Para muitos, cozinhar é seguir instruções detalhadas e respeitar medidas pré estabelecidas, mas na prática há muito mais que isso.
Toda receita é de fato um guia que dá uma boa direção para os preparos, porém tem fatores que são muito mais difíceis de controlar, que acabam atrapalhando as receitas.
É o caso damaionese que desanda, mesmo a gente seguindo o passo a passo corretamente. Para esses momentos, vamos ajudar a consertar os estragos e salvar sua receita.
Boa leitura.
Evite pecar pelo excesso
Vários podem ser os fatores que desandam a maionese, como ingredientes estragados, temperatura entre outros.
Contudo, pelo que vemos de relatos dos mais variados, o excesso parece ser um fator em comum para maioria das maioneses que desandam.
A quantidade de gordura, por exemplo, não pode ser maior que a dos ovos em proporção (quando acontece você verá bolinhas se formando, e se isso acontecer, a solução é colocar mais ovos para corrigir a proporção).
Por isso, a sugestão é ir colocando o azeite ou óleo aos poucos, justamente para poder acertar a proporção com mais precisão.
Já nos casos que sua maionese desandou devido a qualidade dos ingredientes, não tem muito o que fazer, é jogar fora e recomeçar, por isso uma sugestão ótima é quebrar os ovos numa tigela antes de colocar para bater, verificando se estão frescos. Assim como a com os outros ingredientes, que devem estar dentro da validade para evitar surpresas desagradáveis.
Receita de maionese infalível
Esta receita é uma versão da maionese tradicional, sem ovos e que seguindo a risca, pode crer que não irá desandar.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
- Leite Sem Lactose 400 mililitros
- Sal a gosto
- Óleo de soja a gosto
Como fazer maionese infalível
- Coloque o leite junto com os temperos de sua preferência (alho, cheiro verde, salsinha em quantidade também a gosto) no liquidificador.
- Ligue e comece a colocar o óleo, até dar ponto de maionese.
- Está pronta.
A quantidade de leite não tem medida certa, isso vai depender de quanta maionese você deseja fazer. Como mencionamos, os temperos são à gosto, mas devem ser colocados junto com o leite antes de ligar o liquidificador e começar a colocar o óleo, pois dessa forma visualmente você consegue notar que a consistência está ficando ideal.
Esta maionese é infalível e com o domínio da técnica você pode turbinar sua receita com essas versões abaixo:
Com técnica, tudo tem conserto
Para muitos de nós o contato com a culinária vem quase por osmose: ao ver nossos pais e avós cozinhando, vamos absorvendo de forma empírica as técnicas básicas de cozinha.
Porém, quando se quer dar um passo a mais, é importante sabermos algumas técnicas de maneira formal, não só para cozinhar melhor, mas também para salvar desastres como uma maionese que desandou.
Um bom exemplo é quando pesamos a mão no sal, e aí é difícil comer aquela salmoura, porém uma dica simples é aumentar as proporções dos outros ingredientes, pois isso ajuda a diluir o excesso do sal e a comida a mais é sempre bem vinda. Para caldos e sopas, a dica de colocar a batata crua também funciona super para absorver o excesso de sal.
Nos molhos que empelotam, o truque é passar numa peneira e voltar para a panela, e se o molho queimar um pouco, olha a batata crua salvando o dia novamente, deixe-a de molho por quinze minutos para absorver o amargo do queimado.
Estes são apenas alguns dos truques mais simples e antigos da cozinha para salvar dos desastres, e resolvemos trazer aqui para te incentivar a não desistir no primeiro erro, pois só a prática vai formar um bom cozinheiro.
Erros não são o fim do mundo, encare-os como uma oportunidade de aprender uma nova solução e melhorar as suas receitas no futuro.