bem o morango e o chocolate para realçar bem os sabores.

Consulte a receita agora mesmo

As melhores harmonias

Já ficou claro que o morango tem um sabor muito distinto, que é fácil da gente reconhecer na primeira mordida de um prato que leva a fruta.

Por ter um nível de acidez interessante, algumas combinações funcionam muito melhor, como morango e chocolate que formam bolos incríveis, porém quando o assunto são bolos, morango com leite ninho tem que ser a sua escolha, pois ambos criam a harmonia perfeita de dulçor e acidez.

O pavê da nossa receita de hoje também não fica muito atrás não é a dica final é deixar o morango do recheio bem pedaçudo, assim a cada colherada você sente a textura e o sabor único da fruta.

Prepare essa delícia e nos conte o que achou.