Categorias
Dicas

Tudo o que você quer saber sobre bacalhau

Quando você pensa no bacalhau, o que vem à sua mente? Talvez que ele seja o peixe das nossas comemorações ou que é um peixe caro e importado e que, por isso, só é consumido de vez em quando, na Páscoa e no Natal. Pode ser que você pense que também é difícil de fazer, com vários preparos específicos.

Se é assim que você vê o bacalhau hoje, saiba que está errado! E olha que numa coisa a gente concorda: é um peixe delicioso!

E como todo peixe delicioso, se vamos preparar ou falar dele, que seja com o devido valor! Por isso juntamos tudo o que você quer saber sobre bacalhau em apenas um texto: história, tipos, receitas, dicas de preparo e de acompanhamentos, curiosidades e mais. Tudo para mudar esse primeiro pensamento que vem à nossa cabeça!

Dá uma olhada no que você encontra nessa matéria:

História do bacalhau

Você deve ter percebido que o bacalhau não é daqui, né? Aqui no Brasil os nossos oceanos e praias são todos de água quente e esse é um peixe que ama as águas geladas dos mares árticos.

E como é que ele chegou aqui, então?

Quem descobriu esse peixe delicioso foram os Vikings nórdicos, lá no século X. A pesca de bacalhau foi muito comum no norte da Europa, mas ainda limitada às bordas de países como Noruega e Islândia. Foi na época das grandes navegações que os portugueses, no meio de suas explorações, encontraram os nórdicos pescando e secando o bacalhau no sol para durar mais.

Como Portugal já tinha controle do mercado de sal – na época um produto muito valioso por aumentar a durabilidade dos alimentos –, passaram a trocar sal por bacalhau e o peixe logo se tornou um produto indispensável no país.

E claro, se era tão importante em Portugal, certamente chegaria no Brasil. Foi a família real quem trouxe o bacalhau em 1808. Por isso é que a maior parte das receitas tradicionais tem nomes que fazem referência a cozinheiros portugueses!

Receita de bacalhau fácil

Quais os tipos de bacalhau?

Se você já leu alguma embalagem pode ter uma ideia dos dois tipos mais comuns aqui no Brasil: o Gadus Morhua e o Macrocephalus. Porém, a chance de você que leu a embalagem encontrar o gadus, ou bacalhau do porto, é bem maior.

Pela lei, só esses dois podem ser considerados, porém existe um outro peixe salgado que vende muito mais e se passa pelos originais: o Saithe!

Agora adivinhe: qual dos três é mais vendido por aqui?

Se chutou Gadus… Errou! É bem verdade que o bacalhau da Noruega é mais comum nos mercados e o que costuma ser comprado para as comemorações, mas aqui vai a virada, o que você acha que usa mais desse peixe: bacalhau à portuguesa no Natal ou bolinho de bacalhau o ano todo?

Deve ter gente comendo em alguma praia agora mesmo! E como o saithe é um pouco mais escuro e desfia mais fácil, é ótimo para o tradicional bolinho e com isso é mais utilizado pela indústria. Claro que o Saithe ia vender mais!

E mais: a quantidade exportada é quase 3 vezes maior!

Que tal uma matéria só sobre bolinho de bacalhau? Aqui tem!

De qualquer maneira, se você veio até aqui atrás de boas receitas com bacalhau, provavelmente vai acabar usando o Gadus, dá uma olhada.

Bacalhau a Portuguesa
Bacalhau a Portuguesa

Receitas com bacalhau

Bolinho de bacalhau

Ingredientes

  • 1 kg de bacalhau do porto
  • 1 kg de batata asterix (casca vermelha)
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • 1/2 xícara (chá) de cebola picada
  • 2 unidades de ovo

Modo de preparo

  1. Cozinhe 1 kg de bacalhau do porto sem pele, em postas e dessalgado. Cozinhe também 1 kg de batata asterix (com casca avermelhada), sem sal.
  2. Depois de cozido, escorra o bacalhau para tirar o máximo de água possível (o sucesso da receita depende de o bacalhau e a batata estarem bem secos). Deixe esfriar.
  3. Escorra a batata já cozida e também deixe esfriar.
  4. Em um recipiente, com as mãos, desfie o bacalhau. Aproveite para tirar as espinhas.
  5. Acrescente 1⁄2 xícara de cheiro verde picado, 1⁄2 xícara de cebola picada e misture bem, ainda com as mãos.
  6. Com a ajuda de um espremedor, acrescente as batatas à mistura.
  7. Acrescente dois ovos e mexa com uma colher.
  8. Molde os bolinhos.
  9. Coloque óleo até a metade de uma frigideira funda. Deixe-o bem quente antes de colocar os bolinhos para fritar. Na hora de virar os bolinhos, passe o garfo pela parte de baixo deles e jamais fure o bolinho.
  10. Deixe secar, de preferência, em uma grade e sirva!

Combina com o quê?

Limãozinho e a sua bebida preferida. Sem segredo!

Salada de bacalhau

Onde e como comprar? Uma superdica Carrefour!

Como é um produto caro, busque as melhores promoções que o Carrefour oferece mas fique atento:

  • Desfiado é mais barato porque costuma ser feito com partes menos nobres do peixe. Use em bolinhos ou pratos bastante cremosos.
  • Cheque na embalagem a origem do peixe para saber de onde vem aquele produto e quais os processos pelos quais ele passou.
  • Pense no seu preparo antes, pode ser que o tempo peça por um dessalgado!

Principais dicas para acertar

Como dessalgar o bacalhau?

Essa é a pergunta mais feita de todas. Só perde para: “já deu fome?”.

O ideal é deixar as postas em água por pelo menos 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas. Quanto mais você deixar, melhor.

Se não tiver todo esse tempo, você pode cozinhar o bacalhau na pressão com leite. Mas como a pressa é inimiga da perfeição, é melhor se preparar com antecedência!

Porque bacalhau não tem cabeça?

A cabeça atrapalha a secagem, diminui a durabilidade e é uma parte com pouca carne, então acaba ficando de lado. Agora, se você tiver a oportunidade de pescar um bacalhau algum dia, não descarte, não, vai dar um caldo delicioso!

Como cozinhar o bacalhau da maneira correta?

Um pouco de água e um pouco de leite. Vale colocar tomilho, louro e alho para dar ainda mais sabor, também.

O ponto perfeito é quando ele começa a querer soltar as lascas e a cara dele deve estar úmida.

Sobrou mais alguma dúvida? A gente também preparou o guia definitivo do bacalhau. Dá uma olhada!

Perguntas e respostas rápidas sobre o preparo de bacalhau

O que fazer para não ficar borrachudo?

O leite junto com a água ajuda a deixar macio. Além disso, preste atenção com a temperatura do forno e com o tempo de cozimento.

1kg de bacalhau serve quantas pessoas?

A regra costuma ser, em uma refeição, 150 gramas por pessoa. Ou seja, 5 ou 6!

Porque ferver o bacalhau?

Pode ser uma opção mais fácil de fazer do que a dessalga longa. Mas lembre-se: não resolve por completo, continue tomando cuidado com o sal!

Tem que tirar a pele do bacalhau para cozinhar?

Depende do que você vai fazer. Se for desfiar ou tirar lascas, sim. Se for grelhar ou assar a posta ou filé, não precisa!

Qual o bacalhau mais famoso do mundo?

O nosso amigo Gadus Morhua, também conhecido como do Porto ou da Noruega também!

Filé de bacalhau

Bacalhau na Páscoa

A gente falou que bacalhau não é só na Páscoa e no Natal, mas verdade seja dita: você deve estar aqui por causa dessas celebrações, né? Bom, pelo menos mostramos até aqui que pode ser fácil fazer bacalhau, e que, mesmo caro, pode render bastante!

História do bacalhau na Páscoa

Em 1808 a família real portuguesa trouxe esse peixe para o Brasil e os brasileiros adoraram. Não só o peixe como também a religião cristã, e se juntarmos os dois certamente vai dar em um bacalhau à portuguesa maravilhoso.

Por toda a tradição da quaresma de não consumir carne vermelha, esse é o momento dos peixes brilharem – sem falar que o peixe simboliza o renascimento – e é claro que o bacalhau vai ser o principal!