Um país enorme, com diversas culturas, costumes, sotaques e, claro, comidas. Não é estranho chegar em uma cidade diferente e se deparar com outros nomes para alguns tipos de comidas brasileiras, dos mais comuns, como a tangerina, que pode ser bergamota, laranja-cravo, pocan ou mexerica até a salsicha, que é conhecida como vina, em Curitiba!
Um país dividido em vinte e sete estados, não é de se surpreender a quantidade de nomes que uma mesma comida pode ter e para evitar tanta confusão, o CyberCook separou algumas nomenclaturas para você não ser pego de surpresa quando viajar!
Abóbora – Foi para o Nordeste e viu pratos com “Jerimum” no nome? Não se assuste, é só um prato com abóbora na receita!
Mandioca – A mandioca tem diversos nomes. No Nordeste você encontra como mandioca mesmo ou macaxeira, mas no Rio de Janeiro você pode escolher como chamar: macaxeira, aipim, castelinha e uaipi!
Pão Francês – Conhecido como cacetinho no Rio Grande do Sul e na Bahia, o pão francês também pode ser chamado de pão de sal, pão de trigo e média.
Geladinho – Viajou no verão, foi para o Rio de Janeiro e ouviu alguém vendendo um sacolé? Ou foi para Goiás e te ofereceram um laranjinha. O geladinho tem vários nomes, incluindo din-din e chup-chup!
Molho Campanha – Domingo chegou, um bom churrasco já está sendo feito, vamos preparar os acompanhamentos: arroz, salada de batatas, farofa e… vinagrete! No Nordeste o molho campanha é conhecido como vinagrete, mas em outros estados o nome é assim também!
Brigadeiro – Por mais que pareça estranho, o nome do brigadeiro não é unânime. No Rio Grande do Sul o doce é chamado de Negrinho. E o beijinho é conhecido como Branquinho.
Mungunzá – Tão polêmico quanto biscoito e bolacha, o mungunzá é uma comida típica brasileira e pode ser chamado de canjica branca, fora do Nordeste. E a canjica do Nordeste pode ser encontrada como canjica amarela em outros estados.
Fruta-do-conde – Você pode encontrar também como pinha ou atã se for no Nordeste!
Com tantos nomes, só com essa lista pra todo mundo se entender! Mas agora não precisa mais se preocupar ao chegar em um outro estado, ok?!