Categorias
Dicas

Aprenda a fazer o melhor molho sugo de todos

A cultura italiana é muito forte no Brasil, mas a culinária do país da bota conquistou o mundo todo com pratos deliciosos que rendem muito, são caprichados no queijo, e têm combinações infinitas. Mas um acompanhamento se destaca: o molho sugo. O famoso molho de tomate aparece em várias receitas italianas e é uma das bases mais importantes dessa culinária maravilhosa e tão valorizada mundo afora.

Se você ama uma boa lasanha, um espaguete, almôndegas ou polpettone, parmegiana e tantos outros pratos que levam molho vermelho, então você sabe o valor que tem o molho sugo.

Mesmo extremamente simples, um acompanhamento importante como esse não pode ser deixado de lado, então vamos à ele!

O que você encontra nessa matéria:

Molho ao Sugo
Molho Sugo

O que é molho ao sugo?

Molho ao sugo é o famoso molho vermelho ou de tomate. Simples, porém essencial para todos os momentos, é uma das principais bases da culinária italiana e é o mais consumido pelo brasileiro no dia a dia em almoços e jantares.

Qual a diferença entre molho sugo e pomodoro?

Molho ao sugo é o molho de tomate, mas molho pomodoro também é. E aí, italianos? Na verdade, o que diferencia um do outro é a textura, já que o molho sugo passa pela peneira e pelo processador, ficando bem lisinho (também chamado de passata). Em italiano, “sugo” é suco, normalmente para alimentos como o tomate.

Já o molho “al pomodoro” é o molho de tomate rústico, com o tomate picado grosseiramente, que vai muito bem em alguns pratos como parmegiana ou massas mais pesadas.

E a bolonhesa?

O bolonhesa pode ter tanto uma base de pomodoro quanto de sugo (mais comum que seja o sugo), e a diferença é que ele leva carne moída, ou mais tradicionalmente o ragú, que é um preparo específico também criado na Itália.

Dá uma olhada nessas receitas aqui para usar seu molho!

Como fazer molho ao sugo?

O molho ao sugo é muito simples, mas para ficar especial merece atenção. Para ficar bem lisinho você vai bater no liquidificador e passar na peneira antes de cozinhar com os temperos. Algumas dicas para ficar sensacional:

  • Tire as sementes: elas podem amargar ao serem batidas no liquidificador, além de não deixar tão lisinho quanto pode ficar.
  • Use tomate italiano: Molho de tomate fica muito melhor com tomate italiano, que é mais equilibrado nos seus sabores e mais fácil de pelar também.
  • Pele os tomates: para pelar os tomates a dica é fazer cortes em “x” nas extremidades do tomate e jogar na água fervente até que comece a descascar sozinho. Quando chegar nesse ponto, jogue rapidamente em uma bacia com água gelada e veja as peles saírem sozinhas!
  • Use manjericão à vontade: o manjericão é o tempero principal de qualquer molho sugo, mas lembre-se de tirá-los depois do molho pronto e servir com folhas frescas na mesa!

Receita de molho ao sugo

Ingredientes

  • 5 unidades de tomate sem pele e sem semente
  • 1 dente de alho
  • 6 folhas de manjericão fresco
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 pitada de açúcar
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 xícara (chá) de suco de tomate

Como Fazer

  1. Numa panela, coloque o azeite e deixe-o em fogo médio de 30 segundos a 1 minuto.
  2. Depois coloque o alho e mexa até dourar.
  3. Coloque os tomates (sem pele e sem semente) cortados em cubos pequenos e deixe refogar por 5 minutos.
  4. Coloque o suco de tomate.
  5. Tempere com sal a gosto e uma pitada de açúcar.
  6. Acrescente o orégano e deixe-o ferver por 15 a 20 minutos com a panela semi aberta e em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
  7. Quando ver que está no ponto, adicione o manjericão, desligue o fogo e tampe a panela e deixe quieto por uns 10 minutos.
Molho ao Sugo
Molho ao Sugo

Veja algumas matérias sobre receitas italianas para usar seu molho ao sugo!