Categorias
Dicas

As 7 maravilhas da Sopa de Lentilha

A lentilha é uma das leguminosas mais nutritivas que há, pena que normalmente só aparece nas festas de fim de ano, mas só porque você ainda não viu essa sopa, que vai te fazer querer dar mais espaço para essa belezinha.

Aproveite para saber os principais benefícios e também como harmonizar a lentilha com outros pratos maravilhosos.

Boa leitura.

Sopa de lentilha
Sopa de lentilha

Os benefícios da lentilha

A lentilha é um alimento muito rico em vitaminas e minerais, e seus benefícios para o corpo são muitos, como diminuição do colesterol, desintoxicar o organismo e até prevenir a anemia. Isso, é claro, contando com a inserção desse ingrediente na dieta cotidiana, não adianta comer uma vez na virada de ano e achar que vai se beneficiar.

Por isso é importante ter no seu cartel variações práticas e gostosas para usar a lentilha e revezar com o feijão nas refeições diárias.

Para exemplificar, vamos mostrar 7 benefícios comprovados do consumo equilibrado e frequente de lentilhas:

  1. Diminui o colesterol, pois possui fibras insolúveis que diminuem a absorção de gordura pelo organismo
  2. Desintoxica o organismo regulando o intestino, absorvendo e eliminando toxinas.
  3. Ameniza os efeitos da TPM pois contém lignanas, substância que age de forma parecida com os hormônios femininos como os estrogênios, aliviando os sintomas do período pré menstrual.
  4. Auxilia no combate a diabetes, por ser um carboidrato que tem bastante fibras na composição, faz com que o açúcar não aumente no sangue.
  5. Tratamento eficiente para anemia, uma vez que é rico em ferro, ideal principalmente para vegetarianos que precisam de doses maiores deste mineral.
  6. Previne o desenvolvimento de câncer, porque além de possuir muitas fibras que ajudam na redução do risco de câncer de cólon, também possui antioxidantes que protegem as células.
  7. Fortalece os ossos, pois também contém bastante cálcio e isoflavonas que auxiliam na produção de hormônios importantes para saúde óssea.

Estas 7 maravilhas benéficas da lentilha são apenas no âmbito da saúde, pois deixamos para falar da oitava agora, que é o sabor.

É uma leguminosa com uma textura única e serve para vários pratos. Nessa sopa de lentilhas você vai ter o melhor da cremosidade com o sabor dos temperos que criam um prato de dar água na boca.

Ingredientes

  • Cebola 1 unidade
  • Sal 1 pitada
  • Óleo de soja 1 colher (sopa)
  • Batata 2 unidades
  • Cenoura 1 unidade
  • Alho 2 dentes
  • Pimenta-do-Reino Preta 1 pitada
  • Lentilha 300 gramas
  • Água 1 litro

Como fazer

  1. Em uma panela de pressão coloque o óleo e doure a cebola e o alho.
  2. Junte a lentilha, as batatas, a cenoura e a água e cozinhe por 30 minutos depois que começar a chiar.
  3. Passado esse tempo, abra a panela e bata metade da sopa no liquidificador para deixá-la mais cremosa.
  4. Tempere com sal e pimenta e já está pronto!

Primeiramente te mostramos essa que é a sopa mais simplificada, porém a lentilha combina com outros componentes, então você pode turbinar com essas receitas logo abaixo:

Parceiros perfeitos para lentilha

Assim como arroz e feijão combinam perfeitamente, a lentilha também é uma ótima opção para agregar nas suas refeições. Por ter um gosto mais neutro, é ideal para incrementar com outros ingredientes para realçar os sabores dos pratos.

Por isso, acompanhe a seguir três opções de pratos que harmonizam bem com a sopa de ervilha que você acabou de aprender.

Arroz com Lentilha e Sardinha

Arroz com Lentilha e Sardinha
Arroz com Lentilha e Sardinha

Para aproveitar a lentilha que sobrou da sopa esse arroz é a opção ideal.

Agregando ainda a sardinha, você tem em mãos um prato saboroso e bem nutritivo, praticamente uma refeição completa.

Experimente esse arroz com lentilha e sardinha e nos conte o que achou.

Ver a receita completa

Tabule

Tabule
Tabule

As lentilhas são bastante consumidas no Oriente Médio, então um acompanhamento que harmoniza bem demais é o tabule.

Essa salada muito consumida na cultura árabe leva trigo para kibe, bastante ervas e especiarias e pode ser uma ótima entrada para preparar para o prato principal.

Ver a receita completa

Vieras Grelhadas com Espuma de Coco

Vieras Grelhadas com Espuma de Coco
Vieras Grelhadas com Espuma de Coco

Para finalizar um preparo rebuscado com frutos do mar.

As vieiras são muito consumidas no mediterrâneo, então combinam bem com as lentilhas, principalmente uma salada bem suculenta.

O leite de coco nesse prato realça bem todos os sabores e use o vinho para encorpar ainda mais o molho.

Ver a receita completa

Tenha sorte com a lentilha o ano todo

Não é só no dia de ano novo que você pode consumir lentilha para ter sorte e prosperidade, pois com todos esse benefícios, é ideal ter na sua dieta o ano todo.

Faça essa sopa de lentilhas bem suculenta e exalando aromas dos temperos, que vai fazer você se sentir muito sortudo de experimentar algo tão saboroso.

Enfim, aumente suas opções de leguminosas, tanto para variar nas refeições, quanto para se beneficiar dos variados nutrientes de cada uma delas.

Venha para o CyberCook conhecer mais receitas nutritivas, econômicas e muito saborosas para ampliar o seu cardápio e fugir dos ultraprocessados.

Bom apetite.