Categorias
Dicas

Falso bacalhau: porque merluza e tilápia são as melhores opções?

Fazer uma falso bacalhau, em eventos especiais como páscoa e natal são pontos altos da cozinha do brasileiro. É quando os principais pratos (mais chiques e cheios de emoção) são feitos e as famílias e amigos se reúnem para comer e se divertir juntos. Para alguns ingredientes essas são também as épocas de aparecer e serem consumidos. O mais famoso de todos eles é o bacalhau, um peixe único e que por isso também costuma ser caro, cujas receitas são muito tradicionais e deliciosas.

Agora, você sabe porque essas receitas fazem tanto sentido e são tão adoradas por todo esse tempo? Toda receita tem seu equilíbrio e quando os ingredientes dela fazem sentido com o momento da cultura na qual ela surge, então ela se torna tradicional.

Para exemplificar: na época em que surgiram as receitas de bacalhau, Portugal conseguia esse peixe super fresco e barato, então toda a população comia e com isso novas ideias surgiam. Hoje, no Brasil, a história é parecida, mas com outros peixes que podem substituir o tradicional e fazer um falso bacalhau delicioso: a tilápia e a merluza.

A gente explica melhor:

falso bacalhau

Receita de Falso Bacalhau

Ingredientes

  1. Merluza (ou Tilápia) 1/2 quilo
  2. Pimenta Dedo-de-Moça a gosto
  3. Alho 2 dentes
  4. Sal a gosto

Montagem

  • Cebola 1 unidade
  • Alho 6 dentes
  • Pimentão Verde 1 unidade
  • Pimentão Vermelho 1 unidade
  • Pimenta Dedo-de-Moça a gosto
  • Batata 3 unidades
  • Merluza 1/2 quilo
  • Azeitona verde 12 unidades
  • Alho 6 dentes
  • Azeite 1/2 xícara (chá)
  • Vinho Branco 1/2 xícara (chá)
  • Salsinha a gosto
  • Ovo 2 unidades

Modo de preparo

  1. Para temperar os filés de merluza (ou tilápia), tempere os filés cortados com a pimenta, o alho amassado e o sal.
  2. Num refratário de 20 cm x 27 cm x 7 cm de altura, faça as seguintes camadas: cebola cortada em rodelas, dentes de alho laminados, metade das rodelas de pimentão verde e vermelho, pimenta em tiras, metade das batatas e o peixe. Tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino.
  3. Repita a montagem em cima dos filés de peixe e adicione as azeitonas verdes e alhos inteiros
  4. Regue com 1/2 xícara (chá) de azeite e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco e finalize com salsinha picada.
  5. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por mais ou menos 50 min. Decore com ovos cozidos cortados em rodelas.
  6. Sirva com arroz branco e salada verde.

Falso bacalhau: porquê tilápia e merluza?

O falso bacalhau funciona com outros peixes também, mas existe uma ótima argumentação em favor da merluza e da tilápia que faz com que a grande maior parte das substituições do bacalhau sejam feitas com esses dois peixinhos:

  • Argumento nº 1: São mais baratos. Esse é óbvio e vale por si só, até porque a principal motivação de quem busca a falsa bacalhoada é o preço ou porque não gosta de bacalhau.
  • Argumento nº 2: São mais frescos. O Brasil é o maior produtor de tilápia do mundo e por isso mesmo tem esse peixe fresco a qualquer momento. Claro que parte da graça do bacalhau é a dessalga por ele não ser fresco, mas a regra é sempre válida: quanto mais fresco o peixe, melhor.
  • Argumento nº 3: A textura é parecida. Como são peixes brancos, mas não tão sensíveis (como um linguado, por exemplo) é mais tranquilo fazer esses dois no forno sem que eles desmanchem e vire uma grande maçaroca.
  • Argumento nº4: O sabor é neutro. Tanto a tilápia quanto a merluza são peixes de sabor neutro e leve, o que faz com que qualquer acompanhamento participe bastante do sabor e ajude a criar a complexidade de aromas do falso bacalhau.

Receitas com tilápia e merluza

Ceviche de tilápia

Ceviche de tilápia

O ceviche é um ótimo prato para aproveitar o frescor da tilápia e também para servir na sua páscoa ou natal. É uma entrada deliciosa, diferente e que abre o apetite para os pratos que vem depois por ser um preparo cítrico. Mas lembre-se, como o peixe é cru, é essencial que esteja bem fresquinho!

Veja a receita

Filé de tilápia assado no molho de requeijão

Filé de tilápia assado no molho de requeijão
Filé de tilápia assado no molho de requeijão

Os ingredientes usados nesta receita custam por volta de 26 reais, muito pouco para um prato que rende, é uma delícia e fica lindo na mesa por conta do queijo borbulhante e gratinado por cima. Que tal usar o precinho da tilápia para fazer desse aqui um tradicional?

Veja a receita

Bolinho de tilápia com molho siciliano

Bolinho de tilápia com molho siciliano
Bolinho de tilápia com molho siciliano

Não adianta só receitas para peixe fresco se no mercado mais perto de você não tiver esse ingrediente sem ser congelado. Ou então você já escolheu outra receita para fazer com a sua tilápia fresquinha. Esse bolinho é a solução para os dois problemas! Sem desperdício e preocupação na hora de comprar!

Veja a receita

Fricassê de merluza

Fricassê de merluza
Fricassê de merluza

O fricassê é um clássico francês super delicado, então que tal uma versão com merluza? É um prato para ser servido em travessa, ou seja, um prato de encontros em família! Claro, toda a cremosidade com o sabor leve do peixe e a batata palha por cima ficam uma delícia juntos. Vale a pena testar!

Veja a receita

Caldeirada de merluza

Caldeirada de merluza
Caldeirada de merluza

Principalmente na páscoa, os frutos do mar também aparecem com força (com menção honrosa ao camarão) e por isso uma caldeirada de merluza que aproveite desses ingredientes super valorizados é um prato super especial para sua família!

Veja a receita

Ninguém precisa gastar muito para fazer um almoço de páscoa ou ceia de natal especiais, o importante é a união, a diversão e a comilança!