Categorias
Cardápios

Chinês ou japonês? Bom mesmo é esse Yakisoba caseiro

Sempre que pensamos em comida asiática os macarrões surgem à mente, mas especificamente o yakisoba, acompanhado de bastante legumes, molho e carnes, é realmente um prato que tem uma personalidade oriental muito marcada.

Hoje vamos falar sobre ele, suas origens, variações, e claro, trazer uma receita bem prática para você fazer yakisoba em casa.

Origem chinesa ou japonesa?

Essa é uma controvérsia muito discutida pelos amantes de comida asiática, que alegam que restaurante japonês não deveria servir yakisoba por se tratar de um prato originário da China, mas na realidade não é bem assim.

Primeiramente que na cozinha os pratos são incorporados por outras culturas e acabam ganhando uma identificação maior com outro país que não o de sua origem. Um ótimo exemplo disso é a pizza, cuja a Itália tem a fama de produzir as melhores do mundo, porém sua invenção data do antigo Egito. Mesma coisa para a macarronada, que surgiu na China, mas também foi com os italianos que ganhou maior identificação.

Chinês ou japonês? Bom mesmo é esse Yakisoba caseiro

Então, para acabar com essa disputa, o que sabemos sobre o yakisoba é que sim, o prato surgiu em território chinês, e foi exportado para o Japão no início do século XIX, quando bairros chineses passaram a ser presentes em cidades japonesas, como na costa de Yokohama. Sendo assim, podemos dizer que é um prato originado na China, muito consumido e já incorporado à cultura do Japão, assim acaba-se com as brigas em torno do assunto.

Independentemente da origem histórica, o que interessa é que agora pode ser feito na sua casa, seguindo essa receita maravilhosa aqui do CyberCook, confira:

Ingredientes

  • 50 gr de repolho
  • 50 gr de brócolis
  • 50 gr de cenoura
  • 250 gr de espaguete
  • 100 gr de patinho em tirinhas
  • 1 colher (sobremesa) de amido de milho diluído em 50 ml de água
  • 1/4 xícara (chá) de shoyu
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sobremesa) de óleo de soja

Como Fazer

  1. Tempere a carne com um pouco de pimenta-do-reino e sal.
  2. Cozinhe o macarrão de acordo com o tempo indicado na embalagem.
  3. Depois de pronto, frite-o por dois minutos em um pouco de óleo, escorra e reserve.
  4. Para o molho, refogue a carne rapidamente e reserve.
  5. Na mesma panela refogue os legumes em um pouco de óleo, colocando os mais duros primeiro. Acrescente 1 xícara de água e deixe cozinhar um pouco.
  6. Retorne a carne reservada, acrescente o shoyu, corrija o sal e a pimenta-do-reino.
  7. Acrescente o amido de milho e, quando engrossar, desligue o fogo.
  8. Coloque o molho sobre o macarrão e sirva.

E assim está pronto seu yakisoba caseiro, com bastante legumes e muito sabor. É uma receita bem inclusiva, por isso vamos deixar opções para você variar no preparo:

Lamen (ramen) o tipo verdadeiramente japonês

O yakisoba como vimos é de origem chinesa, mas no Japão também há uma tradição de preparo de massas com molho e muito recheio, e a mais famosa delas com certeza é o lamen, ou ramen como é na pronúncia local.

A diferença do lamen para o yakisoba está principalmente nos componentes, pois o primeiro é mais semelhante a uma sopa, e utiliza um tipo de macarrão diferente com massa mais espessa, além de levar carnes variadas e frutos do mar no molho.

Uma curiosidade é que o macarrão instantâneo, ou miojo como conhecemos, é uma massa pré cozida e frita, que foi criada logo após a Segunda Guerra, onde o derrotado Japão sofria com a crescente fome pelo país Assim o macarrão instantâneo que era produzido em escala industrial podia ser transportado por longos períodos sem estragar e tinha um preparo fácil, permitiu que muitas pessoas fossem alimentadas nesse período difícil do país.

Inclusive, numa enquete popular, o macarrão instantâneo foi eleito a invenção mais importante do século XX no Japão, ganhando do karaokê que é uma febre nacional por lá.

E para você aproveitar esse clima, separamos 4 receitas ótimas de massas tipicamente japonesas para você preparar em casa:

Concluindo, tanto o yakisoba quanto o lamen são alimentos deliciosos, que apesar de sua criação oriental, já ganharam o mundo e são consumidos em todos os países, afinal juntam a praticidade com um sabor inigualável.

Agora é sua vez de fazer um yakisoba caseiro e depois compartilhar as suas experiências com a gente.

Bon appetit, ou melhor, em bom japonês, itadakimasu!