É difícil achar quem não goste de um bom purê de batata, inclusive até no cachorro quente que fica bom demais, e quem discorda é porque ainda não experimentou essa iguaria paulista.
E de fato para ter um purê lisinho para acompanhar suas refeições ou rechear seu dogão, algumas dicas vão te ajudar a chegar na consistência perfeita.
Boa leitura.
Conserte seu purê
Um dos problemas que os cozinheiros amadores enfrentam é o purê de bata empelotado, e aí não tem muito o que fazer, não é mesmo?
Na verdade tem sim, é possível pegar até a receita mais cheia de caroço e transformar em um purê de textura aveludada.
Basicamente, se seu purê está muito grudento ou encaroçado, é porque usou um tipo de batata muito cerosa, ou seja, com menos amido. Nesse caso, o jeito para salvar e fazer um novo purê é com menos batatas e de preferência das que tenham mais amido, como a do tipo yacon, misturar bem ao que ficou grudento.
Dessa forma a batata com mais amido vai aos poucos incorporando a empelotada e vai soltando mais o seu purê, deixando a consistência mais cremosa e aveludada.
Outro ponto de atenção é ir colocando o leite e o creme de leite aos poucos nesse preparo, para que você consiga controlar a textura e corrigir com mais leite, se for o caso.
Há também quem acrescente uma pitada de maisena ao purê para dar a consistência, porém nesse caso é bom ter cuidado tanto para não ter amido demais e deixar a receita gelatinosa.
Receita de purê de batata
Como dissemos, é ideal usar batatas com mais amido, como a yacon, mas se não tiver, use a que encontrar e vá observando bem para dar o ponto desejado.
Chega de papo e vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Batata 1 quilo
- Leite 1/2 copo
- Manteiga 3 colheres (sopa)
- Sal a gosto
- Creme de Leite 2 colheres (sopa)
- Queijo Ralado 1 colher (sopa)
Como fazer purê de batata
- Pegue uma panela, coloque as batatas descascadas, cubra com água e acrescente sal.
- Deixe ferver, até que estejam macias. Escorra a água.
- Pegue uma vasilha funda e vá colocando as batatas espremidas.
- Nessa mesma vasilha junte a manteiga, o sal, o queijo ralado, o leite e o creme de leite.
- Mexa bem com o auxílio de um garfo, até que o purê fique na consistência desejada.
Mais receitas purê de batata
Incrementando o seu purê
Agora que você já sabe fazer um purê de batatas super lisinho (ou ao menos salvar o empelotado), pode passar para o passo seguinte e turbinar a sua receita para deixá-la ainda mais irresistível.
Começando devagar, a primeira sugestão é acrescentar um pouco de ervas frescas, para dar aroma ao preparo e aguçar os sabores. Cheiro verde é uma boa opção para começar a incrementar.
Agora, para ir para o modo turbo, não tem jeito, tem que trazer os queijos para jogo, e o parmesão é uma das melhores opções para o preparo. Vale testar também minas padrão ou até o gorgonzola, só se lembre de dosar as quantidades, pois o queijo se for muito forte pode roubar muito o sabor do prato e queremos um purê de batatas com queijo, não o contrário.
No mais, fique livre para usar a criatividade e aprimorar seu purê de batata, quem sabe pode transformá-lo num aligot, que vai combinar super bem.
Faça suas versões e mande para gente.
Bom apetite.