Categorias
Dicas

Ervas Finas: Saiba como usar e conheça os benefícios

Quem já viu alguns desses reality shows culinários como Master Chef, Hells Kitchen e Mestre do Sabor, sabe a importância dos temperos para o sucesso dos pratos, e normalmente vemos por lá várias ervas finas que nem fazemos ideia de quais são ou como usar.

Por isso, hoje vamos explicar mais sobre os benefícios e também onde harmonizar as ervas frescas em pratos variados.

Boa leitura.

Intensidade e variedade

Algumas ervas estão mais presentes na cozinha do dia a dia, como cebolinha, salsinha, orégano e alecrim, e em geral essas opções já são o suficiente para fazer a maioria dos pratos básicos.

Porém, quando a gente se aprofunda na variedade de ervas finas e nas combinações possíveis, abre-se um novo caminho de sabor encantadora.

Uma das mais intensas é o coentro, que divide opiniões, pois é amplamente usada no norte e nordeste e totalmente impopular no sudeste e sul, no entanto, é uma das ervas que mais oferecem sabor aos pratos, ainda que usada aos poucos para que o paladar se acostume.

Outra erva fina muito usada na gastronomia italiana, por exemplo, é o manjericão que tem aroma inacreditável de bom e combina tanto com salgados quanto com doces.

Algumas versões são ainda mais finas, como as ervas de Provence, utilizadas na cozinha francesa, como tomilho, manjerona, alfazema, alecrim e louro, sendo essas duas últimas mais comuns por aqui também.

O uso ideal para as ervas finas é o mais frescas possível pois elas oxidam muito rápido, então uma dica é que você tenha uma horta de ervas em casa. Pode ser as do tipo vertical, que não ocupam muito espaço e você pode plantar em vasinhos todo tipo de ervas e colher só na hora de usar, aproveitando assim todo o frescor desses temperos.

Harmonizando ervas nos pratos

Todas essas ervas que mencionamos são temperos ótimos para vários pratos, porém tem algumas harmonizações que são mais agradáveis ao paladar e propiciam receitas incríveis que você precisa experimentar.

Confira a nossa seleção de pratos com ervas finas:

Salmão Keta Selvagem

Salmão Keta Selvagem

Essa versão é tipo uma moqueca porém mais refrescante, com postas grossas de salmão e tempero bem intenso.

O gengibre é outro componente importante da receita que dá um sabor pungente ao prato e para finalizar e dar o frescor, abuse de coentro e cebolinha verde.

Veja a receita completa

Roseville Tea Sandwich

Roseville Tea Sandwich

Um sanduba inglês simples e delicioso, que leva cream cheese, salmão, alcaparras, pepinos e raiz forte.

A erva fina escolhida para coroar esse prato é o dill, também chamado de endro, que é uma erva com sabor mega intenso que vai combinar com a raiz-forte e com o salmão também.

Veja a receita completa

Coxa e Sobrecoxa de Peru à Romana

Coxa e Sobrecoxa de Peru à Romana

Essa é uma ótima opção para fazer peru de fim de ano, pois as coxas e sobrecoxas são bem suculentas e com esse tempero à romana que é simplesmente delicioso.

A erva indicada para esse prato é a sálvia, com folhas aromáticas e que deixam os caldos bem saborosos.

Veja a receita completa

Bolinho de Salmão Defumado

Bolinho de Salmão Defumado

Fechando com um delicioso bolinho de salmão defumado, bem crocante e com muita especiaria para trazer aromas e sabores incríveis.

O estragão em pó é mais concentrado, por isso use com parcimônia para que ele realce mas não roube os sabores.

Veja a receita completa