O bolinho de arroz é um campeão de audiência, todo mundo gosta porque é muito simples de fazer, fica uma delícia com aquela carga enorme de queijo e ainda por cima te ajuda a reaproveitar aquele arroz de fundo de geladeira que não tem muito futuro. Por isso, como temos muitas matérias sobre essa receita, hoje a ideia é contar um pouco mais sobre a história por trás do bolinho de arroz e, claro, te trazer uma receita para fazer enquanto lê!
Antes de mais nada, já garanta que tem arroz na geladeira, prepare-se para a receita e senta porque lá vem história!
De onde vem o bolinho de arroz?
É a mesma historinha de sempre: não dá para ter certeza e tem muita gente querendo a autoria para si. Esse bolinho, por incrível que pareça, não é uma receita brasileira. Pelo menos não na história, porque os bolinhos de arroz dos bares e restaurantes brasileiros você não encontra em nenhum outro lugar do mundo!
Na verdade, a autoria é dividida entre os japoneses e os italianos, mas é mais provável que tenha sido no japão mesmo. Por lá, os samurais comiam o oniguiri, um bolinho de arroz recheado e com uma alga por fora que eles levavam dentro de bambus para não estragarem. Existia também o mochi, a versão mais gelatinosa e doce do bolinho de arroz japonês. Isso tudo aconteceu entre os séculos IX e XII, e é por isso que não dá para creditar aos Italianos, que só foram criar o risoto por volta do século XI, só depois apareceria o arancini.
Como fazer bolinho de arroz na airfryer
Ingredientes
- Arroz cozido 2 xícaras (chá)
- Queijo Ralado 1 xícara (chá)
- Ovo 2 unidades
- Farinha de trigo 1 xícara (chá)
- Pimenta-do-Reino Preta a gosto
- Orégano a gosto
- Salsinha 2 colheres (sopa)
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes e faça bolinhas utilizando uma colher de sopa como medida.
- Leve à fritadeira por 15 a 20 minutos a 180º C.
O arroz você encontra na geladeira, mas todos os ingredientes você compra lá no Carrefour e recebe em casa!
Como rechear o bolinho de arroz?
Não só vamos te mostrar como rechear, mas também com o que rechear! Dá uma olhada nessas quatro receitas de bolinho de arroz e seus diferentes recheios:
Bolinho de arroz recheado de linguiça
Bolinho de arroz já é uma delícia no happy hour, mas esse aqui supera qualquer outro recheio! Você ainda pode variar a linguiça para ter muita variedade de sabor e sempre uma combinação maravilhosa com a sua bebida preferida. Se tiver uma pimentinha do lado, então, é puro sonho!
Bolinho de arroz com espinafre
O espinafre é outro recheio (mais parte da massa do que recheio, mas tudo bem) que fica muito gostoso, além de trazer um lado nutritivo bem interessante para a receita, principalmente se você tiver uma airfryer ou fizer no forno! Vale a pena experimentar.
Bolinho de arroz com queijo minas
Assim como a linguiça, o recheio com queijo minas é maravilhoso por um simples motivo: o queijo é uma delícia! E olha que também tem muita variedade, principalmente os feitos na serra da canastra, que são diferenciadíssimos! Pesquisar sobre os queijos da região é divertido por si só, mas usar na receita é outros 500!
Bolinho de arroz recheado com frango
E essa aqui então, que é o puro suco do aproveitamento de ingrediente da sua geladeira? Arroz lá no fundo, frango que foi descongelado e não comeram tudo, um pouco de tempero, farinha e queijo: bolinho perfeito, barato e que serve de lanche, entrada e até no almoço!
Ficou com vontade de fazer bolinho de arroz por aí? Compartilhe suas receitas com a gente!