Muitas receitas tem variações com nomes muito famosos, que dispensam qualquer apresentação. Você tem alguma dúvida sobre o que estamos falando quando a receita é arroz à grega, ou virado à paulista? Nomear as receitas é uma ótima representação cultural de como a mesma nasceu ou fez sucesso.
As receitas de Bacalhau, por exemplo, quando surgiram eram invenções sem nome e por todo seu sucesso acabaram pegando o nome de seus criadores e hoje nós sabemos o que é um Bacalhau à Brás ou Gomes de Sá. Assim também é com as receitas que levam nomes de países ou regiões, como a nossa estrela de hoje: a torta holandesa.
Você provavelmente tem a imagem desse doce na cabeça assim que lê seu nome, mas sabia que de holandesa ela não tem nada? É totalmente criada no Brasil! Se ficou curioso com essa surpresa deliciosa, então confira mais cinco receitas que também tem nome de outro país mas são brasileiras:
Torta holandesa, só que não
Se você usou leite condensado na receita, pode suspeitar que a receita seja brasileira! É sempre difícil rastrear as verdadeiras origens das receitas que fizeram muito sucesso, mas parece haver uma compreensão de que essa receita surgiu em um café em Campinas – SP, em 1991. Se for ver, é realmente uma sobremesa bem brasileira, com leite condensado e bolacha calipso.
Torta alemã, sem chance
Sejamos sinceros: sabendo que a torta holandesa não tinha nada de cultura dos Países Baixos, parece até uma piada de mal gosto colocar as bolachas no meio e não em volta da torta. E essa é a única diferença entre a holandesa e a alemã! Algum empreendedor deve ter visto o sucesso da torta campineira e decidiu copiar sem fazer igual!
Palha italiana, só faltava
De novo receita de doce com bolacha no meio? Mas quanta criatividade! De novo, se olharmos para a receita que é basicamente brigadeiro, a receita mais brasileira de todas, não tem como essa aqui ser italiana! Mas dessa vez a raiz existe no país da bota: por lá existe o salame de chocolate (ou salame al cioccolato), que é bem parecido. Aqui só ficou mais fácil de fazer!
Beirute, nunca
Essa pode ser mais surpreendente para alguns: O beirute também é uma criação totalmente brasileira! Ainda que o pão sírio seja de origem Libanesa, cuja capital é Beirute, foi algum brasileiro que transformou esse lanche em uma homenagem aos árabes! Você pode até deixar o seu mais árabe com os temperos certos ou usando kibe no recheio, mas rosbife no lanche é bem brasileiro!
À moda, mas do nosso jeito
Além dessas famosas que levam o nome de países ou cidades, existem também os pratos que são feitos “como em tal lugar”, como à bolonhesa, à parmigiana e etc. Porém, esses pratos têm muita mão de brasileiro na receita, ainda que a base seja mesmo de outros lugares. Dá uma olhada nas diferenças:
- Bife à parmigiana: não existe essa receita com carne ou frango na Itália, lá é só com berinjela!
- Pizza calabresa: a pizza calabresa parece falar da região da Calábria, também na Itália, mas na verdade o nome é só pela linguiça calabresa, que foi uma adaptação dos próprios italianos que vieram para cá.
- Pão Francês: esse pão é brasileiríssimo, mas mesmo que tenha ingredientes e processos ligeiramente diferentes, ainda tem uma base próxima da Baguete francesa original!
- Arroz à grega: essa é a única exceção dessa lista, porque não tem nada a ver com a Grécia! Pura criação brasileira!
- Americano: quem já comeu no balcão de alguma padaria ou lanchonete, no mínimo já viu o nome desse lanche escrito. O nome foi dado por conta do bacon e do ovo, que são comuns nos EUA, mas, no fim, é apenas um misto quente melhorado (e que hoje nem tem mais bacon!).
Qual dessas te surpreendeu mais? Tem mais alguma história inusitada?