Categorias
Estilo de vida

Salada de berinjela e outras delícias da “planta que cura”

A berinjela é um planta incrível para culinária e também para a saúde das pessoas, pois entrega sabores variados e deliciosos, aliado com benefícios ótimos para o organismo.

Hoje vamos trazer uma bela salada de berinjela para você aproveitar o que há de melhor desse vegetal que já foi considerado milagroso no passado.

Boa leitura.

Salada de berinjela

A planta que cura

Pelos Europeus, a berinjela era considerada uma fruta extremamente exótica, principalmente por ser mais encontrada nas regiões de domínio árabe, onde a culinária usa muito o ingrediente.

A Itália por exemplo, demorou a aceitar o consumo da planta como algo para o dia a dia, pois havia por lá a crença de ser um alimento que deixava as pessoas loucas.

Só a partir do século XVIII que a berinjela recebeu seu devido valor por parte dos italianos, que criaram inclusive a ícone berinjela à parmegiana que é uma maravilha.

No Brasil chegou bem antes, por volta do século XV na mala dos colonos portugueses, e aqui foi super bem aceita, inclusive no século XX começou a ganhar uma fama de “planta que cura” devido ao seu consumo está diretamente atrelado a diminuição do colesterol e controle de diabetes.

Sua popularidade hoje em dia é gigantesca, no Brasil e no mundo, sendo base principalmente para dietas vegetarianas e veganas, pela sua textura consistente e sabor intenso.

Receita de Salada de berinjela

Essa salada de berinjela é uma das mais completas, pois tem fortes influências da cozinha árabe que agrega ingredientes de sabor intenso que realça o gosto da planta e traz um componente a mais para esse prato.

Capriche no pimentão, e se possível utilize as 3 cores que além de deixar o prato visualmente mais agradável, também traz um sabor bem mais memorável.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Vinagre de vinho branco 1/4 xícara (chá)
  • Uva Passa 1/4 xícara (chá)
  • Azeitona verde 1/4 xícara (chá)
  • Cebola 1 unidade
  • Pimentão Verde 1/4 unidade
  • Pimentão Vermelho 1/4 unidade
  • Pimentão Amarelo 1/4 unidade
  • Berinjela 1 unidade
  • Azeite de oliva 1/4 xícara (chá)
  • Orégano 1 colher (chá)
  • Sal 1 colher (café)
  • Tomate 1 unidade

Como fazer Salada de berinjela

  1. Coloque as berinjelas numa assadeira (ou um refratário) juntamente com os demais legumes que foram cortados.
  2. Junte os tomates, tempere com sal (use pouco), junte o vinagre e o azeite de oliva.
  3. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC e após uns 10 ou 15 minutos retire e misture bem com uma colher.
  4. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 minutos (a minha levou mais 20).
  5. Se tiver dúvidas sobre o tempo, teste furando a berinjela com a ponta de um garfo, elas devem estar macias.
  6. Retire do forno e passe para um recipiente com tampa (de preferência de vidro) junte as passas, as azeitonas, orégano e misture. Corrija o sal se necessário.
  7. Deixe descansar pelo menos uma noite (ou um dia) na geladeira antes de servir.

Mais receitas

Poder e sabor da roxinha

Talvez chamar a berinjela de “planta que cura” como faziam antigamente, seja um exagero, mas não dá para negar que é um alimento cheio de benefícios para a saúde quando inserido numa dieta balanceada.

No sabor então, aí é um caso à parte, pois com essa delícia podemos fazer tanta coisa gostosa que você não vai tirar a berinjela do seu cardápio.

Vinagrete de Berinjela

Vinagrete de Berinjela

Essa é uma opção simples e bem refrescante para dar uma diferenciada no vinagrete.

Use a berinjela frita para ter uma textura de crocância e o vinagre branco que é mais neutro, portanto equilibra o sabor intenso da planta com as notas mais adocicadas do tomate.

Veja a receita completa aqui

Trouxinha de Berinjela

Uma boa opção de lanche leve, pois é praticamente uma refeição completa e muito prática de fazer.

Capriche bastante no recheio, pois a berinjela conversa super bem com os demais ingredientes desse preparo.

Veja a receita completa aqui

Linguado com Berinjela

Linguado com Berinjela

Vamos fechar com esse prato perfeito para uma ocasião especial, seja a dois ou mesmo em família.

O linguado é um peixe muito saboroso, de postas grossas e carne macia, cobertos com a berinjela e o queijo, vão te render um prato extremamente saboroso e que precisa só de 15 minutinhos de forno para ficar no ponto certo.

Veja a receita completa aqui

Dê uma chance a berinjela

A berinjela já passou por muita coisa, incluindo crenças negativas que acabaram atrasando a sua entrada na gastronomia mundial, porém essa planta merece estar presente na sua alimentação.

Realmente tem benefícios no controle do colesterol e diabetes, e pode ser preparada dos mais variados jeitos, cada um explorando um aspecto diferente do sabor desse vegetal.

Experimente fazer a salada de berinjela que é simples mas tem sabor intenso, sendo uma ótima porta de entrada para aumentar o consumo dessa planta.

Bom apetite.