Categorias
Dicas

Como conservar e armazenar grãos

A maioria dos grãos do nosso consumo cotidiano são os chamados alimentos não perecíveis, ou seja, duram por um longo tempo sem estragar ou perder seus nutrientes.

No entanto, alguns casos precisam de um armazenamento adequado para que possam permanecer oferecendo a mesma integridade e sabor aos seus pratos, por isso preparamos esse conteúdo com dicas práticas para armazenar seus grãos de forma correta e evitar desperdícios.

Boa leitura.

Preparando para o congelador

Algumas leguminosas e grãos podem ser armazenados no congelador, contudo, neste caso é mais indicado para os que já foram cozidos.

Por exemplo, grãos de bico, soja, lentilhas e ervilhas, podem ser pré-cozidas e levadas ao freezer que vão durar por até 6 meses sem perder suas características.

Lembrando que é importante deixar de molho essas leguminosas antes de cozinhar e levar ao freezer, assim estarão prontinhas para descongelar e usar.

Grãos

Armazenagem à seco

Fora da geladeira o armazenamento de grãos e leguminosas deve ser sempre feito em potes em local arejado longe da luz direta do sol.

O ideal são os potes de vidro, que são mais resistentes a insetos e podem ser higienizados mais facilmente. A maioria apresenta também tampas hermeticamente fechadas o que ajuda na manutenção do conteúdo.

Outra dica de armazenagem em dispensa que está super em alta nos dias de hoje são as embalagens à vácuo, que retira todo o ar do recipiente e permite que o alimento contido ali dure por muito mais tempo. É possível até encontrar as máquinas que embalam a vá.

Melhor do que guardar é usar

O armazenamento correto de grãos pode permitir uma longa duração para eles, o que representa uma economia considerável já que permite a compra em maiores quantidades.

No entanto, a ideia não é deixar esses alimentos lá por muito tempo, pois o bom mesmo é usá-los em receitas deliciosas, e para aguçar sua criatividade separamos alguns pratos incríveis para usar seus grãos e leguminosas, confira:

Salgadinho de grão de bico

Salgadinho de grão de bico

Começando bem por um snack de grão de bico super prático e gostoso.

Faça essas delícias no forno apenas com azeite, páprica e sal, e terá um aperitivo delicioso que de quebra é totalmente vegano.

Veja a receita completa aqui

Caldo de ervilha

Caldo de ervilha

Para os dias de temperatura amena, a opção perfeita é esse caldo de ervilha bem recheado.

Evite utilizar ervilha enlatada, pois o sabor e textura não ficam tão bons, opte pela versão in natura que vai dar muito mais sabor ao prato.

Veja a receita completa aqui

Strogonoff de soja

Strogonoff de soja

A combinação de soja, cogumelos bem carnudos e creme de leite, gera esse tipo de strogonoff que é uma explosão de sabores.

Adicione o shoyu a gosto ao seu molho se quiser um sabor oriental incrível a mais.

Veja a receita completa aqui

Hambúrguer vegano de lentilha

E para terminar uma opção de fast food mais saudável com esse hambúrguer de lentilha.

A textura é incrível e com os temperos na medida fica com sabor ótimo que vai fazer seus sanduíches ficarem uma delícia, experimente.

Pronto, com todas essas dicas para armazenar seus grãos e leguminosas de forma adequada, acompanhado dessas receitas para usá-los de forma saborosa, é hora de encher a despensa.

Veja a receita completa aqui

Para mais receitas do dia a dia, confira nossa seçãoMarmitaria.