Tire as crianças da sala, pois hoje falaremos de uma receita que tem a fama de apimentar as relações.
Estamos falando do caldo de piranha, iguaria amazonense cheia de sabor, que tem em volta do seu preparo essas histórias no mínimo curiosas.
Vem saber mais e aprender a receita do caldo de piranha.
Boa leitura.
Um afrodisíaco para apimentar a relação
Os nativos da região da bacia amazônica chamam o caldo de piranha de “viagra dos rios” pois dizem que é um prato com efeitos afrodisíacos poderosíssimos.
Não só isso, há lendas em torno do prato que fala até de milagres como curar uma ressaca brava após uma noitada de folia.
Bom, não podemos atestar muito das afirmações quanto aos efeitos milagrosos e lascivos da receita, o que podemos dizer com certeza é que o caldo de piranha é delicioso, tem um sabor intenso do peixe, com uma picância vinda da pimenta do reino que aguça o paladar e fica ainda melhor acrescentando a farinha de mandioca antes de comer.
Receita de caldo de piranha
Essa é uma daquelas receitas para fazer de caldeirada, então é de reunir a família para todo mundo mandar ver nesse delicioso caldo cheio de raízes da cultura indígena brasileira.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Piranha 12 unidades
- Alho 4 dentes
- Sal a gosto
- Pimenta-do-Reino Preta a gosto
- Limão 2 unidades
- Óleo de soja 1/2 xícara (chá)
- Cebola 2 unidades
- Tomate 4 unidades
- Coentro 3 colheres (sopa)
- Cebolinha Verde 2 colheres (sopa)
Como fazer caldo de piranha
- Limpe as piranhas e corte em pedaços grandes.
- Tempere com o alho, sal, pimenta-do-reino e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 1 hora.
- Aqueça o óleo (reserve 2 colheres de sopa) e frite o peixe até dourar.
- Cubra com água fervente e cozinhe até ficar macio ( cerca de 30 minutos).
- Retire do fogo e coe o caldo.
- Desfie o peixe cozido, retirando todas as espinhas.
- Coloque no liquidificador o peixe desfiado e o caldo do cozimento coado. Bata até ficar homogêneo.
- Em uma panela, coloque as 2 colheres de sopa de óleo reservadas, a cebola, o tomate e refogue bem.
- Acrescente o peixe batido, o coentro e a cebolinha-verde.
- Sirva bem quente.
É importante falar com um fornecedor de confiança para utilizar o peixe mais fresco possível e dentro da safra, pois isso garante o sabor e sucesso da receita.
Temos outras opções que a carne de piranha cai muito bem, confira:
Os caldos mais intensos
A vantagem dos caldos de peixe, principalmente os oriundos da região norte e nordeste, é que proporcionam sempre uma explosão de sabores, pois os temperos utilizados têm essa característica intensa e os peixes utilizados absorvem muito bem essas especiarias.
Além do caldo de piranha temos outros caldos tradicionais brasileiros, que conseguem entregar um sabor delicioso e bastante intenso, daqueles que aquece o coração e deixa o estômago satisfeito.
Preparamos algumas dessas receitas tradicionais para você experimentar.
Caldo de Camarão
O caldo de camarão é um receita ótima não apenas por ser incrivelmente saborosa, mas também por ser uma maneira de aproveitar a cabeça e as cascas do camarão.
Então se você fez um bobó por exemplo, reserve as cabeças e cascas e utilize nesse caldo que você não irá se arrepender.
Consulte a receita de Caldo de Camarão
Caldo de Mocotó
Falamos lá no início dos efeitos “cura ressaca” do caldo de piranha, e podemos dizer que o caldo de mocotó tem a mesma fama, tanto que é prato presente no cardápio de vários botecos pelo Brasil.
O mocotó é rico em tutano, que além de nutritivo é muito saboroso, com um textura única, e quando aplicados nesse caldo, libera também o colágeno, que dá mais uma camada de sabor.
Experimente esse caldo de mocotó e nos conte o que achou.
Consulte a receita de Caldo de Mocotó
Caldo de Peixe com Camarão e Leite de Coco
Por último, um caldo que traz tudo de bom que já falamos hoje, pois leva peixe, leva camarão e também todos os temperos que realçam os sabores, compondo um caldo encorpado e saboroso.
O leite de coco também dá mais uma camada de sabor, e o limão entra para equilibrar o prato, fazendo a festa para seu paladar.
Aproveite os últimos dias de inverno, para quando baixar a temperatura você pegar uma dessas receitas e fazer um caldo quentinho para saborear.
E se for a dois, vá no caldo de piranha, até porque, se é afrodisíaco ou não, não custa tentar, rs.
Bom apetite.