Categorias
Dicas

Dicas para descascar frutas e verduras mais facilmente

Nesta quarentena, estamos cozinhando mais em casa e muita gente está tendo que aprender pela primeira vez a se virar na cozinha. Uma das lições a se aprender é que cozinhar não envolve apenas o processo de colocar algo no fogo. Descascar ingredientes também é um trabalho frequente na vida de quem cozinha.

Existem descascadores e facas de descascar que são úteis com todos os tipos de frutas e legumes, mas para quem não as tem em casa, é possível encontrar alguns “atalhos” para descascar alguns alimentos.

Para te ajudar a facilitar a sua vida na cozinha, o CyberCook separou algumas dicas de como descascar frutas e verduras.

descascar

– Antes de mais nada, lembre-se de como higienizar frutas e verduras, para se proteger do Coronavírus. Lave-as em água corrente e colocadas por 10 minutos de molho em uma solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária.

Como descascar batatas: o mais comum é usar um descascador de batatas, passando pela superfície, da base até o topo. Mas você também pode descascar a batata fervendo-as em água quente por 15 minutos, com água o suficiente para cobrir as batatas. Depois de cozidas, mergulhe-as em água gelada por 10 segundos. Com o choque térmico, você poderá remover as cascas facilmente fazendo pressão com os dedos.

Como descascar tomates: Faça um corte em formato de X na parte de baixo dos tomates. Coloque-os em água fervente até que a pele comece a se soltar. Depois, leve-as até a água fria por 10 segundos. Você já pode remover a pele do tomate com as mãos ou uma faca e cortá-los do jeito que preferir.

descascando tomate

Como descascar alho: Coloque a cabeça de alho em um pratos e leve ao micro-ondas por 20 segundos. Depois, você conseguirá remover com facilidade a casca dos dentes de alho. Mas tome cuidado com o calor! Se você não tiver um microondas, uma alternativa é colocar os dentes de alho em um pote com tampa e chacoalhar com força por 20 segundos. A casca vai sair com bem mais facilidade.

Como descascar cenoura: Coloque a cenoura na tábua de cozinha e segure a ponta em um ângulo de 45 graus. Com a outra mão, vá passando a faca pela superfície e tirando a casca, aos poucos. Gire a cenoura e vai repetindo o processo até ter tirado toda a casca. Cuidado especialmente com a parte da cenoura que está perto da mão que segura o vegetal.

Como descascar pêssego: a dica do choque térmico também funciona com os pêssegos! Faça um corte em formato de cruz na parte de cima da fruta. Depois, mergulhe em água fervente e água fria. A casca vai se soltar tranquilamente.

Gostou das dicas? Confira também nossa matéria com algumas receitas a partir de cascas, talos e folhas!