Categorias
Dicas

Aprenda a fazer mousse de limão de todas as formas!

É muito gostoso quando o doce tem um azedinho, e é por isso que os doces com limão são tão queridos. Torta, bolo, pavê e, claro, a mousse de hoje, todos são doces que feitos com limão são deliciosos por combinarem o azedinho com o açúcar.

Rápida, simples e requintada (quando servido em uma bela tacinha), a mousse de limão é uma ótima sobremesa porque o limão tahiti tá sempre na cesta! E o melhor, se você quiser deixar a receita ainda mais completa e turbinada, pode também fazer essa mousse de limão trufado!

Se deu vontade de fazer mousse de limão em 40 minutos, dá uma olhada no que essa matéria traz:

Mousse de Limão

Como fazer mousse de limão

A mousse pode ser feita de várias formas e com vários ingredientes, mas a ideia é a mesma: bater até colocar bastante ar na massa e fazer crescer essa sobremesa que deve ser aerada e bem leve na hora de comer.

A receita clássica criada na França usa as claras em neve para dar a textura certa, enquanto a receita de hoje traz o creme de leite para fazer essa função.

Porque a mousse de limão fica amarga?

Quando você usa as raspas de limão, pode ser que na hora de ralar você tenha ralado um pouco da parte branca da casca, que é amarga. Quase todas as frutas cítricas vão ser assim, então tome cuidado e dê preferência para raladores pequenos, próprios para frutas.

O que fazer quando a mousse de limão desandou?

Primeiro, alguns motivos que fazem sua mousse desandar:

  • Bowl sujo: se a sua receita é com clara de ovo, bater em um bowl sujo ou molhado vai impedir que o ponto dê certo.
  • Bater pouco: outro problema é bater pouco. A sugestão é bater em batedeira, mas se for na mão, esteja pronto!
  • Muito ácido: principalmente no caso do creme de leite, se você colocar muito suco de limão (ou qualquer que seja o cítrico), você pode talhar o leite e desandar a receita. Atenha-se às quantidades.

Agora, o que fazer se isso já aconteceu? A melhor dica é voltar para a batedeira e bater até dar o ponto. Se o caso for o do limão, então equilibre os ingredientes de novo, na mesma proporção e aí sim leve para a batedeira.

Tendo essa base, é só escolher o sabor e misturar na massa aerada. Nosso mousse de limão usa o suco da fruta, mas existem outras formas.

Mousse de limão com gelatina

Outra forma de facilitar sua mousse é usar a gelatina. Com ela você consegue uma textura menos aerada, mas muito saborosa, mais econômica e simples. Dá uma olhada nessa nossa receita para ver como fazer.

Veja como fazer mousse de limão com gelatina

Receita de mousse de limão trufado

Ingredientes

  • 2 latas de creme de leite
  • 2 latas de leite condensado
  • 5 unidades de limão

Cobertura

  • 1 unidade de chocolate meio amargo em barra
  • 1 pacote de biscoito wafer sabor chocolate
  • 1 lata de creme de leite

Como Fazer

  1. Em um liquidificador bata o leite condensado, o creme de leite e o suco dos limões por 3 minutos.
  2. Coloque em uma travessa e reserve.

Cobertura

  1. Derreta o chocolate em banho-maria e depois coloque o creme de leite. Misture bem.
  2. Coloque essa cobertura em cima do mousse com cuidado para não misturar. Ele tem que ficar por cima. Pegue o wafer coberto com chocolate e pique por cima.
  3. Leve ao freezer para gelar por 3 horas.
Mousse de limão

Veja mais matérias sobre todos os tipos de mousse