Para ter uma opção de sobremesa ou mesmo de lembrancinha para os seus convidados nas festas de fim de ano, o cupcake natalino decorado à caráter, é a sua escolha.
Faça essa massa fofinha e saborosa e deixe a criatividade solta para fazer as coberturas mais inusitadas para seus cupcakes.
Boa leitura.
Muffin é cupcake?
Ambos são bolinhos muito apreciados nos Estados Unidos e também no Reino Unido, justamente por serem opções práticas para um lanche, que se come com as mãos mesmo, a qualquer momento do dia.
Em geral, as diferenças entre o muffin e o cupcake podem ser vistas de cara no visual, já que normalmente o cupcake vem com as coberturas em glacê cheias de decorações variadas.
Sendo assim, podemos assumir que o muffin seja um cupcake sem cobertura, certo?
Não exatamente, porque na verdade o muffin tem mais a característica de ser um bolinho recheado, enquanto o cupcake tenta emular um bolo completo em um tamanho reduzido.
Os ingredientes da massa, no entanto, diferem muito pouco, e há até confeiteiros que fazem o muffincake, que é uma espécie de muffin com as coberturas clássicas de cupcake.
Enfim, na cozinha não tem certo ou errado, pois desde que fique gostoso, aplicar a criatividade não só é encorajado como celebrado.
Receita de cupcake natalino
Para fazer seu cupcake natalino decorado, a base tem que ser uma massa bem neutra, mas fofinha para manter a estrutura e aguentar as coberturas variadas.
Acompanhe o passo a passo do cupcake, que na sequência tem uma dicas ótimas para cobertura.
Ingredientes
- Farinha de trigo 2 3/4 xícaras (chá)
- Manteiga 1 xícara (chá)
- Açúcar 2 xícaras (chá)
- Leite 1 xícara (chá)
- Fermento em Pó Químico Dr. Oetker 1 colher (sopa)
- Essência de Baunilha, Dr. Oetker 1 colher (chá)
- Ovo 4 unidades
Como fazer cupcake natalino
- Coloque a manteiga na batedeira e bata até ficar cremosa.
- Acrescente o açúcar aos poucos com a batedeira ligada até que fique uma mistura fofa.
- Acrescente os ovos um por um sem parar de bater.
- Tire a mistura da batedeira e acrescente a farinha peneirada, intercalando com o leite.
- Acrescente a essência de baunilha e por último o fermento.
- Misture levemente.
- Pré-aqueça o forno a 180° C.
- Coloque a massa nas formas.
- Asse por aproximadamente 20-25 min.
- Recheie e ponha a cobertura de natal que mais lhe agradar.
Mais receitas de cupcake
Frosting, Icing e os toppings clássicos de cupcake
Pelo nome é claro que o cupcake é uma receita de origem inglesa, mas que já tá bem adaptada a confeitaria brasileira, inclusive com versões recheadas com o nosso brigadeiro e outras com paçoca na cobertura.
E falando em cobertura, para entender as diferenças de algumas é importante trazer dois termos usados nos EUA, que são frosting e icing.
O frosting seria algo equivalente ao nosso glacê porém um pouco mais denso e textura mais firme, por isso é o que é mais utilizado para cobrir bolos pois é mais fácil de modelar em vários formatos. A principal diferença do frosting para nosso glacê, é que nos Estados Unidos eles acrescentam o sour cream, que é um tipo de creme de leite mais azedo.
Já o icing nada mais é do que nosso bom e velho chantilly, com a textura mais aerada, por isso é usada principalmente em decorações de bolos e principalmente dos cupcakes.
A principal diferença de cobrir seu cupcake com frosting ou com icing, é que a primeira aguenta mais tempo fora da geladeira, enquanto a segunda não.
Portanto, seja com glacê ou chantilly, nossa recomendação é cobrir seus cupcakes com temas natalinos. Pode ser nas cores, nos confeitos ou até servir na bandeja em formatos clássicos, o que vale é ter uma delícia dessas para presentear seus convidados e tornar seu natal ainda mais memorável.
Boas festas.