A beleza de um risoto está justamente na sua cremosidade, que é um ponto de cocção complicado de acertar se você nunca fez.
Então vem com a gente aprender a dar o ponto perfeito e também várias receitas para fazer um risoto de respeito.
Boa leitura.
Paciência e atenção
Acertar o ponto do risoto é fundamental para o sucesso do prato, então quando for fazer o seu, preste muita atenção para não perder o rumo do preparo.
A primeira dica é usar um bom arroz arbóreo e deixá-lo em cocção por pelo menos 20 minutos para liberar todo amido do grão, que é daí que vem a cremosidade.
Panelas altas são as mais indicadas para o preparo, de preferência as de ferro. Evite panelas de alumínio caso seu risoto contenha molho de tomate.
O ponto do arroz em si é al dente, ou seja nem duro e nem muito mole, pois se cozinhar demais vira uma papa, e se de menos, fica intragável.
Para finalizar é preciso muita paciência, pois o caldo do risoto tem que ser colocado aos poucos, concha por concha para deixar que incorpore bem no grão e vá reduzindo. A dica é colocar o caldo bem quente, por isso trabalhe com uma panela no fogo ao lado e vá controlando a temperatura.
Risotos para todos os gostos
Para pôr em prática suas habilidades de acertar o ponto do risoto, selecionamos 5 receitas maravilhosas, das mais básicas às mais sofisticadas para todos os gostos e todos os bolsos também.
Confira a seleção
Risoto de Beterraba Com Queijo Coalho Tostado
Começando por essa maravilha de risoto feito com beterraba, o que além de dar um sabor incrível, deixa seu arroz com uma cor linda.
Finalizando, os cubos de queijo coalho bem tostados coroam esse prato e completam com as ervas frescas para trazer aquele aroma incrível.
Risoto Básico
O básico também funciona, e a versão de risoto mais simples que você pode fazer é este.
Faça a redução com vinho branco e caldo de carne, acrescente o parmesão para finalizar e voilá, tenha um risoto simples porém de sabor incrível.
Risoto de Bacalhau
Partindo para as opções mais sofisticadas, temos o risoto de bacalhau, que pode ser sazonal, pois nem sempre é tão fácil encontrar esse peixe.
Para o caldo tem o vinho branco que é sempre uma opção correta para harmonizar com peixe e finalizar com parmesão ralado e ervas frescas.
Risoto de Frango
Do sofisticado para o simples novamente com uma opção incrível de risoto de frango.
Esse é um dos cremes que vai molho de tomate, então como mencionamos, evite usar panela de alumínio, pois esse caldo precisa cozinhar bem para tirar a acidez e deixar seu risoto com sabor mais equilibrado.
Risoto à Piemontese
Para fechar, um risoto cheio de frescor e bem colorido, daqueles que abre o apetite só de olhar.
Presunto magro, Champignon e bastante queijo ralado para rechear, em seguida adicione o creme de leite e o caldo de carne para fazer a redução e deixar o resultado bem cremoso.
Agora está nas suas mãos os caminhos para fazer um risoto no ponto certo e com sabor especial.