Categorias
Dicas

Aqui você faz o patê de alho perfeito

Por que você quer fazer patê de alho? Vai receber alguém em casa e quer uma receita simples e deliciosa para servir ao lado de torradinhas e não ter tanto trabalho? Ou então vai fazer um churrasco e quer caprichar na cremosidade das carnes e pães de alho? Ah, é só um bom tempero para receitas com peixes? Pode ser também!

O patê de alho é essa receita simples, feita com um dos ingredientes mais saborosos da sua cozinha e que tem várias aplicações diferentes, indo desde um patê até um tempero. Então se você veio aqui por um desses três motivos ou tem o seu próprio, dá uma olhada nessas variações e dicas para um belíssimo patê de alho.

O que você encontra nessa matéria

Pate de Alho

Como fazer patê de alho?

Como a maior parte dos patês, o de alho é muito simples: basicamente bata tudo no liquidificador. A dica aqui é pensar que seu patê é uma maionese e colocar o óleo em fio com o liquidificador aberto enquanto a massa bate.

Essa parte é importante porque você controla o ponto do seu patê, deixa ele bem lisinho e pode ir experimentando aos poucos também para acertar o tempero.

Porque patê de alho desanda?

Exatamente porque a gordura foi colocada sem cuidado. A textura do seu patê depende da reação entre o leite e o óleo, assim como o ovo e o óleo na maionese. Se utilizar a técnica do óleo em fio não tem porque dar errado!

Uma opção é colocar algumas gotas de limão, já que a acidez ajuda a chegar no ponto, mas sempre prestando atenção!

Como engrossar patê de alho?

Se o patê de alho está ficando muito ralo, ou seu objetivo é ter um patê mais grosso, você pode engrossar de duas maneiras:

Amido de milho ou roux: tome cuidado porque esses métodos podem empelotar. Então dissolva bem em leite antes de acrescentar e fique bem atento ao ponto.

Cebola: um ingrediente que combina muito com o alho e não afeta tanto o sabor é a cebola. Se você picar bem pequena a cebola, ela pode ajudar na sensação de “grossura” sem muito trabalho ou grandes riscos!

Meu patê de alho ficou ardido, o que fazer?

Para prevenir é só garantir que todos os ingredientes estejam frescos e seguir a proporção da receita. Não tem segredo. Agora, se já ficou ardido e seus ingredientes estavam frescos, então provavelmente é porque tem mais alho do que leite e óleo. Vá adicionando até equilibrar, sempre lembrando de tomar cuidado para não desandar.

Deu tudo errado? Não se desespere, tudo tem solução! Nesse vídeo a gente te ensina a recuperar maionese que desandou, e funciona também para o patê de alho!

Como consertar a maionese que desandou

Variações práticas, econômicas e para churrasco

Patê de alho prático e econômico

Essas aqui são as versões mais simples, que não precisam do óleo para dar ponto. A receita é com iogurte, maionese ou ricota também!

Pasta de alho no pão para churrasco

Pasta de alho no pão para churrasco
Pasta de alho no pão para churrasco

Enfim a versão para fazer seu pão de alho caseiro, fugir do industrializado e caprichar no sabor!

Veja a receita

Receita de patê de alho

Ingredientes

  • Sal a gosto
  • 1 copo de leite
  • 3 dentes de alho grandes
  • Óleo de soja até dar o ponto a gosto

Como Fazer

  1. Bata no liquidificador todos os ingredientes exceto o óleo, depois experimente o sal, em seguida vá colocando o óleo até endurecer, para este tanto de leite vai aproximadamente meio litro de óleo, fica muito bom e bem cremoso, quanto mais óleo mais ele endurece, pode diminuir o leite caso queira menos molho.
  2. Para não ficar muito forte, coloque apenas 1 dente de alho.

Veja mais matérias sobre patês para montar uma bela mesa de happy hour!