Quem gosta de frutos do mar, principalmente camarão, vai adorar saber que a maior parte do sabor e dos nutrientes desse animal não está só na carne que comemos, assim como é com qualquer outro ingrediente! E é por isso que os caldos são tão importantes na culinária mundial!
Seja frango, carne vermelha, legumes, vegetais e até frutas, muitas das características estão nos ossos, cascas e outras partes que normalmente não comemos. O caldinho de camarão aproveita tudo o que as cascas, patas e cabeça do camarão tem a oferecer, inclusive alguns nutrientes que nem a carne tem!
Se você está pensando em fazer qualquer prato com camarão, já se prepara para as dicas de como fazer um caldinho de camarão!
Veja o que você encontra nessa matéria
Como fazer caldinho de camarão?
O caldinho de camarão é o caldo engrossado e temperado que vira um prato por si só ou pode ser também um acompanhamento. Enquanto o caldo você normalmente usa para temperar e cozinhar outros preparos, o caldinho é o passo seguinte que transforma o caldo em um prato delicioso!
Dá uma olhada na diferença entre caldos e sopas, para ficar ainda mais claro o que é nosso caldinho de camarão!
A dica de preparo do caldinho é usar as casca e cabeça no refogado, antes mesmo de colocar a água, para dar cor e sabor e caprichar nos temperos que combinem com peixes e frutos do mar, como coentro, pimenta e cominho.
Como engrossar o caldinho de camarão?
As técnicas clássicas funcionam muito bem aqui. Tanto o roux, que mistura manteiga e farinha, quanto o amido de milho tradicional, mas você também pode só colocar farinha e deixar ferver em fogo baixo por bastante tempo.
Quanto dura o caldinho de camarão congelado?
O caldinho de camarão mantém sua qualidade por uns 2 meses congelado, mas é importante que seja descongelado apenas o que for ser consumido. Descongelar e recongelar pode ser bem ruim e perigoso.
Pode comer cabeça de camarão?
Muita gente não gosta, mas é parte comestível tanto quanto a carne que todos amamos.
O importante é ficar atento a dois pontos:
- Devem estar o mais frescos possível: se você comprar o camarão congelado, dê uma boa olhada na embalagem para checar a procedência e não cair em nenhuma cilada.
- Cuidado com a limpeza: é muito comum encontrar o intestino do camarão (aquela “cordinha preta”, que traz muitas bactérias e substâncias nocivas. A cabeça também tem essa cordinha, então vale ficar de olho.
Porque camarão dá alergia?
A carne do camarão tem uma proteína chamada de tropomiosina que é considerada perigosa pelo nosso sistema imunológico, que logo libera a substância causadora dos sintomas de alergia: a histamina. Para algumas pessoas, a tropomiosina passa batida e é absorvida, o que não acontece com quem é alérgico.
Receita de caldinho de camarão
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de óleo de soja
- 2 tabletes de caldo de peixe
- 5 xícaras (chá) de água quente
- 1 unidade de cebola picada
- 2 xícaras (chá) de leite de coco
- 500 gr de camarão limpo
- 1 unidade de pimentão verde picado
- 6 unidades de tomate picados e sem sementes
- 2 dentes de alho picado
- 1/4 xícara (chá) de cheiro-verde
- 2 colheres (sopa) de coentro
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
Como Fazer
- Aquecer o óleo em uma panela e acrescentar o alho, pimentão e a cebola.
- Refogar até a cebola ficar macia e adicionar metade dos camarões temperados com sal e pimenta-do-reino.
- Refogar por 2 minutos e acrescentar os tomates, refogar por mais 1 minuto e regar com a água e o caldo de peixe dissolvido.
- Cozinhar por cerca de 15 minutos retirar do fogo e bater no liquidificador, colocar novamente na panela e adicionar o leite de coco, salsinha, cebolinha e o coentro.
- Ferver por mais 6 minutos e temperar com sal e pimenta-do-reino.
- Temperar os camarões restantes e refogar em um pouco de óleo, quando estiverem cozidos, retirar do fogo e reservar.
- Distribuir os camarões refogados em canequinhas individuais e cobrir com o caldinho bem quente. Salpicar com mais cebolinha e salsinha.