Se você é do tipo que lembra mais do almoço do que dos ovos e do chocolate na Páscoa, então fevereiro vai chegando perto do fim e você já está pensando em peixes, maionese, massas e o que mais sua família fizer nessa reunião tão importante. Sobremesas surgem na lista também, mas nem sempre são as protagonistas.
Depois do bacalhau, o peixe que mais aparece é o salmão, bem característico e delicioso, colorido e relativamente fácil de fazer! Uns podem discordar dessa afirmação, outros já estão mais acostumados com esse peixe mais firme e rústico, que aceita inúmeros tipos de molhos, acompanhamentos e temperos. Por isso estamos aqui para unificar os dois grupos e mostrar que salmão pode ser muito fácil de fazer, sim, e render para a família toda nessa data tão especial com uma receita de salmão ao forno com batatas.
Receita de salmão ao forno com batatas
Ingredientes
- Sal 1 colher (café)
- Ervas Finas 1 colher (sopa)
- Cebola 1 unidade
- Batata 1/2 quilo
- Salmão 600 gramas
- Páprica doce 1 colher (café)
- Azeite extra virgem orgânico a gosto
Modo de preparo
- Tempere o salmão com: o sal, as ervas e a páprica. Deixe na geladeira por 1 hora.
- Unte um refratário com azeite. Faça uma camada com as batatas e a cebola.
- Polvilhe com sal.
- Acomode os filés de salmão sobre as batatas e as cebolas.
- Regue com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido.
- Deixe por cerca de 20 minutos para amolecer as batatas.
- Retire o papel alumínio, regue com mais azeite e deixe até dourar.
- Sirva em seguida.
Esse link te leva direto para a lista de compras com os ingredientes dessa receita!
Quer mais algumas ideias para variar no preparo do salmão? Que tal essas
- Salmão keta selvagem com molho de maracujá
- Salmão assado em redução de balsâmico
- Salmão defumado ao molho de iogurte e limão
Entenda o salmão para caprichar no preparo
Fazer o salmão é muito parecido com o preparo de outros peixes, mas em termos visuais é um pouco mais fácil. Como qualquer prato, você precisa usar todos os seus sentidos para entender os momentos do ingrediente e saber qual é o ponto certo para cada etapa. É se conectar de verdade!
Não ficou tão claro? A gente explica:
- Sempre que possível procure por postas largas de salmão, elas te dão mais tempo para observar e controlar o preparo do peixe. Se colocar na frigideira, certifique-se que o fogo é suficiente mas não forte a ponto de queimar a pele e não cozinhar o peixe.
Assim que você colocar, ele pode envergar um pouco, então você pode pressioná-lo contra a frigideira com bastante delicadeza, seja com a mão ou com uma espátula. Além disso, você deve olhar para a cor do salmão, que vai ficando branco aos poucos com o calor moderado.
Aqui você deve ouvir o frigir: se estalar, o fogo está bom para a pele. Se não estalar, como o som do ovo frito, você pode estar juntando muita gordura no seu salmão.
- Se a ideia é colocar no forno, pode demorar mais para se ter uma resposta do peixe sobre seu ponto. A cor aqui também aparece, porém mais uniforme e de uma maneira mais generalizada, de fora para dentro. Por isso, sempre considere que o fogo precisa atingir o ponto de fora e de dentro simultaneamente!
A cama de batata e cebola da nossa receita é perfeita para não deixar o peixe em contato direto com a assadeira e consequentemente o fogo, porém, mesmo assim ele pode ressecar.
Para isso, fazer uma marinada 12h antes ou regar com bastante azeite seu peixe na hora do forno são processos muitos válidos e que garantem a qualidade do seu preparo.
Se a Páscoa é um momento especial, então seu cuidado com a escolha, preparo e serviço dos ingredientes e pratos também merece ser! Capriche e homenageie a sua família com esse delicioso salmão ao forno com batatas!