Os patês são formas criativas e simples de fazer aperitivos que vão bem em várias ocasiões. Já a sardinha é um tipo de peixe que custa pouco, então a combinação de ambos gera uma receita que todos devemos ter na manga para usar em várias ocasiões.
Portanto, hoje você aprende a fazer um simples e delicioso patê de sardinha, para seus aperitivos e até para sanduíches.
Boa leitura.
Origem francesa
Historicamente falando, o patê surgiu mesmo no Egito antigo, mas de uma forma bem mais rústica, pois na época apenas amassavam o fígado de pato para servir como uma refeição mesmo, e com o passar do tempo, outras culturas foram adaptando a receita.
Quando chegou à França, foi que este ganhou as características que amamos até hoje, por isso podemos dizer que o patê moderno é sim um prato francês.
A diferença principal entre o rústico egípcio e o patê francês, é que o segundo agregou técnicas de cozimento e tempero para dar ainda mais sabor ao prato e expandir seu preparo para vários outros ingredientes além do fígado de pato da receita primária.
Inclusive com a sardinha, que é a escolhida do dia para nossa receita sensacional de patê.
Ingredientes
- Sardinha 1 lata
- Cebola 1 unidade
- Alho 1 dente
- Creme de Leite 1 lata
- Sal a gosto
- Cheiro-verde a gosto
Como fazer patê de sardinha
- Amasse as sardinhas com um garfo.
- Junte os demais ingredientes e misture bem.
- Leve à geladeira por 1 hora.
- Sirva com torradas e biscoitos.
Viu que maravilha? Em poucos passos você tem um patê delicioso e que rende várias porções. Daí é só armazenar na geladeira e comer quando quiser.
Essa praticidade vem da sardinha, um ingrediente que custa pouco e é sempre bom ter na dispensa, não só para o patê mas para essas outras receitas simples e gostosas que você vai amar:
Tem patê “pátodos”
Os primeiros patês de fígado de pato talvez não fossem algo que agradasse a todos os paladares, por isso a contribuição francesa para essa receita mudou os paradigmas e proporcionou variações incríveis do prato.
O patê de sardinha é um dessas opções simples, fáceis e gostosas, porém você pode fazer patê com vários outros ingredientes que fica tão bom quanto, confira.
Patê de Tomate
Iniciando com esse patê super leve, à base de vegetais, onde a cremosidade do tomate rouba a cena.
A ricota é uma bela adição ao prato para dar sabor, mas se quiser utilizar um queijo de amêndoas, pode ter um patê 100% vegano.
Patê de 4 Queijos
Falando em queijos, é isso que não falta nesta versão.
Um patê super cremoso, com os melhores queijos não tem como dar errado, lembre-se de caprichar nos temperos para realçar todos os sabores e coma essa delícia com uma bela torradinha ou até num sanduíche. Vai ficar incrível.
Patê de Frango
Enfim, para combinar com o de sardinha, mais uma opção barata para ter no repertório.
O patê de frango é uma ótima receita para ter na mesa de aperitivos de uma festa, junto com o de sardinha, pois ambos são simples de fazer, baratos e deliciosos, vale a pena experimentar.
Então, nossos agradecimentos aos franceses que aprimoraram esse preparo, que agora pode estar nos seus encontros de amigos e famílias abrilhantando a mesa dos aperitivos.
Uma última dica: sanduíches de pão francês com esse patê de sardinha, ficam uma delícia que as crianças mais exigentes vão amar, experimente fazer em casa para o lanche.
Bom apetite.