Receita de origem indígena e com muita identificação com as festas juninas do interior do país, o bolo de mandioca é uma daquelas delícias das quais quase não se fala.
Aqui não deixamos ninguém de fora, então vamos falar mais sobre a história dessa delícia e trazer a receita para você fazer um bolo de arrasar.
Boa leitura.
A lenda da mandioca
Segundo a lenda indígena, uma mulher tupi teve um bebezinho, uma linda e saudável indiazinha chamada Mani. A criança diferente das demais, tinha a pele bem branquinha, o que a destacava mas também era cheia de vida e contagiava toda tribo com sua alegria.
Certo dia, Mani ficou muito doente, o que devastou a moral de toda tribo. O pajé foi chamado e após muitos rituais não foi possível salvar a índia, que veio a falecer.
Na tradição tupi, os corpos eram enterrados nas ocas da família, e com Mani isso foi seguido. Os pais da indiazinha regaram o local onde ela foi enterrada com água e também muitas lágrimas, pois a tristeza da perda era enorme.
Alguns dias depois, começou a nascer na oca uma planta de raiz marrom por fora e bem branquinha por dentro, assim como a pele da menina, e a partir daí, a planta ganhou o nome de Maniva, em homenagem à garota.
A raiz recebeu o nome de Mani Oca, que com o tempo se tornou a mandioca como conhecemos.
Essa é uma lenda muito bonita e tradicional das tribos nativas do Brasil, e a mandioca é muito consumida, com várias receitas icônicas, como o bolo que você verá a seguir.
Receita de bolo de mandioca
Esse bolo de mandioca fica com a massa consistente e bem gostosa, com uma textura única:
Ingredientes
- Ovo 3 unidades
- Leite 1 xícara (chá)
- Sal 1 pitada
- Coco ralado 1 pacote
- Leite de Coco 200 mililitros
- Manteiga 100 gramas
- Açúcar 3 xícaras (chá)
- Mandioca 1 quilo
Como fazer bolo mandioca
- Descasque o aipim, lave-o sob água corrente e rale, usando um ralador grosso.
- No liquidificador, coloque o aipim, o leite, os ovos, o leite de coco e a manteiga.
- Bata tudo em velocidade média por 1 minuto.
- Acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal e bata mais um pouco.
- Despeje o creme em uma forma redonda e coloque a massa no forno pré aquecido a 200 graus por 35 minutos ou até que colocando o palito ele saia limpo.
- O tempo de forno vai variar, além do tipo de forno, também conforme a forma que você usar. Em uma forma de buraco, que fica mais alta, pode levar até o dobro do tempo.
- Pronto!
Tente bater a massa em 2 vezes, colocando metade dos ingredientes de cada vez, pois fica bem grande. O bolo fica na consistência de um pudim de pão menos cremoso, mas fica realmente uma delícia.
Se tiver um processador de alimentos que tenha ralador, use-o, vai poupar bastante trabalho.
Se quiser turbinar o seu bolo, aproveite essas variações abaixo:
Mandioca na sessão de sobremesas
Mandioca frita e crocante, chips, cozida e até na farinha fazem parte do nosso cotidiano, o que vemos com pouca frequência é a raiz participando de doces e sobremesas.
Quando bem utilizada, rende receitas doces incríveis como o bolo de mandioca, e nas regiões norte e nordeste, o pessoal sabe bem usar o ingrediente para fazer sobremesas incríveis, confira algumas:
Bombocado de Mandioca
O bombocado é tradicionalmente esse bolo que combina o chocolate e o coco, mas nessa receita tem o adicional da mandioca na massa que muda tudo.
A textura do bombocado fica incrível e a combinação de mandioca com coco dá um sabor todo especial.
O chocolate dispensa comentários, né, funciona sempre.
Pé de Moleque do Nordeste
O pé de moleque nordestino tem essa particularidade de ter a massa de mandioca e invés do amendoim, leva castanha do Pará.
O sabor é bem diferente do pé de moleque tradicional, porém é espetacular. A erva doce e o cravo da índia aguçam ainda mais as sensações do paladar.
Pudim de Mandioca
Uma das vantagens de usar a mandioca para massas de bolos e doces, é que ele agrega uma textura bem mais consistente, então fazer um pudim com essa raiz é perfeito.
O processo é semelhante ao de um pudim de leite condensado, adicionando a mandioca ralada e nessa receita uma boa porção de parmesão ralado, acredite, deixa esse pudim simplesmente delicioso.
Experimente e nos conte o que achou desse preparo.
A mandioca é um ingrediente muito identificado com a cultura nativa e também com a cena caipira do Brasil, por isso deve ser valorizada e também por toda versatilidade de preparo que esta proporciona.
Bom apetite.