Categorias
Dicas

Aproveite a sobra do almoço e faça esse Arroz Doce cremoso

Para resgatar memórias de infância e para aproveitar o arroz de ontem, nada melhor do que essa receitaclássica de arroz docecom um toque especial de sabor.

Também tem uma versão asiática desse doce com uma história bem interessante, fique até o final e descubra.

Boa leitura.

Arroz Doce Cremoso

Receita de Cerimônias Budistas

Nos países asiáticos o arroz tem uma grande importância, sendo uma das bases da culinária de modo geral.

Na Índia por exemplo, o arroz adocicado é um prato muito presente em cerimônias de casamentos hindus. Na Tailândia leva coco no preparo e normalmente é servido com fatias de manga, e no Tibet, um tipo de preparo de arroz doce com frutas era usado em cerimônias budistas.

O arroz doce foi chegar na Europa só lá pelo século XIII, e em Portugal se tornou uma das iguarias mais apreciadas pela corte real, que quando vieram para o Brasil, trouxeram a receita na mala.

Foi aqui que a receita começou a ser aprimorada com o leite condensado e a canela, então podemos dizer que apesar de não ser um preparo de criação nossa, conseguimosdeixar o arroz doce ainda mais delicioso.

Receita de arroz doce cremoso

Nessa versão temos o leite condensado e o creme de leite, justamente para equilibrar o dulçor do prato e também para dar mais cremosidade ao preparo.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Arroz 1 xícara (chá)
  • Água 4 xícaras (chá)
  • Leite 1 litro
  • Leite condensado 1 lata
  • Creme de Leite 1 lata
  • Canela-da-China em pó a gosto

Como fazer arroz doce cremoso

  1. Leve o arroz para cozinhar com a água.
  2. Quando estiver quase seco, junte o leite e deixe ferver bem.
  3. Em seguida, coloque o leite condensado e deixe ferver novamente, engrossando um pouco.
  4. Junte então, o creme de leite.
  5. Quando levantar fervura.
  6. Desligue o fogo.
  7. Sirva quente ou frio polvilhado com canela.

Se quiser, e gostar, adicione 5 cravos da índia e um pauzinho de canela quando começar a cozinhar o arroz, isso vai fazer exalar aromas incríveis na cozinha e saborizar bem o seu doce.

Aproveite para conferir algumas variações ótimas para fazer arroz diferentões:

Mochi, o doce de arroz japonês

Dos países asiáticos que possuem a cultura de cultivar e consumir muito arroz, o Japão se destaca com uma variedade incrível de preparos, sempre com muito sabor.

Tem os clássicos niguiris e temakis que levam bastante arroz e o próprio Gohan que é o prato básico da alimentação japonesa, mas hoje queremos destacar o doce que mais encanta de lá.

Omochi(aqui no Brasil também chamado de moti) é um tradicional bolinho de arroz adocicado, que está muito ligado a história do país, e nas festividades locais, representa sorte e fartura.

O preparo não pode ser feito com qualquer arroz, pois o mochi precisa ficar na textura certa, então é utilizado um tipo de arroz glutinoso, que é bem mais pegajoso que o normal, ou seja, para um bom mochi não tem essa de arroz soltinho não.

É importante que o preparo desse arroz, chamado de usu, fique realmente bem pastoso para que consiga formar os bolinhos e principalmente recheá-los.

No Japão tem os recheios mais inusitados (e até mesmo salgados), sendo o mais tradicional o de anko, que é um doce de feijão japonês.

Sendo assim, podemos dizer que o mochi é o arroz com feijão do Japão, rs.

Brincadeiras à parte, aproveite essa receita e prepareo seu mochi em casa,experimentando os recheios que mais lhe agradar.

Aproveite o arroz de ontem

Uma grande vantagem dareceita de arroz doce cremoso,é que você pode usar arroz de ontem no preparo, e isso resolve um problema que sempre temos, que são as sobras, afinal depois de um ou dois dias, queremos arroz fresquinho, mas ao mesmo tempo dá muita dó ter de jogar fora o que sobrou.

Então, aproveite para fazer um arroz doce cremoso com esse arroz, e além de evitar o desperdício, você terá uma ótima sobremesa para se deliciar.