A cultura italiana é muito forte no Brasil, mas a culinária do país da bota conquistou o mundo todo com pratos deliciosos que rendem muito, são caprichados no queijo, e têm combinações infinitas. Mas um acompanhamento se destaca: o molho sugo. O famoso molho de tomate aparece em várias receitas italianas e é uma das bases mais importantes dessa culinária maravilhosa e tão valorizada mundo afora.
Se você ama uma boa lasanha, um espaguete, almôndegas ou polpettone, parmegiana e tantos outros pratos que levam molho vermelho, então você sabe o valor que tem o molho sugo.
Mesmo extremamente simples, um acompanhamento importante como esse não pode ser deixado de lado, então vamos à ele!
O que você encontra nessa matéria:
O que é molho ao sugo?
Molho ao sugo é o famoso molho vermelho ou de tomate. Simples, porém essencial para todos os momentos, é uma das principais bases da culinária italiana e é o mais consumido pelo brasileiro no dia a dia em almoços e jantares.
Qual a diferença entre molho sugo e pomodoro?
Molho ao sugo é o molho de tomate, mas molho pomodoro também é. E aí, italianos? Na verdade, o que diferencia um do outro é a textura, já que o molho sugo passa pela peneira e pelo processador, ficando bem lisinho (também chamado de passata). Em italiano, “sugo” é suco, normalmente para alimentos como o tomate.
Já o molho “al pomodoro” é o molho de tomate rústico, com o tomate picado grosseiramente, que vai muito bem em alguns pratos como parmegiana ou massas mais pesadas.
E a bolonhesa?
O bolonhesa pode ter tanto uma base de pomodoro quanto de sugo (mais comum que seja o sugo), e a diferença é que ele leva carne moída, ou mais tradicionalmente o ragú, que é um preparo específico também criado na Itália.
Dá uma olhada nessas receitas aqui para usar seu molho!
Como fazer molho ao sugo?
O molho ao sugo é muito simples, mas para ficar especial merece atenção. Para ficar bem lisinho você vai bater no liquidificador e passar na peneira antes de cozinhar com os temperos. Algumas dicas para ficar sensacional:
- Tire as sementes: elas podem amargar ao serem batidas no liquidificador, além de não deixar tão lisinho quanto pode ficar.
- Use tomate italiano: Molho de tomate fica muito melhor com tomate italiano, que é mais equilibrado nos seus sabores e mais fácil de pelar também.
- Pele os tomates: para pelar os tomates a dica é fazer cortes em “x” nas extremidades do tomate e jogar na água fervente até que comece a descascar sozinho. Quando chegar nesse ponto, jogue rapidamente em uma bacia com água gelada e veja as peles saírem sozinhas!
- Use manjericão à vontade: o manjericão é o tempero principal de qualquer molho sugo, mas lembre-se de tirá-los depois do molho pronto e servir com folhas frescas na mesa!
Receita de molho ao sugo
Ingredientes
- 5 unidades de tomate sem pele e sem semente
- 1 dente de alho
- 6 folhas de manjericão fresco
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 pitada de açúcar
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 xícara (chá) de suco de tomate
Como Fazer
- Numa panela, coloque o azeite e deixe-o em fogo médio de 30 segundos a 1 minuto.
- Depois coloque o alho e mexa até dourar.
- Coloque os tomates (sem pele e sem semente) cortados em cubos pequenos e deixe refogar por 5 minutos.
- Coloque o suco de tomate.
- Tempere com sal a gosto e uma pitada de açúcar.
- Acrescente o orégano e deixe-o ferver por 15 a 20 minutos com a panela semi aberta e em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
- Quando ver que está no ponto, adicione o manjericão, desligue o fogo e tampe a panela e deixe quieto por uns 10 minutos.