Hoje a dica vem para dar uma incrementada nos seus assados de fim de ano, mais especificamente no pernil de porco, essa delícia presente na maioria das ceias brasileiras.
Usando vinho na sua marinada com os temperos certos, você terá uma receita incrível para surpreender a todos na sua celebração de fim de ano.
Boa leitura.
Harmonização entre vinho e marinadas
Uma boa marinada para carne suína precisa de uma dose de acidez para ajudar a dar maciez e também oferecer aquele ponto de suculência especial.
Usar o vinho nesse tipo de preparo é um passo em direção ao sucesso, porém saber o tipo certo é fundamental para conseguir o sabor que mais harmoniza com sua carne.
Para carnes vermelhas, aposte no vinho tinto, já para as carnes de aves, vinho branco casa perfeitamente. Idealmente o vinho seco é mais indicado pois não deixam o prato tão doce, mas quando o assunto é pernil de porco, um pouco de dulçor é muito bem vindo.
Aproveite para equilibrar bem com os temperos de seu gosto e tenha uma marinada com sabor único na sua ceia.
Receita de pernil de porco
O pernil de porco é uma peça grande, por isso o sucesso deste prato requer paciência e até o cozinheiro mais experiente pode se afobar e errar no ponto. Dedique seu tempo para fazer a marinada e deixe pelo menos 18 horas no molho e não se esqueça de regar a carne enquanto está no forno para garantir suculência e pele douradinha.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.
Ingredientes
- Pernil Suíno 1 unidade
- Cebola 1 unidade
- Cebolinha Verde a gosto
- Salsinha 1 maço
- Sal a gosto
- Vinho Tinto 1 1/2 copos
- Louro 3 folhas
- Tempero completo a gosto
Como fazer pernil de porco
- Na noite anterior, bata no liquidificador: a cebola, os molhos de cebolinha e a salsa, sal a gosto, o vinho e um pouco de água.
- Tire o excesso de gordura do pernil, sem exageros e faça furinhos com um garfo pequeno em todo o pernil.
- Coloque a carne dentro de uma vasilha, junte o tempero batido no liquidificador e as folhas de louro, feche bem e deixe na geladeira até o outro dia.
- Leve ao forno a 180ºC por cerca de 2 a 3h.
- De vez em quando, regue o pernil de porco com o tempero.
- Na última meia hora suba a temperatura para 230ºC e deixe dourar.
Mais receitas de pernil de porco
Toque de pururuca
Melhor do que um pernil de porco muito bem temperado e suculento, é um pernil de porco temperado, suculento e com a pele pururucada para completar a receita com muita crocância e o contraste perfeito.
A técnica é simples mas tem que ser executada com atenção para não falhar e para que não aconteçam acidentes, pois basicamente você irá derramar aos poucos óleo fervente sobre a pele do pernil. Duas xícaras são suficientes para pururucar um pernil de tamanho médio.
Fizemos recentemente um passo a passo detalhado para pururucar seu pernil, vale a pena conferir na íntegra.
Com essas dicas, seu pernil de natal tá garantido e com aquela pele à pururuca especial.
Bom apetite