A Páscoa está chegando e você que tem criança na família sabe que a meninada fica super animada pensando em todos os chocolates que vão ganhar. Sejam seus filhos, sobrinhos, primos e até vizinhos, sempre tem alguma criancinha perto de você ansiosa para ganhar um delicioso ovo de páscoa.
Agora é sua chance de surpreender e colocá-las para fazer o próprio ovo de páscoa caseiro para as crianças e rechear com o que cada uma mais gostar.
Também teremos opções para quem tem restrições ou não quer deixar a criançada comer bombas de açúcar.
Fique até o fim para as dicas maravilhosas de sempre.
Boa leitura!
Qualidade antes de quantidade
É difícil controlar o ímpeto das crianças que às vezes devoram um ovo inteiro na hora, então é interessante pensar em fugir dos ovos de páscoa industrializados, cheios de gordura saturada e altos níveis de açúcar.
Para isso, uma opção viável é fazer ovos de páscoa para as crianças aí mesmo na sua casa, escolhendo chocolates de qualidade, com baixo teor de açúcar e também preparar recheios com ingredientes de boa procedência, sem prejudicá-las com os industrializados cheios de fórmulas desconhecidas.
Outra dicaé fazer ovos menores, de 250g e também os de colher, pois estes trazem uma saciedade maior e você pode utilizar menos açúcar industrial e aproveitar mais o doce dos recheios, ou adoçar com opções mais saudáveis como xilitol por exemplo.
Abuse da criatividade
Comece despertando a sua criatividade conferindo abaixo ótimas receitas de ovo de páscoa caseiro para fazer para as crianças:
- Ovo de Páscoa Ferrero Rocher
- Ovo de Páscoa de Colher com Confetes
- Bolo Ovo de Páscoa
- Ovo de Páscoa de Unicórnio
- Como Fazer Ovo de Páscoa
Chocolate nobre ou fracionado
Você já deve ter ouvido falar que para fugir do processo de temperagem do chocolate para fazer ovo de páscoa, você poderia optar por usar o fracionado, mais simples de trabalhar e basta derrete-lo para colocar na forma.
Porém, não queremos te desanimar, mas é preciso dizer que o tal chocolate fracionado não é chocolate de verdade. Trata-se na realidade de uma cobertura sabor chocolate feita com adição de bastante gordura vegetal.
Sabe aquela sensação de morder um chocolate e sentir um gosto de manteiga ou mesmo de parafina? Então, provavelmente é devido ao fato de ser um chocolate fracionado. É justamente essa adição de gordura vegetal que faz com que derreta e endureça mais rápido, porém traz esse gosto parafinado que não é agradável.
Confira no nosso canal
Lembrando que o chocolate fracionado não é nenhum vilão, ele só deve ser utilizado nas receitas corretas, como cobertura de algum bombom ou para casquinha de uma trufa, assim será um complemento para outros sabores e texturas e não o astro principal.
Para os ovos de páscoa, opte pelos chocolates nobres, vale a pena o investimento. A nossa dica é que você use algo como 70% cacau, pois é mais amargo e você pode equilibrar o sabor com recheios mais doces, e assim vai ter uma sensação mais equilibrada ao paladar com esse contraste de sabores, e não vai ficar mal com as crianças.
Se quiser impressionar ainda mais a criançada da sua família, temos um post com dicas de decorações diferentonas para você aplicar, confira clicando aqui.
E enfim, para as crianças com alguma restrição alimentar, ou mesmo se você está preocupado com consumo de muito açúcar, temos duas ótimas opções. A primeira é o ovo de páscoa sem lactose, para quem tem intolerância poder comer sem preocupação. Segundo, é o ovo de páscoa sem açúcar, ideal para quem está de dieta ou apenas tentando não exagerar nos doces, mesmo nessa época onde o chocolate é abundante.
No mais, pense que o doce pode ser extraído das frutas que vão no recheio, agradando o paladar sem prejudicar a saúde.
Faça o ovo de páscoa caseiro para as crianças, solte a criatividade para decorar, com granulados, confeitos, bolinhas de chocolate, M&M ‘s, enfim, tudo para tornar a páscoa dos seus familiares inesquecível.
Ah depois nos mande fotos para publicarmos, vamos adorar ver suas obras de páscoa.