Mais uma delicia de origem francesa para gente aprender os truques e um pouquinho das curiosidades envolvendo o prato.
O escolhido da vez é o fricassê, normalmente feito com frango, mas que pode se beneficiar de adaptações sem mexer na base da receita.
Boa leitura.
Vai ou não vai ovo?
Existe uma certa discussão em torno de como preparar um legítimo fricassê, pois na tradicional receita francesa, registrada inclusive no dicionário da Real Academia Española, tem que ter um molho branco engrossado com ovo e limão, porém em outros países, incluindo Brasil, não usam esse ingrediente.
O que podemos dizer de fato, é que fricassê tem mais a ver com a forma de cortar a carne em pedaços pequenos e aplicar o molho branco, tanto que por vezes vemos a denominação no início, como em fricassê de frango, mas também pode aparecer no final como em almôndegas de fricassé, legumes à fricassê e por aí vai.
Na prática, na nossa culinária, chamamos de fricassê o que seria um guisado com molho branco, então ter ou não o ovo, não tem tanta relevância assim no fim das contas.
Receita de fricassê
A nossa receita de fricassê é simples, com foco em trazer uma densidade e um sabor intenso ao molho.
Então separe os ingredientes e venha preparar essa delícia:
Ingredientes
- Peito de Frango 600 gramas
- Óleo de soja 2 colheres (sopa)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-Reino Branca a gosto
- Cebola 1 unidade
- Alho 2 dentes
- Molho de tomate 2 colheres (sopa)
- Milho em conserva 1 lata
- Creme de Leite 1 lata
- Batata palha 100 gramas
- Mussarela 200 gramas
Como fazer fricassê
- Bata no liquidificador o milho e o creme de leite. Reserve.
- Em uma panela com óleo refogue o alho e a cebola.
- Tempere com sal, pimenta e molho de tomate.
- Misture o creme e o frango e acerte o sal e a pimenta.
- Coloque a mistura em uma assadeira, cubra com mussarela e espalhe a batata palha por cima.
- Leve ao forno por 20 – 30 minutos a 180ºC.
Como já mencionado, fricassê tem mais a ver como o modo de fatiar a carne, então não é só de frango que temos a receita, separamos mais 4 opções para você variar o cardápio:
Simplificados pela fama
Alguns pratos que surgiram na cozinha da realeza se tornaram tão famosos e tão populares que ultrapassaram as barreiras das castas sociais.
Essas receitas estão cada vez mais acessíveis graças a criatividade de cozinheiros que se aventuraram para tentar replicar pratos que apenas reis e rainhas comiam, em versões bem mais simples.
Separamos alguns pratos que faziam parte dos banquetes da nobreza antigamente, mas hoje podem ser feitos na cozinha da sua casa.
Caesar Salad
A caesar salad também chamada de Salada Cesar, já no seu nome leva a alcunha do imperador da Roma antiga, o que mostra como esse prato é identificado com a realeza.
Em grandes restaurantes pelo mundo, a caesar salad é uma entrada sofisticada e muito elegante, tenho um representante famoso servido no hotel mais caro de Las Vegas.
Contudo, a receita caiu nas graças do povo e com poucas adaptações é possível fazer uma caesar salada em casa, siga a nossa receita e tenha uma entrada rebuscada de forma simples.
Veja a receita de Caesar Salad
Strogonoff
Outro prato que também foi batizado em homenagem à nobreza, mas desta vez da Rússia. Nos primórdios russos, o strogonoff tinha um preparo muito sofisticado, com etapas de flambagem da carne e molhos complexos.
Foi com a popularidade da receita e a criatividade dos cozinheiros que foi possível simplificar, mas ainda sim ter um resultado delicioso.
A nossa receita de strogonoff é perfeita para fazer em casa, deixando bem cremosa, e como bons brasileiros, tem que ter aquela batata palha para dar a crocância necessária ao prato.
Filé ao Molho Madeira
Em buffets de festas de casamento ou debutante, o filé ao molho madeira sempre marca presença, mas a origem desse prato foi nas cozinhas da realeza de Portugal.
O molho que dá nome ao prato era feito com vinho madeira, produzido na Ilha de mesmo nome em Portugal, e isso era o que dava todo o tom de exuberância ao prato que era servido na corte.
Aqui no Brasil, as adaptações foram inevitáveis, então a receita foi sendo simplificada e ficando mais acessível, podendo ser preparada com vinhos tintos mais básicos e fáceis de encontrar.
Veja a receita de Filé ao Molho Madeira
Tudo isso só nos mostra que na cozinha toda receita pode ser preparada, adaptada e até aprimorada, com técnicas simples que só vão demandar criatividade e ousadia do cozinheiro.
O fricassê, mesmo com a polêmica se vai ovo ou não, fica delicioso, e no fim, rebuscados ou simples, o que queremos com um prato é comer bem, rodeado de pessoas queridas.
Então, faça essas receitas da melhor forma de conseguir, adaptando ou não, pois o resultado vai ser sempre positivo.
Bom apetite.